sábado, 30 de abril de 2011

VIAGEM DENTRO DO CÉREBRO

Pessoal,   
td bem?
recebi um link muito interessante. São slides interativos que explicam as funções cerebrais e também descrevem o que acontece no cérebro das pessoas que sofrem de Alzheimer.

Gostei bastante e recomendo que vocês acessem o link abaixo:

http://www.alz.org/brain_portuguese/01.asp

Um grande abraço e Boa Viagem!!!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

HOJE FUI FELIZ

Oi gente,
hoje é sexta-feira......para mim o dia mais legal da semana, sem hora para dormir e sem ter que acordar cedo no dia seguinte rsrsrsr

Por isso vou postar um texto que recebi uma vez, e que adoro.....não é de saúde diretamente, mas, pensando bem é totalemnte saúde, afinal estar bem é fundamental para ser saudável, não é????



"A coisa mais importante que você possui hoje, é o dia de hoje. O dia de hoje, mesmo que seja espremido entre o ontem e o amanhã, deve merecer total prioridade. Só hoje você pode ser feliz... O amanhã ainda não chegou...e já é muito tarde para ter sido feliz ontem.
A maior parte das nossas dores é fruto dos restos de ontem ou dos medos do amanhã. Viva o dia de hoje com sabedoria....
Decida como irá alimentar os seus minutos, o seu trabalho, o seu descanso...
Faça tudo o que seja possível para que o dia de hoje seja seu, já que ele lhe foi dado tão generosamente.
Respeite-o de tal maneira que, quando for dormir, você possa dizer: hoje eu fui capaz de viver e amar....
Hoje fui feliz !"

Um grande abraço e tenham um ótimo final de semana :)
Juliana

quarta-feira, 27 de abril de 2011

BARRIGA CHAPADA

Olá pessoal,
estive pensando num assunto que interessasse a grande maioria das pessoas. Sem dúvida uma dúvida, ou melhor, um desejo que quase todos tem é de perder a barriguinha, não é?
Logicamente que não existe mágica. Para se ter um corpo bonito, e consequentemente uma barriga sarada, é preciso disciplina no sentido de evitar exageros à mesa e manter uma rotina de exercícios, tanto os aeróbicos (caminhada, corrida, bike) que vão ajudar a eliminar gordura, como os anaeróbios (musculação, localizada) que vão melhorar a massa muscular.

Isso que eu falei acima vocês já devem estar cansados de saber, ler e ouvir. Por isso não vou repetir o que sempre aparece nas revistas de boa forma e saúde, que aliás está corretíssimo e eu assino embaixo (e pratico!!!).

Mas eu queria hoje dar uma dica que para mim, funciona melhor que 500 abdominais por dia.......eu passei a fazer há uns tempos atrás e sinto o resultado.

É muito simples, baseia-se no controle postural. Você deve acionar um músculo chamado transverso abdominal, que é responsável por conter as vísceras e manter o abdome no lugar correto, como se fosse uma cinta. Encontre ele nas figuras abaixo:








A idéia é a seguinta: tente manter esse músculo ativo durante todo o seu dia, enquanto caminha, sentada, em pé parada numa fila.




Como ativá-lo? Veja esse exercício prático:
Inspire enchendo bem a parte alta do tórax de ar. Seu abdome tende a distender enquanto seu diafragma desce para dar espaço para os pulmões expandirem (veja figura abaixo - A). Ao expirar o abdome retrai, como se seu umbigo fosse para dentro, fechando uma cinta abdominal imaginária. (B)

 Essa sensação da barriga para dentro, no final da expiração é a que devemos ter sempre, não deixando o abdome solto, relaxado!!!

Mas preste atenção:  essa tensão muscular deve ser sutil, nem tão forte ao ponto de você ficar com dificuldade de respirar nem tão fraca para deixar a barriga solta, projetada para frente. Perceba que com o abdome bem posicionado quando você ativa o tranverso sua postura também fica melhor!!!!
Faça isso o dia todo, até virar um hábito e você verá que sua barriga vai mudando aos poucos.


BOA SORTE E BOA SEMANA DE BARRIGA PARA DENTRO :)

terça-feira, 26 de abril de 2011

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Bom dia pessoal,
ontem começou a campanha de vacinação contra a gripe. Ela vai até o dia 13 de maio e calcula-se que 30 milhões de pessoas possam ser vacinadas nesse programa.

Na campanha deste ano, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos. O Ministro da Saúde afirmou que desde que foi iomplantada, há 13 anos, houve uma redução de 60% das internações por pneumonia, que é umas das principais complicações da gripe !!!!


