segunda-feira, 27 de junho de 2011

EPISIOTOMIA - QUANDO ESTÁ INDICADA?

Pessoal,
Resolvi postar algo sobre esse tema estimulada pela minha querida amiga e fisioterapeuta Mari, que está linda, grávida do Bernardo e que vira e mexe troca umas ideias sobre a gestação comigo. Outro dia ela me questionou sobre a episiotomia, se era realmente necessária, se poderia ser prejudicial. Eu tenho minha opinião, mas resolvi pesquisar o que há na literatura sobre o tema e aí vai:


Acabei encontrando um estudo muito bem feito da Escola de Enfermagem da USP, o qual serviu de base para eu escrever o conteúdo abaixo. Para quem tiver interesse em ler na íntegra aqui segue o link, muito bom!!!! http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/9.pdf

O QUE É? Episiotomia é uma incisão cirúrgica na região da vulva, para impedir ou diminuir o trauma dos tecidos da região favorecendo a liberação do bebê. Se bem indicada  evita lesões desnecessárias geradas pela pressão que a cabeça do bebê faz no períneo. O corte costuma ser feito quando a cabeça fetal está suficientemente baixa, a ponto de distender o períneo, antes de ocorrer uma distensão exagerada. Não pode ser feito cedo demais, para não provocar um sangramento excessivo. 

POR QUE É FEITA? Na década de 20 a episiotomia era usada como modo de prevenção para evitar traumas perineais e prevenir a morbimortalidade infantil e problemas ginecológicos, tais como retocele, cistocele e relaxamento da musculatura pélvica, mas atualmente a maneira como esse procedimento é feito em alguns serviços, indiscriminadamente, é questionável.



COMO É FEITA? A episiotomia pode ser lateral, médio-lateral e mediana, neste caso denominada de perineotomia. A episiotomia lateral está abandonada por seus inconvenientes, pois essa região, além de muito vascularizada, ainda pode lesar os feixes internos do músculo elevador do ânus. A episiotomia médio-lateral é a mais usada, e a incisão abrange pele, mucosa vaginal, aponeurose superficial do períneo e fibras dos músculos superficiais do períneo e algumas vezes, fibras internas do elevador do ânus. A episiotomia mediana apresenta como vantagens menor perda sangüínea, é fácil de reparar, maior respeito à integridade anatômica do assoalho pélvico, menor desconforto doloroso e raramente é acompanhada de dor durante as relações sexuais posteriormente.

FATO: Sabe-se que a episiotomia, além de provocar maior perda sangüínea, não previne posteriores transtornos do assoalho pélvico, podendo em alguns casos aumentá-los.


Um fator que aumenta a taxa de episiotomia é manter a mulher deitada, pois essa prática aumenta a duração do trabalho de parto e do risco de sofrimento fetal, com diminuição da intensidade e da eficácia das contrações. Na posição deitada  ocorre compressão da veia cava inferior, diminuindo o fluxo sangüíneo para o feto.


Em 1996 a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o “Guia
Prático para Assistência ao Parto Normal” com base em 218 estudos onde mostraram as melhores evidências científicas e classificaram as práticas relacionadas ao parto normal em quatro categorias:
Categoria A: Práticas demonstradamente úteis e
que devem ser estimuladas;
Categoria B: Práticas claramente prejudiciais ou
ineficazes e que devem ser eliminadas;
Categoria C: Práticas em relação às quais não
existem evidências suficientes para apoiar uma
recomendação clara e que devem ser utilizadas
com cautela, até que mais pesquisas esclareçam
a questão;
Categoria D: Práticas freqüentemente utilizadas
de modo inadequado. 


O uso liberal ou rotineiro da episiotomia está classificado na Categoria D
 Ref.: World Health Organization. Classification of practices in normal birth. In: Care in normal birth: a practical guide. Geneva; 1996. p. 34-7. (WHO Technical Report Series FRH/MSM/96.24)


A episio não deve ser usada sem indicações, de forma rotineira. Como no caso da cesárea, ela deve ser feita quando realmente houver necessidade e a gestante for se beneficiar do procedimento. 
Quais situações então podem ter essa indicação?
  • sinais de sofrimento fetal
  • progressão insuficiente do parto 
  • ameaça de laceração de 3º grau 
Freqüentemente ocorrem lacerações perineais em partos normais. As de 1º grau às vezes não necessitam de
sutura, as de 2º grau podem ser suturadas e, em geral, cicatrizam sem complicações. Já as lacerações de 3º grau podem provocar conseqüências mais sérias como  fístulas ou incontinência fecal, e daí sim deve ser feita a episio, para proteger o períneo da gestante.


