segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Câncer de próstata - artigo de um especialista

Retirei o texto abaixo do site www.oncoguia.org.br, que trata de assuntos relacionados à Oncologia. Esse texto é do Dr. Miguel Srougi, urologista brasileiro, conceituado e muito competente. Vale dar uma lida. Está escrito de forma clara e dá um panorama geral sobre o tema....
abs a todos!!!!



"Se estatísticas produzidas pela American Cancer Society, dos Estados Unidos, forem válidas para o nosso país, em 2010 cerca de 127 mil brasileiros serão atingidos pelo câncer da próstata e 18,8 mil morrerão em decorrência da enfermidade."
Por Miguel Srougi*               
Shakespeare dizia que o passar dos anos produzia nos homens sensações inevitáveis, as pernas cada vez mais finas dançavam desconcertadas dentro de calças cada vez mais folgadas, o corpo combalido se mantinha alheio aos pedidos da alma e do coração. Esqueceu-se de falar dos incômodos da próstata.
Uma glândula emblemática, que nos jovens tem o papel triunfal de alimentar e manter vivos os espermatozoides e, com isso, perpetuar a espécie. Mas que no homem maduro é responsável por um tormento de consequências negativas para a qualidade e quantidade de vida de seus portadores: o câncer da próstata. O mal surge em cerca de 10% dos homens com 50 anos, 30% daqueles com 70 anos e 100% dos que chegarem aos 100 anos de idade.
A grande prevalência do câncer da próstata, que não poupa nenhum agrupamento humano, e a consternação decorrente das vidas tolhidas, tem gerado discussões emocionadas e um fluxo incontrolável de notícias, algumas bem postadas, outras imperfeitas e aflitivas. Por isso, escrevo sobre o tema, com a esperança íntima de atenuar angústias e apontar os caminhos resgatadores para os envolvidos nesse enredo.
Frequência
O câncer da próstata representa a doença maligna mais frequente nos homens e sua incidência vem aumentando nos últimos anos em decorrência de três fatores: a introdução em clínica das dosagens de PSA, maior expectativa de vida dos homens e  aumento real da frequência da doença, por motivos ignorados.
Se estatísticas produzidas pela American Cancer Society, dos Estados Unidos, forem válidas para o nosso país, em 2010 cerca de 127 mil brasileiros serão atingidos pelo câncer da próstata e 18,8 mil morrerão em decorrência da enfermidade.
Ainda, segundo a mesma instituição, 16% dos homens que atualmente têm mais de 50 anos desenvolverão esse câncer se forem acompanhados até o fim da vida. Contrapondo-se a esses números incômodos, vale lembrar dados dessa mesma instituição, concluindo que, quando a doença é descoberta a tempo, alojada dentro da glândula, apenas um de cada 14 pacientes acometidos pelo mal morrerá por ela. A conclusão óbvia é que a maioria dos pacientes sobrevive ao câncer, alguns por portarem tumores indolentes que não progridem, muitos outros graças às ações médicas reparadoras.
"O mal surge em cerca de 10% dos homens com 50 anos, 30% daqueles com 70 anos e 100% dos que chegarem aos 100 anos de idade" 
A frequência do câncer da próstata varia geograficamente, com áreas de maior ou menor prevalência. Países do norte da Europa apresentam a maior incidência mundial da doença, ao passo que em países do Extremo Oriente a frequência do problema é de 6 a 25 vezes menor.
Diferenças no consumo de gordura animal talvez expliquem essas variações geográficas, já que a ingestão de alimentos com alto teor de gordura é elevada na Escandinávia. Para confirmar essa suspeita, o grupo do Dr. William Fair, de Nova York, realizou um experimento com camundongos portadores de câncer da próstata. Decorrido algum tempo, o volume do tumor foi três vezes maior nos animais que receberam dieta com 40% de gordura do que naqueles cujo teor de gordura era de 2,3%.
O câncer da próstata apresenta duas características bem peculiares. A sua incidência aumenta com a idade, não poupando nenhum homem que viver até 100 anos.
Além disso, o câncer da próstata é encontrado em um número elevado de indivíduos, sem lhes causar qualquer mal. Por exemplo, o estudo da próstata em necrópsias de homens com idade entre 61 e 70 anos que faleceram sem doença prostática aparente revela focos do tumor em 24% deles. Contudo, apenas 11% deles apresentam, em vida, manifestações clínicas relacionadas com o câncer.  Em outras palavras, 13% dos tumores nesse grupo etário têm um caráter indolente, não chegam a se manifestar em vida e os seus portadores morrem por outros motivos, com o câncer, mas não pelo câncer.
* Miguel Srougi é professor titular de urologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), pós-graduado em urologia pela Harvard Medical School, em Boston


Boa semana a todos
abs
Juliana

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aos professores

Semana passada foi comemorado o Dia do Professor. Aproveito o espaço aqui para deixar minha homenagem àqueles professores que escolheram essa profissão por amor, por dom e que apesar das dificuldades trabalham com vontade e dedicação.

