sábado, 28 de janeiro de 2012

A REALIDADE SOBRE SER MÃE

Olá pessoal,

Estou numa fase "baby boom". Várias amigas tendo bebê, muitas grávidas no consultório.....eu adoro!!!! Por isso estive pensando em escrever alguns posts sobre o tema, que sempre aparece como comercial de margarina, estilo happy family, só alegria........eu sou fã da maternidade.....mas cada vez mais sou fã da maternidade consciente, pois ficar grávida e parir é bico, agora participar e educar ativamente é outra história.
Quando tratamos desse assunto é sempre imprescindível colocarmos junto dele algumas palavras, que vem de brinde, digamos assim, e duas muito importantes são: RESPONSABILIDADE e ABDICAÇÃO. E vou escrever aqui uma série de textos sobre as fases da maternidade, com seus prós e contras. Lembrem-se, vou colocar os meus pontos de vista.....e sempre respeito os outros....aliás é a diversidade e a liberdade de expressão que tornam os assuntos mais ricos.

Vamos começar falando da gestação, do parto, da amamentação, dos primeiros meses...........

Quando uma mulher decide que quer ser mãe e essa vontade se torna realidade, sua vida sofre muitas modificações. Se vc quer ser mãe, precisa saber que em cada fase do desenvolvimento de seu filho vc será responsável por muuuitas tarefas.:

- A gravidez: Pode ser deliciosa, mas pode ser trabalhosa também. Nas revistas vemos sempre a gestação como uma fase maravilhosa, sublime e perfeita. A partir daqui você já vai ter que começar a abdicar e a pensar "em dupla". Você não deve mais tomar bebidas alcóolicas e fumar, deve se alimentar de modo saudável e fracionado....nada de lanchinho ou fast food para pular o almoço.....você não poderá passar qualquer cosmético, nem exagerar nos exercícios. Não podemos esquecer que algumas mulheres podem sentir enjôos, podem ficar inchadas, com dores nas costas......outras precisam fazer repouso, sem poder sair da cama. Algumas mulheres simplesmente não gostam da forma como o corpo fica, tudo bem, direito delas.... São situações chatas, nada sublimes, e são bastante comuns. É preciso pensar nisso antes.....tomara que a gravidez seja daquelas que passam maravilhosamente bem......a minha foi assim, maravilhosa, tenho até saudades.......mas se não for, que vc consiga ter paciência e auto-controle para passar pelas dificuldades...porque pelo menos sabemos que não é para sempre...em nove meses, ou menos, passa rsrsrsr

- O parto: eu sou a favor do parto normal, mas como falei acima, respeito outras opiniões (apesar de achar a minha melhor rsrsrs). O sonho de consumo é aquele parto perfeitinho, no tempo certo, a bolsa estourando, o trabalho de parto curto, com o bebê chegando facilmente....mas nem sempre é assim.......muitas vezes a mãe passa pelas contrações e todo o trabalho de parto e no final precisa fazer uma cesárea......daí elas pensam....ai, porque eu não fiz logo a cesárea com hora marcada? EU acredito que o trabalho de parto é sempre importante, é aquela história de um ciclo que se completa, da estimulação hormonal, da preparação do corpo.....se ele existe tem um porque, a natureza é sábia.....então tente pesquisar, ler, conversar bastante a respeito......não tome decisões para a SUA praticidade, muito menos pela conveniência do seu médico....a decisão é sua....e mais uma vez, vc deve colocar o seu filho em primeiro plano....se ele estiver saudável, se não corre riscos, deixe ele passar pelo trabalho de parto, mesmo que para isso vc tenha que sentir algumas dores....passa tão rápido...a gente até esquece. E hj em dia, com analgesia isso é bem mais tolerável.

- A amamentação: pode ser que seja fácil, tomara!!!! Mas pode ser que dê trabalho. Nos primeiros dias você e seu bebê vão ter que se adaptar. A pega, a sucção, o bico, enfim, várias situações podem atrapalhar a amamentação. E tudo aquilo que a gente lê, tipo amamentar é maravilhoso, é a melhor sensação do mundo...pode parecer uma loucura, e vc vai se sentir a pior mãe do mundo....não consigo alimentar meu filho???? Como ???? Mais uma vez é preciso paciência, orientação e calma. Muitas mães param de amamentar pois não conseguem passar por essa fase difícil. Mas para quem consegue passar daí sim vem aquela sensação plena. Eu amava amamentar!!!! E existem muitos estudos mostrando os vários benefícios, todos já estão carecas de saber. Mas veja bem, se vc não conseguiu não se sinta a pior das mães, converse com o seu pediatra e resolva com outras alternativas, conheço muitas crianças que mamaram pouco no peito e são mega saudáveis.