FAZER OU NÃO FAZER?
Como sempre o que deve prevalecer é o bom senso. A gestante deve sempre conversar bastante com o obstetra e ter confiança no trabalho que ele faz. Mas o conhecimento é uma arma fundamental para você opinar e esclarecer suas dúvidas!!!!

Um abraço


Juliana


 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO - CUIDADO COM O EXAGERO

 Olá pessoal,
depois de alguns dias sem posts resolvi falar sobre suplementação de cálcio. Vejo que a maioria das minhas pacientes que estão entrando na menopausa fazem reposição de cálcio, então acabei me informando sobre o assunto e divido com vocês.

O conteúdo que vocês terão abaixo foi retirado de uma entrevista com a Dra. JoAnn Manson, Professora de Medicina da Harvard Medical School. Ela questiona a alta ingestão de cálcio e fala sobre a crescente evidência que mais quantidade não é melhor quando se trata de melhoria da saúde. Vejam só:

Muito tem se falado sobre suplementação de cálcio ultimamente. Você provavelmente já ouviu falar sobre os estudos que associam os suplementos de cálcio a um risco aumentado de eventos cardiovasculares, calcificação vascular, e pedras nos rins. Agora um estudo prospectivo de grandes dimensões da Suécia publicado no British Medical Journal  indica que, mesmo quando se trata de saúde óssea, mais não é melhor em relação à ingestão de cálcio.

O Institute of Medicine  lançou orientações dietéticas sobre o cálcio no início deste ano, sendo que a ingestão diária recomendada  a partir de uma combinação de dieta e suplementos foi de 1000 mg por dia para mulheres adultas até 50 anos e 1200 mg por dia para mulheres com mais de 50 anos de idade. Outros estudiosos definiram um nível de ingestão tolerável de cerca de 2000 mg por dia para mulheres nestes grupos etários devido à preocupação com desenvolvimento de pedras nos rins e outros riscos à saúde relacionados a ingestão muito alta de cálcio.


O estudo que acaba de ser publicado no British Medical Journal examinou a relação entre a ingestão de cálcio e  risco para a saúde óssea e fraturas em geral. Este foi um estudo muito grande: mais de 61 mil mulheres, com seguimento de 19 anos. Houve uma incidência total de mais de 14.000 fraturas, sendo que  3800 eram de quadril.  O estudo sugere que só as mulheres com ingestão de cálcio abaixo de 750 mg por dia tinham maior risco de fratura. O aumento da ingestão de cálcio não mostrou evidências de benefício adicional para a saúde óssea com redução de fratura muito limitada. Um fator limiar ou platô de benefício foi sugerido.
 Este estudo mostrou que  níveis mais moderados de consumo de cálcio foram os melhores para a saúde óssea e que mais não era melhor. Portanto recomenda-se a ingestão moderada de cálcio para as pacientes, nunca acima da dose diária recomendada de 1000-1200 mg/dia. Supondo-se que muitas mulheres vão receber cerca de 700 mg por dia a partir da própria dieta, elas não devem ingerir mais de 500-600 mg  de suplemento de cálcio por dia.  
A realidade é que muitas mulheres estão tomando uma dose muito alta de cálcio, geralmente 1200-1500 mg por dia apenas dos suplementos, fora a dieta,  e isso pode trazer problemas ao invés de benefícios.
CONCLUSÃO:  para a boa saúde óssea, o cálcio com moderação é provavelmente a melhor opção. O ideal é que as mulheres obtenham o máximo que puderem da própria dieta. 


VEJA ALGUMAS DICAS PARA OBTER CÁLCIO DA DIETA (retiradas de http://correcotia.com/ )
Coma: agrião, folhas de batata-doce, melado, espinafre, folhas de nabo, couve-chinesa, todos eles são boas fontes de cálcio se você comer em porções generosas.
Evite refrigerantes: 
O nível de fósforo no organismo tem que ser um pouco menor que o de cálcio para haver uma boa absorção. Os refrigerantes usam muito fósforo em suas fórmulas – em cada copo de coca-cola há 116 mg – e uma pessoa que toma refrigerantes regularmente acaba se expondo aos riscos de perda óssea e hiperparatireoidismo.