A vacina estará disponível em 65 mil postos de saúde e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 32 milhões de doses da vacina contra a influenza.

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.

Para aqueles que duvidam da vacina veja algumas respostas à equívocos comuns:


1) A VACINA PROVOCA GRIPE?
resp: NÃO, pois ela é feita de vírus morto. Pode provicar alguma reação, mas não gripe

2) CONHEÇO UMA PESSOA QUE TOMOU A VACINA E PEGOU GRIPE !!!!
resp: a vacina demora cerca de 20 dias para fazer efeito, portanto se a pessoa se vacinou e, infelizmente, pegou gripe nesse intervalo não foi culpa da vacina.

3) QUEM TOMA VACINA PODE PEGAR GRIPE DE QUALQUER MANEIRA?
resp: pode sim, mas normalmente a infecção vem de uma forma mais branda, sem complicações como a pneumonia, por exemplo.

PORTANTO SE VOCÊ ESTÁ NO GRUPO DE RISCO PROCURE UM POSTO E VACINE-SE SEM MEDO !!!!


abs
Juliana

segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMEU DEMAIS NA PÁSCOA ? NÃO SE SINTA CULPADO !!!

Pessoal,
 Bom dia após alguns dias de folga!! Após a Páscoa então, nem fale.....todo mundo acaba exagerando, tomando uma cervejinha, comendo churrasco e atacando no chocolate hummmmm.
O prazer de comer também faz bem, e precisamos aprender a curtir esse prazer. Com o atual padrão de beleza, temos que ser impecáveis, bumbum durinho, barriga chapada...afeee.....e assim acabamos misturando o prazer de comer com a CULPA, e isso não é bom. Lógico que prazer é diferente de GULA. Como tudo, o equilíbrio é fundamental !!!!
A Páscoa foi boa, a mesa estava farta? Então agora, essa semana, dê uma maneirada :) Algumas dicas:
  • Que tal evitar bebidas alcóolicas e doces durante a semana? 
  • Não falte na academia ou caminhada
  • faça um jantarzinho mais leve, com carnes magras e muita verdura
  • se for comer o chocolate que ganhou de presente, picote ele em vários pedacinhos, e coma um pouquinho cada dia, em doses homeopáticas, e de preferência durante o dia, que vc está mais ativo, gastando mais energia
Acho que é só....não precisa muito mais do que isso, não precisa sofrer, nem se culpar!!!! comer é bom demais, na medida certa, claro.

Ah, aqui vai uma receita de um suco, que além de hidratar tem uns ingredientes que ajudam a "acelerar o metabolismo":

Bata 2 fatias de abacaxi com um pedacinho de gengibre, folhas de hortelã e o suco de um limão no liquidificador. Se conseguir tome sem açucar mesmo, pq o abacaxi já é doce. Se não der, coloque adoçante (de sucralose, que é melhor que aspartame e ciclamato). É uma delícia e refrescante :)




                                                                imagem do Blog receitas saborosas


Abs a todos e muita energia para a semana que está começando !!!!

domingo, 24 de abril de 2011

NOVIDADES - Blog da Saúde com conteúdo diário

Olá pessoal,
semana passada assisti a um programa na TV com um especialista em blogs. Muito interessante a entrevista, as dicas e informações que ele passou. A Internet está  a cada dia diminuindo as fronteiras e tornando o conhecimento mais democrático. Logicamente essa abertura, como tudo na vida, tem um lado muito positivo que acabei de citar, mas também tem o lado negativo, da super exposição, da manipulação de pessoas inocentes, etc.
Cabe aos pais e a cada um de nós selecionar o que é bom, o que "presta", filtrando para nosso conhecimento as boas informações, de fontes confiáveis e bem-intencionadas.
Um dos tópicos da entrevista falava sobre a necessidade dos blogueiros manterem seus blogs atualizadíssimos, de preferência com posts diários. Analisando o Blog da saúde, ele está muuuito devagar rsrsrrs. Resolvi então que a partir de hoje postarei informações, comentários, reflexões e etc quase que diariamente. Todos os conteúdos estarão ligados à Saúde, como foi até agora. E pensem na saúde da sua forma mais ampla: corpo, mente, coração, meio-ambiente, sustentabilidade etc. A saúde depende de um conjunto de coisas e atitudes que promovem o bem.
Para isso lógico que espero aumentar minha audiência e contar com a colaboração de vcs, lendo, mandando sugestões, críticas e dúvidas.