- Os primeiros meses: logo que seu bebê chegar em casa é você quem vai ser a responsável pela alimentação, pela higiene, pela transmissão de carinho, afeto e segurança do seu filho, ele ainda será totalmente indefeso e incapaz de realizar qualquer tarefa sozinho; você vai ter que desistir de algumas festas, baladas e trabalhos porque vc tem que cuidar do seu bebê. No comecinho ele vai mamar de 3 em 3 horas....é um intervalo tão curto que se você somar trocas de fralda, arrotos, chorinhos etc...seu dia passa só nessa função...... Lógico que existem super maridos, daqueles que valem por 10 babás....mas tem aqueles que não conseguem assumir essa função de cuidar de bebês. Cuidado para não transferir sua raiva, ansiedade e aflição para o seu marido. Tem coisas, principalmente nesse comecinho, que ele não pode fazer. Se vc tem licença-maternidade e ele precisa acordar cedinho para trabalhar, será que é justo ele ter que acordar de madrugada? Sei lá, cada um tem sua maneira de viver, mas eu não incomodava meu marido, afinal, o peito era meu, não é rsrsrs. Quando vc casou vc já sabia o perfil do seu marido, então preste bem atenção, e não queira que ele vire uma "Super Nanny" de uma hora para outra........
Quando seu bebê começar a engatinhar e andar já não estará mamando..UFAAA...você vai ter mais tempo livre!!!! Nem pense nessa possibilidade.....eu, pessoalmente acho que essa fase dá até mais trabalho....ele vai mexer em tudo, subir onde não deve, colocar os dedinhos em todo lugar...... E nessa fase toda a atenção é necessária, pois pode ser perigoso. Sentar num restaurante, bater papo sossegada???? Pode esquecer por um bom tempo !!!!


Então pessoal......não me achem pessimista, por favor......essa é somente uma visão REALISTA. Para ser mãe é preciso estar preparada !!!! E no final, na minha opinião, É MARAVILHOSO!!!! Meu filho é uma das melhores partes da minha vida. Ele me deu trabalho, e ainda dá (não muito para ser justa com ele rsrsr), mas eu gosto e encaro de modo tranquilo todo o trabalho. Não imagino que pudesse ter passado por essa vida sem ele e sem toda a responsabilidade que ele me exige.........



Um abraço a todas as mamães, as futuras e as que pensam no caso!!!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

VIVA INTENSAMENTE

Recebi esse texto da minha mãe. É de autoria do Pablo Neruda. Gostei tanto que gostaria de compartilhar aqui no blog....

Vale a pena perder alguns minutinhos para ler, e depois mais alguns minutos para refletir..... e depois perder muuuuito tempo aproveitando melhor a vida e os momentos bons e ruins que ela nos proporciona!!!!



Boa leitura:

"Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um feito muito maior que o simples fato de respirar. Somente a ardente paciência fará com que conquistemos uma esplêndida felicidade."



Um abraço a todos  

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

VOLTA ÁS AULAS - ORGANIZE SUA AGENDA E CUIDE DE VOCÊ

 Infelizmente , ou felizmente, as férias estão acabando. Infelizmente pois nas férias escolares as crianças têm menos obrigações, acordam mais tarde, não fazem um monte de cursos extra curriculares, e , consequentemente, mesmo que não estejam viajando, os pais acabam ficando mais tranquilos quanto a horários. Por outro lado, para quem trabalha, as vezes as férias são um problema. Onde deixar os filhos? O que fazer para que eles mantenham uma rotina mais saudável, sem passar horas em frente à TV ou jogando games? Não é nada fácil. Eu me desdobro para diminuir a carga de trabalho e tentar promover passeios, atividades culturais, esportivas etc. e confesso que adoro o período de férias...durmo uma horinha a mais e consigo organizar muita coisa para o ritmo corrido que vem pela frente.

Todo mundo acaba organizando a agenda de atividades nessa época, conciliando trabalho, horários de escola e atividade dos filhos. As vezes os pais acabam se matriculando numa academia para tentar usar o mesmo horário em que a criança faz suas atividades para fazer um esporte. Infelizmente não é tão fácil conciliar os horários da família toda, de modo que todos consigam fazer o que gostam ao mesmo tempo.

A realidade é que depois de alguns meses, ou semanas, muita gente desiste da atividade e volta para o sedentarismo, com muitas desculpas até que justificáveis: Falta de tempo, dores no corpo, cansaço, e assim por diante..........