Será que todos que ensinam alguma coisa, seja matemática, literatura, música, educação física ou mesmo disciplinas universitárias sabem o quanto são importantes? Seja bom ou ruim, o professor é referência: quem não lembra do professor mais chato que já teve? Com certeza ele te fez não gostar, ou até mesmo "odiar" certa matéria, não é? Por outro lado tenho certeza que vc também já teve um professor muito bacana, que ensinava por amor, com convicção de que aquilo que ele fazia era importante, e com certeza, por mais que vc não gostasse da matéria dele, ficaram boas lembranças e a admiração.

Não tem como negar que o professor tem influencia na vida de todos nós, seja ela positiva ou negativa. Eu acredito que o conhecimento depende de cada um de nós, pois não adianta ter o melhor professor do mundo se você não se esforça e não tem interesse em aprender. Mas se você tem interesse e cruza com um professor especial, daqueles professores por vocação, daí sim isso pode fazer diferença na sua vida.

E é a esses professores especiais, que ganham pouco, mas que continuam trabalhando com dedicação, com respeito aos alunos que eu presto minha homenagem. Vocês são incríveis e fazem toda a diferença nesse mundo. Para mim, aliás, vocês são a esperança de melhora desse nosso mundo que anda tão louco. É só com Educação, com Conhecimento, com o Desenvolvimento do Pensamento Crítico que vamos conseguir alguma Transformação nesse nosso mundo.

Presto minha homenagem também àqueles que não são professores formais, mas que conseguem transformar trabalhando voluntariamente, ensinando nas horas vagas, acreditando sempre que todos podem aprender.

Antigamente o professor era muito respeitado,  reconhecido e valorizado. Hoje, parece que isso está um pouco perdido. É preciso que se resgate esse sentimento. Pode ser que as novas tecnologias mudem um pouco a forma de ensino-aprendizagem, não adianta negar, mas que o papel do professor não deve mudar, isso não deve. A educação deve ser oferecida com amor, deve ser vivida com prazer e participação, para que faça sentido e se mostre importante.

Parabéns a todos os professores....os da escola, os que dão aulas em casa, os que trabalham em academias, em comunidades, em teatros, enfim a todos aqueles que ainda acreditam que a Educação é a chave para uma Nação justa e realmente desenvolvida.


" As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"
 ............................................................................................

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves


Boa semana a todos!!!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Fantasma da Menopausa. Será que ele existe mesmo?

Faz tempo que tenho vontade de escrever sobre o tema MENOPAUSA, que faz parte de uma área em que atuo muito, a Saúde da Mulher. Daí minha tia Rosana me pediu e resolvi colocar no papel, ou melhor, no blog.

Quando falamos em Menopausa logo pensamos em aspectos negativos: mal-estar, perda de vitalidade, envelhecimento e etc.

Então a menopausa nos chega com essa imagem negativa, como se ela fosse sinônimo de envelhecimento e perda da juventude e as mulheres sofrem por antecipação, como se o fim estivesse próximo e elas estivessem fadadas a sofrer e perder toda sua viçosidade e energia.

A boa notícia é que as coisas não são tão ruins assim como se diz por aí. O primeiro passo é entender o processo e aceitar que essa é uma fase da vida, assim como foi a adolescência e a juventude.

O QUE ACONTECE COM O CORPO?
Por volta dos 45 até os 60 anos a mulher entra no climatério, que é a fase que precede a menopausa. Nesse período os ovários vão parando de produzir estrógeno e progesterona gradualmente e a mulher vai parando de ovular, ou seja, não pode mais se reproduzir.
A mulher percebe que está chegando nessa fase quando as menstruações vão ficando irregulares, mais espaçadas, até que num determinado momento elas cessam.
Em algumas mulheres essa fase passa despercebida, sem grandes sintomas, mas em outras podem haver alguns incômodos, como:

  • ondas de calor e sudorese noturna (que tendem a diminuir com o passar dos anos)
  • irritabilidade, depressão
  • secura vaginal e dor durante as relações sexuais
  • diminuição da libido
  • aumento de peso
POR QUE?

Essas alterações no corpo da mulher acontecem principalmente pela diminuição do estrógeno. A falta desse hormônio provoca piora no aspecto da pele, aumento de peso, deixa a mulher mais suscetível a problemas cardíacos pelo aumento do colesterol e dificulta a fixação do cálcio nos ossos, favorecendo a osteoporose.