Portanto VIDA NOVA ao BLOG da SAÚDE !!!!

Um grande abraço a todos :)

Juliana Schulze Burti

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ALTERAÇÕES HORMONAIS NA GRAVIDEZ

Durante a gestação o organismo materno sofre grandes variações hormonais, que ocorrem para que a mãe possa receber e desenvolver o futuro bebê da melhor forma possível. Nesse artigo você encontrará alguns dos principais hormônios e suas funções durante a gestação:
HCG: O hormônio gonadotropina coriônica (HCG) apresenta-se em altas concentrações entre a quinta e oitava semanas de gestação, estimulando o corpo lúteo, que nessa fase é o responsável pela produção de estrógeno e progesterona, hormônios importantes para a fixação e desenvolvimento do feto. Após esse período a concentração de HCG diminui, porque a placenta passa a produzir ela mesma estrógeno e progesterona. Outro papel importante do HCG é o de imunossupressor, impedindo a rejeição do feto.
PROGESTERONA: A progesterona é produzida diretamente pela placenta. Durante a gestação ela inibe a musculatura uterina, impedindo a expulsão do feto, inibe respostas de linfócitos T (impedindo a rejeição), além de promover depósito de nutrientes nas mamas para a formação do leite. Como ela promove a diminuição da atividade dos músculos das vísceras, pode ocorrer náuseas, prisão de ventre, dilatação de veias, estase de urina e falta de ar. Quando chega o período do parto ocorre diminuição na concentração de progesterona para que possa haver contrações uterinas e conseqüente expulsão do bebê.
ESTRÓGENO: O estrógeno é responsável pelo crescimento da musculatura e aumento da vascularização uterina, pelo relaxamento dos ligamentos pélvicos e dilatação dos órgãos sexuais externos, pelo aumento no tamanho das glândulas mamárias, e pelo aumento nos níveis de prolactina (para preparar as mamas para a lactação).
INSULINA: Durante a gravidez há maior produção de glicose, o que faz o pâncreas produzir mais insulina, para absorver o excesso de glicose. Essa insulina não é fabricada pela placenta, mas sim pelo pâncreas da mãe, que aumenta o tamanho e o número de células. Apesar do aumento na produção de insulina, a glicose não consegue ser tão bem absorvida, o que pode predispor a grávida ao diabetes. Há uma série de fatores que podem explicar a ação diabetogênica da gravidez:
  • Se a gestante era uma portadora de diabetes em potencial, poderá ocorrer manifestação clínica na gravidez;
  • A gestante diminui a tolerância a grandes quantidades de açúcar
  • No final da gravidez há diminuição da utilização da glicose;
  • Há aumento de resistência à insulina no final da gravidez, ou seja, a célula não absorve tão bem a glicose.
Estudos mostram que gestantes com sobrepeso ou obesidade apresentam maior risco de desenvolver diabetes gestacional. Sabe-se que essa patologia aumenta consideravelmente a probabilidade da gestante desenvolver complicações e aumenta a incidência de mortalidade perinatal. Por isso é muito importante que a gestante siga uma dieta equilibrada e controle o aumento de peso.
TIREÓIDE: A glândula tireóide sofre algumas alterações durante a gestação. Morfologicamente nota-se aumento da vascularização e do tamanho da glândula. A tireóide atinge muitas vezes mais que o dobro de seu peso fora do período gestacional. Durante a gestação, há um hiperfuncionamento da tireóide, que leva ao aumento do metabolismo basal da mãe e do feto (juntos aumentam em até 25%).
Como o metabolismo basal acelera, a produção de calor é aumentada, o que faz com que a gestante necessite de um aumento médio de 300 quilocalorias por dia para suprir essas necessidades metabólicas. Isso ocorre a partir do terceiro mês, até o último trimestre, voltando aos valores pré-gestacionais uma semana após o parto. Pode-se observar também um aumento do colesterol pela hiperfunção da glândula tireóide, aumento esse que não deve ser considerado anormal, já que há maior produção.
Doenças tireoidianas afetam 10% das mulheres e podem causar alto risco materno. Felizmente a maioria das gestantes respondem bem ao tratamento clínico. O hipertireoidismo acomete 0,2% das gestantes e, se não tratadas convenientemente, podem apresentar complicações como abortamento, prematuridade, morte fetal ou mesmo morte materna. A aceleração do pulso radial que excede a normalidade e que ocorre durante o sono pode ser um sinal de hipertireoidismo. Outros sinais de que a tireóide pode estar hiperfuncionante são: nervosismo, fadiga, perda de peso, transpiração noturna, intolerância ao calor, pele quente e úmida e tremores das extremidades.
PROLACTINA: A prolactina tem sua quantidade aumentada em até cinco vezes no primeiro trimestre, e vai dobrando nos trimestres seguintes. Suas funções são induzir e manter a lactação, promovendo a secreção de leite pelas glândulas mamárias. Durante o parto há uma queda da prolactina e logo após o parto há um aumento imediato.
OCITOCINA: A ocitocina é um hormônio que tem como uma de suas funções provocar contrações uterinas. Estudos em animais mostraram que irritando ou distendendo o colo uterino, como ocorre no final da gravidez, ocorre produção de um reflexo neurogênico que aumenta a secreção de ocitocina, aumentando consideravelmente as contrações uterinas.
Outra função da ocitocina é promover a ejeção ou "descida” do leite. Quando o bebê suga a mama, são transmitidos sinais sensitivos até a medula e depois para o hipotálamo, fazendo com que a hipófise libere ocitocina. Esta flui pelo sangue até as mamas, onde provoca contração de células que circundam as paredes externas dos alvéolos, esvaziando o leite em direção aos ductos.
RELAXINA: A relaxina, juntamente com estrógeno e progesterona, é a principal responsável pelo aumento generalizado na mobilidade das articulações e, conseqüentemente, pela hiperextensão destas. Estes hormônios promovem aumento da circulação sangüínea e relaxamento das articulações, o que pode facilitar a ocorrência de torções do tornozelo nas gestantes. As articulações da região pélvica (sacroilíaca, sacrococcígea e pubiana) também ficam com a mobilidade aumentada durante a gestação, e muitas vezes a mãe sente esse alargamento. É muito importante que a relaxina atue dessa forma, já que na região.
pélvica se encontra o útero e é aí que o bebê cresce, se desenvolve e deve ter espaço para passar durante o parto.
Veja na figura acima como o bebê necessita de espaço, e é para isso que a relaxina, os estrógenos e a progesterona deixam as articulações mais frouxas.