Mas por que será que isso é tão freqüente? O que estaremos fazendo de errado?

- Em primeiro lugar é preciso ESCOLHER CERTO. Não faça uma atividade só porque o horário se encaixa. Para escolher uma atividade que te faça bem lembre-se que só a assiduidade a longo prazo é que vai te trazer benefícios. E convenhamos, só dá para fazer algo por muito tempo, sem parar, se esse algo te der o mínimo de prazer e recompensa, não é? Se você acha um saco correr, se te dá dor no joelho e vc não vê a hora de acabar, procure outro esporte;

- se vc está muito acima do peso, nem pense em corrida ou caminhada logo de cara. Vc poderá sobrecarregar os joelhos, pés e tornozelos, o que pode causar dor e servir de desculpa para que vc interrompa. Procure primeiramente algo sem impacto, como natação, hidroginástica, musculação ou ginástica no solo;

- se vc é extrovertido, animado, vá para uma academia fazer algo em grupo, socializar. Para essas pessoas as aulas de dança de salão também podem ser uma ótima opção;

- se vc está estressado, é ansioso demais, vc tem algumas opções distintas: para extravasar a energia de sobra, corra, faça transport, bike ou lutas....mas se vc está cansado de ser agitado demais, se o estresse está te rendendo problemas físicos e mentais, procure tentar uma atividade para te acalmar, tipo tai chi, ioga.....no começo pode ser entediante, mas se vc começar com vontade, tentando aproveitar o que elas oferecem, você pode se beneficiar muito, e com certeza, driblar a ansiedade.


Portanto, para esse começo de rotina deixo essas dicas: escolha algo que te dá o mínimo de prazer, dentro dos horários e dias que não atrapalhem sua rotina. Mas separe alguns horários para isso. Você não é menos importante que sua agenda, seus  estudos, clientes e seus negócios, aliás, VOCÊ deve ser sempre o mais importante de todos. Quem está bem consigo mesmo será sempre melhor para os que estão a sua volta!!!!

Para finalizar em grande estilo um poema do Fernando Pessoa, que fala disso, que fala do EU, ou melhor, de cada um de vocês que lêem o meu blog :)

"Eu, eu mesmo...
Eu, cheio de todos os cansaços
Quantos o mundo pode dar. –
Eu...
Afinal tudo, porque tudo é eu,
E até as estrelas, ao que parece,
Me saíram da algibeira para deslumbrar crianças...
Que crianças não sei...
Eu...
Imperfeito? Incógnito? Divino?
Não sei...
Eu...
Tive um passado? Sem dúvida...
Tenho um presente? Sem dúvida...
Terei um futuro? Sem dúvida...
A vida que pare de aqui a pouco...
Mas eu, eu...
Eu sou eu,
Eu fico eu,
Eu..."

Bom começo de rotina a todos !!!


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FAZER EXERCÍCIO MELHORA DESEMPENHO ESCOLAR !!!

Pessoal, conforme já falei antes aqui no Blog, sou fã do site Catraca Livre , que dá dicas de programas culturais gratuitos na cidade de São Paulo, além de fornecer informações sobre cidadania e variedades, tudo muito interessante. Semana passada saiu uma matéria interessante falando sobre a influencia da atividade física no rendimento escolar das crianças. É lógico que as que se exercitam mais tem melhor desempenho...alguém tinha alguma dúvida disso?

Vejam abaixo o texto retirado dessa fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/01/criancas-que-se-exercitam-tiram-notas-mais-altas-diz-estudo/


Crianças que se exercitam mais –seja no intervalo entre as aulas, no caminho para a escola ou em aulas de educação física– tendem a apresentar melhor desempenho escolar, segundo uma pesquisa publicada na revista “Archives of Pediatric & Adolescent Medicine”, dos Estados Unidos.
O estudo, feito por pesquisadores da Universidade Vrije, de Amsterdam, analisou 14 pesquisas realizadas nos EUA, Canadá e Africa do Sul que compararam a atividade física dos estudantes com seus desempenhos em provas de matemática, linguagem, raciocínio lógico e memória.
A maior pesquisa envolveu 12 mil crianças e adolescentes americanos entre 12 e 18, que foram acompanhados por até dois anos.
Uma das pesquisadoras, Amika Sing, disse que as escolas deveriam priorizar  tanto exercícios quanto os aspectos acadêmicos e que as famílias poderiam ter a mesma atitude em casa.
“Pode ser ir para a escola de bicicleta… Qualquer tipo de atividade física que você pode imaginar. Não significa apenas a aula padrão de educação física.”, disse Singh. Ela sugere que, na sala de aula, sejam feitos intervalos a cada meia hora, para as crianças se levantarem e fazerem algo.