O QUE FAZER?
Tendo em vista que a menopausa é uma fase da vida da mulher, podemos concluir que é um processo natural e não há como interferir. Será????? Mas todo mundo já sabe que a população está envelhecendo e vivendo cada vez mais, e que, acima de tudo não queremos envelhecer mal, sem qualidade. Quando presentes. os sintomas e reflexos da menopausa são ruins, atrapalham a qualidade de vida, então devemos tentar minimizá-los, para vivermos bem e felizes, respeitando as limitações, claro.

COMO TRATAR?
Se o que causa a menopausa e seus sintomas é a diminuição da taxa hormonal, logicamente o primeiro tratamento proposto será a reposição, que precisa ser bem indicada e individualizada. Para isso nada como encontrar um bom ginecologista, que saiba avaliá-la e indicar o melhor tratamento. Existem várias formas de fazer a reposição. Via comprimidos, injeções, adesivos, cremes vaginais, enfim, várias possibilidades para tentar individualizar ao máximo a indicação.

FORA OS HORMÔNIOS O QUE FAZER ?
Algumas pessoas tem contra-indicações para o uso da terapia hormonal. Mas isso não significa que elas não terão tratamento.
Algumas medidas são importantes e ajudam a minimizar os desconfortos:
  • evitar o aumento de peso diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos, doces e sódio. Dê preferência a alimentos naturais, ricos em fibras, cálcio e nutrientes. Se for o caso consulte um nutricionista para adequar a sua dieta a essa fase. Aliás, acho essa ideia ótima!!!!
  • Se é sedentária inclua urgentemente uma atividade física na sua vida!!!! Dê preferência àquelas com impacto leve (caminhada, por exemplo) ou carga (musculação e pilates, por exemplo), porque além de fazerem vc manter ou perder peso, ainda são importantes para a manutenção da massa óssea.
  • se você fuma, pense seriamente em parar....e não vou listar aqui os porquês senão vou precisar de 2 páginas do Blog :)
  • não há comprovação científica de que terapias alternativas ajudem a melhorar os sintomas da menopausa, mas eu, pessoalmente, acho que se elas te fizerem bem, te proporcinarem bem-estar, melhora do humor e da auto-confiança você DEVE fazer e nenhuma pesquisa precisa comprovar o porque. Nem tudo na vida precisa ser cientificamente comprovado, não é?
  • outra dica que eu acho que vale muito experimentar para quem nunca fez: PSICOTERAPIA. Os hormônios e atitudes podem melhorar muito a qualidade de vida, mas a cabeça da gente é peça-chave e precisa ser trabalhada. Aceitar que o corpo mudou, que não é mais tão lindo e durinho como na juventude e aprender a enxergar os benefícios da maturidade são exercícios importantíssimos para que se viva bem.
Cada mulher, com sua história, seu corpo, seu jeito, sua personalidade é sempre BELA. Quando nova a beleza é fácil de se ver, é a beleza da pele, do cabelo, do brilho. Quando mãe  a beleza muda, a mulher é bela pela maternidade, pela entrega, cumplicidade e carinho. Quando mulher madura a pele não brilha tanto, as rugas aparecem, mas tem tanta beleza na auto-confiança, na tolerância e na paciência.......que a pele nem precisa mais tanto brilhar, não é?
E quando chega a velhice? Os cabelos não tem mais cor, a pele está fininha, a energia não é a mesma.....mas sempre há beleza. Há beleza na experiência, na história, na delicadeza e no amor que foi dado por toda a vida e que agora merece ser retribuído.  É belo quem tem uma vida com histórias para contar...é belo aquele que passou por vários obstáculos, caiu, quebrou, mas que se levantou e enfrentou a vida.


Cuide do seu corpo, da sua mente e da sua beleza, em todas as formas que ela pode existir....... A menopausa vai passar e você não vai nem perceber!!!!

Abraços
Juliana

domingo, 9 de outubro de 2011

Obesidade na Adolescência e tão prejudicial quanto o fumo!!!


Não é nenhuma novidade que os hábitos de vida vem piorando nas últimas décadas. Menos exercícios e mais alimentos industrializados são a realidade de milhares de pessoas. Infelizmente esses hábitos vão sendo transferidos de pais para filhos, e vemos atualmente um grande número de crianças e adolescentes com excesso de peso e até mesmo obesidade. 

Eu me preocupo muito com essas questões e acho que até sou um pouco chata em minha casa, mas ainda prefiro ser chata e oferecer um bom exemplo do que ser "legal" e deixar uma herança de hábitos ruins para meu filho.