Controle sal, açúcar e fibras:
O alto consumo de sal faz perder cálcio na urina, o consumo de açúcar também – só que, no caso do açúcar, a ação é indireta: ele provoca a eliminação de cobre, que faz falta para a mineralização dos ossos.
Farelo de trigo ou biscoitos de fibras podem impedir a absorção de cálcio, principalmente se a pessoa consumir basicamente farinhas e grãos refinados, como farinha de trigo branca, pão branco, macarrão branco, arroz branco. A pessoa que usa grãos integrais não tem esse problema, a não ser que coma um excesso de fibras adicionais.
 



 Outra dica que eu pratico sempre que faço minhas compras: Acostume-se sempre a ler os rótulos dos alimentos para saber a quantidade de nutrientes e minerais que deles fazem parte !!!

É isso aí!!!!

um abraço a todos :) 

Juliana



sexta-feira, 17 de junho de 2011

POSTURAS PARA FACILITAR O PARTO NORMAL

Oi pessoal,
esse post é para as gestantes ou para quem está curtindo alguma gravidez. Abaixo vou colar um cartaz retirado do site www.gestamater.com.br . São posturas que a gestante pode adotar no trabalho de parto que facilitam o desenrolar para um parto normal. Vale a pena espiar....




Bom final de semana

abs a todos
Juliana

quinta-feira, 9 de junho de 2011

REPORTAGEM NA REVISTA WOMEN'S HEALTH - SEXUALIDADE

Olá a todos!!!!
Respondi uma entrevista sobre treinamento do assoalho pélvico para uma revista de saúde feminina. Falei sobre o treinamento e eles inseriram o conteúdo no contexto da sexualidade.

Na matéria vários assuntos são abordados, dentre eles: dicas comportamentais, alimentares, técnicas específicas tipo pompoarismo, utilização de acessórios tipo vibradores, brinquedinhos e etc. Depois falam sobre o treinamento da musculatura do assoalho pélvico feito por fisioterapeutas, e é nessa parte que tem algumas das minhas respostas.



Para quem quiser conferir tem a matéria online no link: http://revistawomenshealth.abril.com.br/edicoes/032/sexo/sexo-sexo-sexo-629563.shtml?pag=4

Vale lembrar que o trabalho da fisioterapia tem um contexto de saúde, seja ele para melhorar a função, a qualidade de vida ou mesmo o tratamento de uma disfunção. A sexualidade faz parte da vida das pessoas, e quando plena e satisfatória, promove qualidade de vida e saúde.
Os exercícios para o assoalho pélvico não tem função exclusiva de melhorar a performance sexual, mas quando esses músculos são estimulados acabam melhorando algumas características fundamentais para a saúde muscular, como: força, resistência, flexibilidade, coordenação e irrigação. Se a função do músculo melhora, ela traz benefícios para todas as atividades que essa musculatura está envolvida, que são: micção, defecação e também a sexualidade.
Além de tudo isso, o indivíduo que trabalha o corpo, seja com qual técnica for, acaba tendo maior consciência corporal, ou seja, reconhece e sente melhor as informações dadas pelo corpo. Com a sexualidade não é diferente. Quanto menos tabu e preconceito, maior o conhecimento e, consequentemente melhor o prazer e a satisfação.

Um abraço a todos

Juliana

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BOA SEMANA!!!

Olá pessoal,
segunda-feira é dia de começar no pique total, apesar do frio e da preguiça rsrsrrs
Confesso que segunda para mim não é nada fácil, mas ao mesmo tempo é um dia ótimo, porque funciona meio que como uma faxina cerebral, sabe aquela do tipo: vou organizar tudo o que eu preciso para a semana andar bem?

Como estou na correria não tenho tempo de elaborar muito um post, então vou escrever sobre um artigo que li semana passada no jornal e deixei separado esperando um momento que desse inspiração para escrever. É meio que um post-motivacional rsrsrs e nada melhor do que um empurrãozinho da segundona, não é??

