segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A POUPANÇA PARA A VELHICE

Boa semana a todos!!!!

Hoje quero escrever um pouquinho sobre uma frase que ouvi há algumas semanas: "a velhice é uma poupança"...........

E é isso mesmo, ao pé da letra!!!!   

A maneira como vivemos e as atitudes e hábitos que temos ao longo da vida, desde a infância, passando pela juventude e maturidade, vão formar grande parte do que seremos quando envelhecermos.

Não pensamos constantemente em deixar sobrar uma quantia de dinheiro no final do mês para colocar na poupança ou para aplicar em algum tipo de investimento, pensando no futuro, seja para dar uma condição boa para nossos filhos, ou mesmo para podermos curtir a aposentadoria numa boa? Então, mas para que possamos usufruir dessa conquista material precisamos de SAÚDE e DISPOSIÇÃO......então precisamos fazer a poupança da saúde, do envelhecimento saudável.

Essa poupança do envelhecimento começa desde o dia em que nascemos, e é composta por vários aspectos:

Durante a infância formamos nossa personalidade, portanto uma formação num ambiente equilibrado, amoroso, é fundamental para o desenvolvimento de um adolescente, depois jovem, depois adulto equilibrado também. Uma boa formação emocional vai fazer com que o indivíduo cresça de forma a enfrentar os medos, os problemas, as alegrias e a realidade de forma mais amena, sem ansiedade, estresse e sofrimentos desnecessários. É a POUPANÇA DA FORMAÇÃO.

A alimentação sem excessos, rica em variedade e qualidade vai fornecer os ingredientes para que a máquina do corpo funcione bem por muitos anos, com energia suficiente e de boa qualidade para fazer toda a engrenagem funcionar. Músculos, ossos, cérebro, coração, sistema imunológico e etc....enfim, todo o corpo físico precisa de alimento para trabalhar bem. É a POUPANÇA ESTRUTURAL.

A atividade física é fundamental para direcionar o desenvolvimento adequado do corpo. É preciso fazer a engrenagem toda funcionar, é preciso colocar o corpo para se mexer, seja de qual forma for. É preciso fazer um esporte, uma academia, uma caminhada, dança, jardinagem, faxina...seja lá o que for.......antigamente o Homem precisava caçar para comer, hoje está tudo na mão, então devemos inventar outra forma de gastar energia, de usar a máquina do corpo. Escolha a sua e não deixe seu equipamento enferrujar, senão na velhice ele vai te dar muito trabalho......... É a  POUPANÇA FÌSICA

E a atividade mental? Essa, como todas as outras, não pode faltar. Temos que escolher aquilo com que vamos trabalhar, aquilo que vamos ter que estudar a vida inteira da melhor maneira possível....porque, na medida do possível, precisamos procurar prazer no trabalho. Tem que ter TESÃO em estudar ou pesquisar coisas que vão fazer parte do nosso trabalho, da atividade que escolhemos para produzir, para ganhar dinheiro.....e se isso não for possível temos que procurar outras formas de preencher a mente, seja com leitura, com filmes, com hobbies, com trabalho voluntário, filantrópico, fé......... É a POUPANÇA EMOCIONAL
****é nessa aqui que eu acho que podemos estragar tudo, trocando os prazeres de verdade por vícios como cigarro, bebida, drogas etc......

Aí vocês podem pensar....que saco.....tem que fazer tudo certinho, pensando na velhice, que eu nem sei se vai chegar....que besteira......

É, pode ser que ela não chegue. Isso ninguém sabe e , acredito eu, não vamos saber enquanto estivermos aqui nesse planeta. De qualquer maneira, a probabilidade que temos de viver mais de 80 anos é grande, tendo em vista a realidade do envelhecimento no mundo. Daí o modo que vamos escolher de como cuidar de cada um dos aspectos acima descritos depende de cada um de nós.

É lógico que a vida não se passa de forma totalmente linear. Tem épocas em que temos um ritmo mais redondo, com alimentação, atividade física, trabalho, tudo fluindo muito bem. Mas as vezes vem um problemão (quem não tem?) e tudo se desconcerta, tudo sai da ordem....... e aí, a poupança vai para a cucuia? Claro que não, os percalços fazem parte da vida...é a montanha russa do parquinho de diversões, é a adrenalina, que vem, chacoalha tudo, e faz as coisa se alterarem......e por que não melhorarem???? O caos pode gerar a ordem, e o importante é saber viver em todos os momentos procurando encontrar o equilíbrio, com consciência de que se não cuidarmos da nossa vida ninguém fará isso por nós.

