sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AMAMENTAR PROTEGE CONTRA O CÂNCER DE MAMA!!!


Todo mundo já ouviu falar sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê, para o vínculo mãe-bebê, etc. Eu concordo plenamente com tudo isso, sou fã número 1 da amamentação e recomendo sempre que se tente ao máximo, mesmo diante das dificuldades que possam aparecer.....
E olha só que maravilha de estudo que foi publicado na revista Archives of International Medicine de 10 de agosto: AMAMENTAR PROTEGE AS MÃES DE CÂNCER DE MAMA

Vejam o resumo do trabalho:

Título: Lactação e incidência de câncer de mama pré-menopausa

Método: informações de 60075 mulheres avaliadas entre 1997 e 2005

Resultados:
as mulheres com história de câncer de mama em parentes de primeiro grau que amamentaram, tiveram menor incidência de câncer de mama do que aquelas que não amamentaram, mostrando que nessa população a amamentação teve um efeito protetor!!!! Mas essa incidência não se repetiu nas mulheres sem história de câncer de mama em parentes de primeiro grau, ou seja, nesse caso não se encontrou efeito protetor.
O tempo de amamentação e o tipo de amamentação (exclusiva ou não), também não tiveram influência no fator protetor.

referência:

Lactation and Incidence of Premenopausal Breast Cancer

A Longitudinal Study

Alison M. Stuebe, MD, MSc; Walter C. Willett, MD, DrPH; Fei Xue, MD, ScD; Karin B. Michels, ScD, PhD

Arch Intern Med. 2009;169(15):1364-1371.

MEUS COMENTÁRIOS:

Queridas mamães e futuras-mamães, pensem sempre na possibilidade de amamentar seus filhos. As vezes a correria e as dificuldades levam as mulheres a desistir desse processo tão importante. NÃO DESISTAM.......faz bem para o nenê e para você também!!!

Um abraço
Juliana

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TREINAMENTO DO ASSOALHO PÉLVICO PARA HOMENS!!!


Para quem pensava que só as mulheres podiam trabalhar o assoalho pélvico, "vulgo períneo", vale informar que essa "modalidade" também pertence ao universo masculino. Em reabilitação costumamos tratar dos pacientes nos períodos pré e pós-prostatectomia radical. Esse procedimento cirúrgico, que visa extirpar tumores, evitando complicações, como metástases por exemplo, pode lesar o esfíncter comprometendo a continência urinária, fecal e até mesmo a função sexual. A fisioterapia, através de exercícios específicos para o assoalho pélvico, biofeedback, eletroestimulação e orientações comportamentais visa reabilitar a musculatura esfincteriana, e muitas vezes reeducar o paciente quanto ao funcionamento da bexiga.
Um estudo recente publicado no Journal of Urology, uma conceituada revista científica da área de Urologia, mostrou os resultados de uma pesquisa com treinamento do assoalho pélvico. Veja abaixo:

OBJETIVO DO ESTUDO: analisar os benefícios de um tratamento precoce de reabilitação do assoalho pélvico pós-prostatectomia radical, com biofeedback e eletroestimulação, no que se refere ao tempo de recuperação e taxa de continência.
MATERIAIS E MÉTODOS: 60 pacientes prostatectomizados, separados de forma randomizada em 2 grupos: grupo 1- fazia fisioterapia 2 vezes por semana por 6 semanas (15 minutos de biofeedback+ 20 de eletroestimulação), sendo que as sessões iniciavam-se 7 dias após a retirada da sonda;
grupo 2 - controle (não fazia fisioterapia)
Os pacientes eram avaliados nos momentos 0,2, 4 semanas pós-cirurgia e 2,3,4,5 e 6 meses após. Nessas avaliações verificava-se a quantidade de urina perdida (por um teste de absorventes) e aplicava-se um questionário de incontinência, da Sociedade Internacional de Continência.

RESULTADOS: diante da análise estatística encontrou-se resultados significativamente melhores no grupo que se exercitou, isso desde 4 semanas pós-cirurgia até 6 meses após.

CONCLUSÃO DOS AUTORES: o tratamento precoce, não invasivo, através da fisioterapia, pode auxiliar a recuperação de pacientes pós-prostatectomia radical.

MEUS COMENTÁRIOS: a pesquisa deveria ter avaliado os pacientes num período mais tardio, porque muitos pacientes recuperam-se da incontinência sem exercícios após 6 meses. Outro detalhe é a descrição mais detalhada de como foram feitas as intervenções. De qualquer maneira, ainda sou da opinição que exercitar essa musculatura é fundamental. O assoalho pélvico é músculo esquelético, assim como o bíceps, o quadríceps e tudo mais que treinamos na academia, portanto, porque deixá-lo sedentário???? Vamos trabalhar!!!!

Abraços a todos
Juliana