sexta-feira, 1 de julho de 2011

VAMOS TODOS ENVELHECER

Olá pessoal,
esse ano iniciei um curso de atualização em Geriatria. Resolvi fazer porque tenho muitos pacientes idosos e outros que estão caminhando para essa condição. Como vocês devem saber a nossa pirâmide etária está se invertendo, ou seja, antigamente a base dela, formada pela população jovem era muito larga e o ápice, bem estreito, representado pelos idosos. Atualmente isso está se invertendo rapidamente. As pessoas tem menos filhos (menor taxa de fecundidade) e a expectativa de vida aumenta muito quando comparada a algumas décadas atrás. Num futuro próximo teremos uma população mais velha, como já ocorre na Europa, por exemplo.

Você já imaginou que muito provavelmente chegará aos 80 anos? Já tentou se projetar para essa fase? Pode ser que seja ruim ficar pensando num futuro tão distante. Não se fala sempre por aí que devemos viver o presente, porque é ele que nós temos, que o passado já se foi e que o futuro nem sabemos se virá? Mas eu não penso 100% assim. Acho que devemos aproveitar muito bem o presente, mas também devemos nos programar para poder ter uma velhice legal. Se programar financeira, psicológica e fisicamente.

Muitas vezes junto com o envelhecimento chegam certas limitações. O ideal seria envelhecer com total independ~encia, mas certas doenças e acontecimentos podem fazer com que isso não seja possível. Será que estamos preparados para sermos auxiliados? Será que existem profissionais sendo treinados para executar essa tarefa tão difícil de forma adequada? Infelizmente não !!! A maioria das pessoas acha que não vai envelhecer e nem cogita pensar sobre isso....e quando precisam, há uma escassez de bons serviços no que se refere aos cuidados ao idoso.

Esses dois aspectos precisam mudar. As pessoas precisam estar preparadas para envelhecer, ou pelo menos precisam começar a pensar nesse assunto. E os profissionais que prestam serviços de saúde, lazer etc. precisam enxergar aí um ótimo espaço para crescimento profissional. Mas veja, bem, precisamos de serviços de qualidade, de mão de obra qualificada, e que acima de tudo, de profissionais que gostem dessa área, que trabalhem com amor, pois não é nada fácil.

Algumas coisas que eu já coloco em prática para tentar ser uma vózinha "da hora":
Pratique atividades físicas


  • praticar exercícios com regularidade para manter flexibilidade, resistência e força, que são características fundamentais para desempenhar as atividades do dia-a-dia. Quanto mais ativo, melhor o desempenho quando a velhice chega com suas limitações
  • ler, ouvir música, viajar, conhecer lugares novos para estar sempre com a cabeça bem trabalhada
  • tentar manter o equilíbrio emocional, o que muitas vezes é difícil, mas cada um deve achar um caminho para tentar chegar a esse estado. Cante, dance, leia, faça terapia, sei lá, mas tenha sempre uma válvula de escape, um momento de prazer para organizar seus pensamentos e levar a vida de uma maneira positiva
  • alimentar-se de maneira saudável, não enxergando a comida como um inimigo, nem tampouco como um vício. Coma com prazer, para alimentar o corpo e ter energia!!!
  • fazer uma programação financeira: envelhecimento pode trazer doenças, que precisam de remédios, de cuidados. Aumento de gastos com diminuição de receitas. É preciso se programar para poder aproveitar a velhice sem apertos!!!!
  • acreditar que sempre é tempo para recomeçar, para aprender e para viver com aquilo que temos em cada momento que a vida nos dá de presente
Ame Sempre !!!

É isso gente....pensem nisso!!!!