Aproveite cada dia, tenha muito prazer, mas tenha também a consciência de que tudo que você planta hoje colherá amanhã, se amanhã chegar, claro!!!!

Como eu quero que amanhã chegue, e quero aproveitar muuuito todos os anos que ainda terei, vou fazendo minha poupança todo dia, cuidando um pouco de tudo que eu posso, com carinho!!!!

e você, já pensou sobre isso?

Abs e boa semana!!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O PASSAR DO TEMPO......

Olá pessoal,
essa semana fiz aniversário. Nunca parei muito para pensar que o tempo também está passando para mim. Enquanto somos jovens parece que não percebemos isso acontecer, parece que achamos que nunca envelheceremos.

Esses dias tive um Click e esse assunto invadiu meus pensamentos com certa persistência......

Já se passaram 10 anos do atentado às Torres Gêmeas, há uma década não existiam smartphones, as fotos tinham que ser reveladas (era divertido esperar ansiosamente pela revelação), o trânsito era pesado, mas ainda não caótico, viajar de avião era um pouquinho mais glamuroso.......nossa tantas coisas mudaram em tão pouco tempo!!!!!


Eu, pessoalmente, nos últimos 10 anos tive um filho maravilhoso, completei vários aniversários de casamento, mudei de casa, plantei várias árvores, escrevi um livro, fiz terapia (que delícia), criei um site, comecei um mestrado (e ainda não acabei...), nunca parei de me exercitar, conheci muitos e maravilhosos novos amigos, me distanciei de alguns, me reaproximei de outros, me apaixonei pela leitura, descobri que ansiedade não leva a nada, só atrapalha. Enfim, são tantas coisas que acontecem numa simples década.....acho que por isso agora, com 30 e poucos anos rsrsrrs parei para pensar nesse assunto.

Quando te dizem: "aproveite cada minuto, pois tudo passa muito depressa" é a MAIS PURA VERDADE.

Perder tempo com besteiras é uma burrice. É preciso treinar o comportamento para focar no lado bom das coisas e das pessoas. É lógico que temos aqueles dias de fúria, em que não dá para sermos tão racionais....dá vontade de xingar, reclamar, reivindicar...faz parte, é normal e é bom. Mas esses precisam ser a menor parte da nossa vida. A maior parte tem que ser dedicada para atitudes mais equilibradas, mais calmas, mais amorosas.

Algumas práticas que eu aderi há algum tempo são ótimas e compartilho aqui:
-NÃO JULGUE: Ninguém faz nada a toa. Toda ação é fruto de uma formação que envolve experiências e acontecimentos individuais. Ninguém é melhor que ninguém;
-NÃO TENHA PRECONCEITOS: sabe aquela velha história de "as aparências enganam"? é a mais pura verdade. A roupa, os gestos e o comportamento nem sempre te dizem QUEM e O QUE é uma pessoa;
-SEMPRE É TEMPO DE APRENDER E EVOLUIR: nunca devemos duvidar disso, senão teríamos que duvidar da própria existência
-FAÇA AOS OUTROS O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FIZESSEM A VOCÊ: se a maior parte das pessoas pensasse assim o mundo estaria alguns tantos % melhor, tenho certeza!!!!!

Percebi que o tempo passa, mas percebi também que a confiança e a experiência de quando estamos um pouco mais velhos é muito melhor que a ansiedade e a falta de limites da juventude......E olha que ainda sou relativamente jovem.
Então, pensando bem, se sobermos encarar as mudanças físicas que, infelizmente vêm junto com o envelhecimento, de forma natural poderemos aproveitar as vantagens da maturidade: a confiança, e experiência, a segurança e a sabedoria que só os mais velhos podem ter, porque VIVERAM, porque ERRARAM e porque APRENDERAM com a VIDA  que lhes foi dada de presente !!!!

É isso aí....quero aproveitar muito e sentir intensamente o tempo passar......
quem me acompanha nessa jornada????

Abs

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LANCHEIRA DE FILHO - O QUE COLOCAR???

Olá pessoal,
fiquei pensando esses dias num post diferente, mas ao mesmo tempo útil, prático, com dicas boas para o dia-a-dia. Não sou nutricionista, mas adoro ler e entender sobre alimentação e lógico que também saborear comidinhas saudáveis. E procuro inserir essa prática na minha casa. Gosto de preparar jantares saudáveis e sempre que dá falo um pouquinho disso com meu filho, meu marido, e até com minha funcionária.