UM ABRAÇO

COLETA DE LIXO

Olá pessoal,
recebi um email essa semana sobre a coleta de lixo em Barcelona. É incrível e o projeto foi iniciado em 1992, na época das Olpimpíadas de Barcelona.......a população separa o lixo em casa e por toda parte existem compartimentos específicos ligados a uma rede de tubulação subterrânea que puxa o lixo por sucção e encaminha para usinas de triagem e depois reciclagem. 70% da cidade já tem esse sitema, todo por baixo da terra, e daqui a pouco tempo não haverá mais caminhões de lixo pela cidade, que será inteirinha servida por esse sistema. A reportagem faz parte de uma série especial sobre lixo feita pela rede Globo, e mostra que a Prefeitura de lá resolveu investir nesse sistema, dando ao lixo a mesma atenção que dá ao fornecimento de água, luz, saneamento, e etc. É isso que deveria ocorrer aqui em São Paulo e em outras cidades brasileiras.

Nossa cidade é imensa, e muito pouca gente, independente da classe socio-econômica, tem consciência da importância de se tratar o lixo não como algo a ser eliminado, mas sim, como algo a ser cuidado, separado, encaminhado para os locais corretos, e RECICLADO !!!!!

Esse assunto me incomoda muito.......ver gente jogando bituca de cigarro no chão, pensar que milhares de pessoas despejam óleo na tubulação da cozinha...imaginar milhares de garrafas PET sendo comercializadas e quase ninguém se incomodando aonde elas vão parar.

Já passou da hora do nosso país, dos nossos cidadãos e do nosso governo darem mais atenção a esse assunto extremamente inportante. Por isso resolvi postar, para mostrar que há soluções viáveis, caras sim, mas a curto prazo, pq daqui a pouco caro vai ser sair de casa e ter que desviar do lixo no caminho, caro já é, olhar para os dois mais importantes rios da nossa cidade mortos, sem vida.

Cliquem no link e vejam que fantástico: http://www.cidadespossiveis.com/post/606689809/a-ideia-de-um-sistema-subterraneo-de-coleta-de

Enquanto não temos isso acho que vale a iniciativa de cada um de nós de separar o lixo em casa e destinar os recicláveis a locais  confiáveis. Eu faço isso semanalmente, e levo ao Pão de Açucar, que merece nossa admiração pela iniciativa de fornecer esse serviço à população !!!!




UM ABRAÇO A TODOS

Juliana