sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Meditação para diminuir colesterol e emagrecer !!!


Pessoal, vejam só que interessante esse artigo que eu encontrei. Ele fala da meditação como auxiliar no controle do colesterol e do emagrecimento.
Vou colocar alguns trechos abaixo, e no final deixo o link para quem quiser ler na íntegra, com todos os detalhes, ok?

  O colesterol é um tipo de gordura produzido no fígado que o organismo usa para produzir hormônios, vitamina D e outras substâncias que auxiliam na digestão, sendo, portanto, necessário ao bom funcionamento de nosso organismo. O único problema é que se estiver muito alto pode causar danos às paredes das arterias (arteriosclerose) e muitas outras complicações cardiovasculares ou doenças relacionadas aos vasos sanguíneos, inclusive no cérebro.

O colesterol total é composto pela fração LDL (mau colesterol) e HDL (bom colesterol), e a proporção entre essas duas frações no sangue é muito importante. O HDL (bom) remove o excesso do LDL (ruim) da circulação para o fígado. Este prontamente o reutilizará, transformando-o em ácidos biliares que são muito importantes para a digestão das gorduras.  O LDL é considerado vilão porque em excesso pode se oxidar por ação dos radicais livres produzidos pelo próprio organismo e se depositar nas paredes das artérias iniciando o processo conhecido como arteriosclerose.

No nosso  dia-a-dia corrido, o estresse força nosso organismo a produzir índices maiores de cortisol, hormônio relacionado à resposta ao estresse e que favorece o acúmulo de LDL.

Mas como a meditação poderia ajudar?

Na verdade, qualquer técnica que produza relaxamento  como meditação e yoga, por exemplo, será indicada, já que há redução dos batimentos cardíacos e do metabolismo corporal.

Um estudo publicado no American Journal of Cardiology, que durou 18 anos, avaliou 202 homens e mulheres idosos e hipertensos que se dedicaram a  prática da Meditação Transcendental sistematicamente, duas vezes por dia, durante 20 minutos, mostrando que os indivíduos que meditavam tinham melhores índices de colesterol.


Diferentemente de outras técnicas, a meditação transcendental não possui rituais específicos ou filosofia religiosa. Basta se sentar e meditar, não são necessários nem mesmo a clássica posição de lótus ou a necessidade de total isolamento. Não importa se no chão ou em uma cadeira, se em uma avenida movimentada ou em um local tranqüilo como o topo de uma montanha, o resultado é o mesmo, bastando atentar para que a posição escolhida não force nem os ossos e nem os músculos. Segundo o estudo, o corpo e a mente entram num estado de relaxamento profundo que ajuda a eliminar o estresse. "Ao permitir ao corpo esse descanso, a inteligência interna desperta e restaura o que estiver em desequilíbrio", bem contrário do que ocorre na situação de estresse. O estado de alerta em repouso adquirido durante a técnica da Meditação Transcendental promove saúde ao reduzir a ativação do sistema nervoso simpático que, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e reduz os hormônios do estresse como a adrenalina, noradrenalina e cortisol, auxiliando também a uma diminuição dos níveis de Colesterol Ruim - LDL.

A técnica da Meditação Transcendental é uma técnica muito simples, e quando praticada regularmente é associada com uma diminuição da pressão arterial e melhoria na integração neurofisiológica e endócrina, oferecendo equilíbrio entre o corpo e a mente, fatores indispensáveis para uma vida melhor.


Não é interessante? 
Independente de saber ou não meditar acho que podemos tirar um ensinamento dessa pesquisa: O estresse e a ansiedade em excesso são nocivos...quem vive em grandes cidades, com agendas lotadas e apertadas, trânsito, poluição de todos os tipos, tende a sofrer mais com estresse.  Eu mesma já me peguei no carro com os batimentos cardíacos acelerados...e veja só, sentada, sem fazer exercício, mas preocupada, ansiosa e apressada......Isso é péssimo para a saúde.
Portanto DEVEMOS acalmar nossas mentes e nosso corpo com algum tipo de técnica, seja fazendo yoga, respiração, ou simplesmente fazendo um repouso após as refeições. Cada um deve achar uma maneira descomplicada de acalmar o corpo, baixar a frequência cardíaca, diminuir o metabolismo e espantar o colesterol, a pressão alta e as gordurinhas extras......afinal será tão difícil relaxar?????

Bom descanso a todos :)

aqui o link do artigo: http://www.mulhersaudavel.com.br/index.php?setor=15&id=201