Hoje em dia é tão fácil estar bem informado sobre esses assuntos...só não leva vida saudável quem não quer, não é mesmo?

Grande parte das crianças fica muitas horas do dia na escola. Então é importante que durante o período que estão lá tenham também uma alimentação equilibrada. Felizmente as lanchonetes estão cada vez mais conscientes e acabam não oferecendo frituras e refrigerantes. Na minha época eu me lembro de comer coxinha e tomar uma mistura que chamávamos de "farmácia", que eram todos os sabores de refri de máquina misturados num mesmo copo (uiiiii)...e eu adorava rsrsrrsrs

Resolvi colocar aqui dicas para fazer uma lancheira saudável para os filhos. E é importante que além de saudável ela também seja saborosa, apetitosa, senão seu filho vai "roubar" o lanche mais gostoso do amiguinho, não é?

Acho que devemos sempre pensar em colocar algum ingrediente de cada grupo alimentar, e aqui vão algumas opções para podermos variar durante os 5 dias da semana, e lógico, dependendo do gosto da criança:

1) Carboidratos:
-cookies de aveia (com passas, banana e canela, maçã e canela),
-bisnaguinha integral com peito de peru e queijo branco, ou com geléia (tem uma francesa, que é sem açúcar e é deliciosa, de vários sabores: laranja, morango, frutas vermelhas, abricot...)
-biscoito integral (daqueles de pacotinho, que já vem na medida certa)
-bolinho de cenoura, laranja, maçã, banana ( se for feito em casa, melhor ainda, porque dá para diminuir a quanbtidade de açúcar e gordura!!!) as crianças adoram e tem vitaminas

2) Frutas ou legumes:
Sempre coloco fruta na lancheira, mas precisa ser fruta prática, de preferência já lavada e picada, bem acondicionada, e não daquelas que amolecem. Ótimas opções são:
-uva sem caroço (tem da verdinha e da vermelhinha)
-morango (só compro orgânico, pq normalmente essa fruta tem muuuuito agrotóxico)
-maçã (aquela fuji, azedinha e pequenina, que pode ser levada inteira, costuma fazer mais sucesso entre as crianças)
-banana
-kiwi  e melão firmes picadinhos
-cenoura descascada e cortada em tiras, ou as baby carrots que já vem prontas
-tomatinho cereja
- pepino japonês cortado em tiras com casca

3) Bebida
- sucos: eu costumo escolher essa opção, pq é a que meu filho mais gosta. Mando os prontos mesmo, pela praticidade, mas procuro verificar os rótulos e só compro os que não contém açúcar nem conservantes.
-água de coco: também ótima opção. Nos dias que as crianças fazem educação física ou algum esporte extra na escola ajuda a hidratar;
- achocolatados: são boa opção, mas cuidado com o excesso de açúcar que os prontos contém. Quando eu mando, procuro preparar em casa mesmo e mando uma garrafinha térmica, sem adicionar açúcar
-iogurtes

É isso aí pessoal. Os bons hábitos começam em casa. Num mundo cheio de guloseimas e atrativos comestíveis é importante nos preocuparmos com a saúde desde a infância. Para que nossos filhos não sejam obesos temos que dar exemplo e colaborar para que eles tenham acesso, entendam a importância e gostem da alimentação saudável, que pode sim ser muito saborosa!!!!

Boa semana a todos :)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Encontro sobre Envelhecimento Saudável

Pessoal,
para quem trabalha com idosos ou conhece idosos que querem ter uma vida saudável, divulguem esse encontro sobre Envelhecimento Saudável. Vale a pena. É do grupo de Gerontologia da Faculdade de Medicina da USP.


INFORMAÇÕES GERAIS:

VIII Encontro para o EnvelhecimEnto Saudável

Coordenação Geral:
Elci Almeida Fernandes




Data: 24/09/2011

Horário: 8h00 às 12h00

Local: Centro de Convenções Rebouças

INSCRIÇÕES: somente com
antecedência até o dia 20/09/2011

N° DE VAGAS: 200
VALOR (idosos): RS 20,00

Programa

08h00/08h30 Recepção e entrega dos crachás

08h30/09h30 Palestra: Como viver bem
após 60 anos?

09h30/10h00 Intervalo


10h00/12h00 Workshops:

- Oficinas de Atividade  Física

- Oficinas de Alimentação Saudável

Av . Rebouças, 600 – Cerqueira César (Estacionamento) ou
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 (Portaria 1)

Vagas
Limitadas



Informações :
www.clceventos.com.br
(11) 5543-1141 e 5542-8216




Fica a dica!!!!
abs
Juliana