Zapeando pela internet encontrei esse estudo, publicado pela BBC, vejam só:


 

 

Obesidade na adolescência é tão prejudicial quanto fumo, diz estudo

Um estudo realizado na Suécia indica que ser obeso na adolescência aumenta o risco de morte prematura tanto quanto fumar.
A pesquisa do Instituto Karolinska, divulgada nesta quarta-feira na publicação científica British Medical Journal, usou dados de 45.920 homens que foram submetidos a exames médicos obrigatórios ao se alistarem no serviço militar, quando tinham idades entre 16 e 19 anos.
Seus índices de massa corpórea (IMC) e seus hábitos de fumar foram anotados, e eles foram acompanhados por, em média, 38 anos. Neste período, 2.897 deles morreram.
Os cientistas concluíram que o número de mortes prematuras na idade adulta dos jovens com peso normal que fumavam mais do que dez cigarros por dia foi o mesmo de não-fumantes obesos.
Saúde pública
Os pesquisadores dizem que jovens obesos fumantes correm mais riscos - na pesquisa, eles mostraram ter cinco vezes mais chances de morrer prematuramente na idade adulta do que não-fumantes com peso normal.
Além disso, o estudo mostrou que adolescentes obesos têm o dobro das chances de morte prematura do que jovens com peso normal.
O risco aumenta em 30% em adolescentes com excesso de peso, mas não obesos.
Segundo os estudiosos, a incidência de mortes foi menor entre os homens com peso normal e maior entre os que eram obesos na adolescência.
Eles descobriram ainda que os participantes com peso abaixo do normal não apresentavam risco alterado de morte prematura, independentemente de fumarem ou não. Já aqueles que tinham o peso muito abaixo do normal tinham as mesmas chances de sofrer morte prematura do que os que tinham excesso de peso.
Martin Neovius, coordenador da pesquisa, afirmou ainda que os jovens que fumam até dez cigarros por dia têm até 30% mais chances de ter morte prematura.
"As descobertas indicam que o excesso de peso, a obesidade e o fumo entre os adolescentes continuam sendo alvos importantes de iniciativas de saúde pública", afirmou o médico.

Então pessoal, está na cara que os maus hábitos vão trazer problemas no futuro. Aqueles que já são pais devem se preocupar em dar exemplo, em promover um ambiente saudável em casa, afinal educação é um conjunto de ações, pautadas no exemplo que nós mesmos damos e que fazem muita diferença na atitude que nossos filhos terão na vida!!!!

Que tal 2 mudanças básicas para começar?
  • Menos fast food e mais alimentos processados em casa. 

  • Menos TV e mais atividades recreativas fora de casa, nos parques etc...pensem nisso !!!
Abs

sábado, 1 de outubro de 2011

CASA

Olá a todos,
acabei de ler um post no FB da minha amiga Deinha e resolvi compartilhar aqui, porque adorei e estava pensando nesse assunto mesmo esses dias.

As vezes lemos revistas de decoração, suplementos de arquitetura e vemos aquelas casas MARAVILHOSAS, sem nada fora do lugar, impecáveis....dá uma vontade de ter uma igual, não dá? Então, eu adoro essas revistas, para tirar ideias, ver o trabalho incrível dos profissionais e etc.......

Mas eu não consigo para mim.......minha casa tem móveis antigos misturados com novos, tem brinquedos do meu filho na mesa de centro da sala, tem violão encostado na parede, tem objetos que eu tenho e que depois de muitos anos ainda não sei bem onde vou colocar e fico trocando, sem nunca achar que ficou perfeito rsrsrsr
Mas sabe de uma coisa, não vai ficar perfeito, porque eu não quero casa de revista....quero casa com história: com a mesa restaurada que foi do casamento dos meus pais, as mini-louças que minha bisavó brincava enfeitando minha cristaleira, o quadro lindo que ganhei da avó do meu marido, o vaso da outra avó, a cadeira que minha sogra deu de 'herança" para o meu filho...tudo misturado mesmo.....no final fica muito legal...eu chego em casa e acho uma delícia, adoro o cheirinho da minha casa, adoro a simplicidade e o aconchego.

A ideia de escrever o post foi porque li o texto abaixo no FB da minha amiga, vale a pena:


CASA ARRUMADA

Carlos Drummond de Andrade

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação

e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas…
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida…

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso,

pelo abuso das refeições fartas,

que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra

e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma

pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…
E reconhecer nela o seu lugar.
É isso aí pessoal.........
Vocês não acham também que menos é mais e que a simplicidade é a atitude mais elegante que alguém pode ter ? Porque o que vale é o que somos, é a nossa história, e não o que temos!!!!