Vou reescrever abaixo a notícia:

"MULHER COM 100 ANOS RETORNA À ESCOLA PARA APRENDER A ESCREVER"
 Entre os 20 alunos do curso noturno de alfabetização de jovens e adultos de uma Escola Municipal em Londrina, uma se destaca pela dedicação e perseverança. Aos 100 anos de idade completados em 25 de maio, Isolina Mendes Campos decidiu aprender a ler e escrever. Ela conta que em 1998 começou a aprender, mas teve que abandonar, por problemas de saúde. Voltou agora que está bem porque não quer ficar em casa à noite sem fazer nada. "Não gosto de ficar parada. Essa aposentadoria é muito cansativa, e quero dar o exemplo para quem quer voltar a estudar". Ela mora nos fundos da casa do filho, acorda às 7 horas e faz o serviço da casa, diariamente. No tempo que resta, costura tapetes com retalhos que ela recolhe dos restos das costureiras. E no final do dia ainda vai para a escola!!!!

D. Isolina aos 100 anos na escola !!!!


Coloquei essa história porque fiquei realmente tocada, em ver uma pessoa com essa idade, com tanta disposição, e ainda encontrando motivação para viver. Além de fazer um bem para ela, ela ainda faz pensando em ser exemplo....E que exemplo!!!! Parabéns D. Isolina, a Sra. é incrível.

E, que essa história nos sirva de exemplo, para pararmos de reclamar, para conseguirmos motivação com as pequenas coisas boas que acontecem em cada dia da nossa vida (e elas acontecem, sempre!!!), e para que possamos servir de exemplo para alguém, seja numa pequena atitude, como não jogar lixo na rua por exemplo, ou seja construindo algo novo, trabalhando com amor, educando bem uma criança, enfim....seja quem você for, seja o que você faça, procure fazer com amor, com vontade. O mundo agradece :)

Ótima semana a todos!!!!

Juliana

quinta-feira, 2 de junho de 2011

CERVEJA FAZ BEM !!!! SAÚDE

Olá pessoal,
conforme falei para vcs no último post, sou fã de uma cervejinha, tomo quase que diariamente, de forma moderadíssima (no máximo 2 copos), e, sinceramente, acredito que faz bem, pelo menos para mim!!!!
Desde a antiguidade os povos celebravam com cerveja e vinho, feitos de maneira artesanal, não deve fazer mal não é rsrsr

Não quero aqui fazer apologia ao consumo de álcool, nada disso. Quero somente mostrar que as coisas boas, que dão prazer, se consumidas com moderação, como TUDO NA VIDA, podem ser benéficas para a saúde. Para isso dei uma bisbilhotada em sites e blogs tentando encontrar o que há de novo sobre os benefícios dessa bebida gostosa!!!

Tem muita coisa!!!!! De tudo que vi, copiei algumas informações de um site que me pareceu sério, com fonte de referências bibliográficas e tudo. Vejam abaixo um resuminho.

Primeiro vamos ver do que ela é composta:


1 - 93% de água. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2 - Álcool (etanol) 3,4%-9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

3 - Carboidratos 2% a 3%. Proporciona cerca de 15 g da maior fonte de energia do corpo humano.

4 - Gorduras. Zero... tinha dúvidas?
5- Magnésio (48 mg, 12% da DDR = dose diária recomendada) e silício (6 mg). O consumo de cerveja está  associado a uma maior densidade mineral nos ossos, ou seja,  atua como fator preventivo à osteoporose.
6- Potássio (190 mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

7- Vitamina B12 (0,8 mcg, 48% da DDR). Participa da formação de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
8- Vitamina B2 - Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também atua como cicatrizante.
9- Vitamina B5 - Ácido Pantotênico (4% da DDR). Sintetiza os lípidios e o açúcar dos alimentos. Essencial para digerir as batatas fritas rsrsrsrsr.

10 - Vitamina B3 - Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os carboidratos e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.
* Dose Diária Recomendada

Fonte: http://www.cervejasdomundo.com/Saude.htm

obs: tem umas coisinhas aí no texto que são um pouco duvidosas, mas no geral acho que dá para acreditar e ter menos consciência pesada quando for tomar uma gelada, não é? Para quem quiser verificar o texto completo vale acessar. No final tem referências de artigos.

Agora a dúvida que não quer calar: CERVEJA ENGORDA?
Resp: como tudo na vida, em excesso, lógico, mas moderadamente não tem como, ainda mais se a pessoa capricha nos exercícios e na alimentação. Veja na tabela abaixo um comparativo das calorias da cerveja X outras bebidas:





Viram só?   

Bom, falando nisso vou para a cozinha fazer uma jantinha bem boa para "harmonizar" com uma cerveja deliciosa feita de Mandioca, a Cauim, da cervejaria Colorado....hummmmmm....tô com água na boca!!!!

Abs