Viram só....temos que incentivar nossos filhos a praticarem alguma atividade. Se não tem nenhuma específica que eles gostem, incentivem-nos então a andar a pé, fazer as coisas perto de casa sem carro, por exemplo. 

E os videogames e TV? Não precisamos ser radicais, afinal até os joguinhos estimulam positivamente as crianças, mas como TUDO, é preciso LIMITE. Estudos mostram que não se deve deixar crianças e adolescentes mais que 2 horas/dia nessas atividades. Se a criança fica demais nos eletrônicos não sobra tempo para brincar ao ar livre, tomar sol, conversar com outros amigos. Educar e estimular corretamente os filhos dá mais trabalho, mas no final, SEMPRE VALE A PENA !!!!

Aproveite o começo do ano e reflita se sua atitude vem sendo correta ou se dá para mudar alguma coisa para melhor......

abs e boa semana

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FELIZ ANO BOM

Olá pessoal, aqui estamos nós novamente, depois das Festas, da celebração do Ano Novo.
Interessante como essas datas servem de marco. Aproveitamos que um novo calendário se inicia para fazer votos de coisas boas, fazer projetos, promessas, ou simplesmente pensar e sonhar com algo novo.

Espero que todos tenham aproveitado muito esses dias de Festas, com amigos e família, e espero também que todos tenham pensado em tudo que se passou em 2011 e em tudo que querem que aconteça em 2012. Conversando com uma amiga ela me contou que todo início de ano ela faz um caderninho com anotações de coisas que ela quer realizar no Ano Novo, e que, preferivelmente, sejam coisas factíveis, nada impossível, que gere frustrações por não ter sido alcançado.

Vou fazer uma listinha de 10 coisas que eu quero realizar e no final de 2012 farei a contabilidade...tomara que consiga a maioria delas...sugiro que façam o mesmo....planejar é sempre bom, pois criamos metas e temos um caminho a seguir para conseguir alcançá-las.


Não vou aqui contar todas minhas pretensões para 2012, mas posso falar que a primeira já está riscada, completinha. Fiz um MEGA limpeza em armários e depósitos aqui de casa. Consegui encher um bagageiro grande do carro só com materiais recicláveis, que já forma deixados num posto de coleta do Pão de Açucar. Separei várias sacolas de roupas que vou dividir para doações para diferentes pessoas que sei que vão aproveitar e dar valor. Liguei também para o Exército de Salvação e eles vêm retirar alguns móveis e eletrodomésticos.

Deu um baita trabalho, mas LAVEI a ALMA !!! Todo ano faço essa faxina e cada vez que tanta tralha sai daqui de casa, penso em tanta gente que  aproveita e fica feliz com o que para nós é "lixo". Estranho não é? Será que não temos demais? Será que temos MUITO mais do que precisamos? Será que consumimos sem pensar? É tão fácil gostar de alguma coisa, passar o cartão de crédito....e muitas vezes nem usamos. Ultimamente estou muito menos consumista. Fui em festas chiquetérrimas com roupas que estavam no meu armário há anos e não fiz feio não. Aliás, estava lendo outro dia numa revista semanal alguém que disse: mulher elegante é aquela que sempre tem alguma roupa no armário para ir a uma festa de última hora e não precisa sair comprando um vestido para cada festa......concordo. Aliás tenho um lema: se você não usou algo em um ano inteiro doe, porque você não vai usar mais....só vai ficar empacando seu armário...coloca a energia boa para girar!!!



Bom, para iniciar o Ano então fica a dica: faça sua listinha de desejos e planos factíveis e pense em ser um pouco mais SIMPLES. Pense mais em SER  do que em TER...daí já é meio caminho andado para ter um ano bom.

"Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."   Clarice Lispector

"A simplicidade é a consequência natural da elevação dos sentimentos." Jean Alembert

Um abraço a todos e FELIZ 2012 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

É TEMPO DE LICHIA

Nessas Festas de final de ano fui para o interior e me esbaldei de comer LICHIA. É uma fruta linda, muito docinha, com um sabor que eu considero muito refinado. Fiquei até com a consciência pesada....será que eu exagerei??? Então, para me sentir mais confortada fui pesquisar sobre suas propriedades.

Ela é originária da China e foi trazida na década de 40 para o Brasil, por um agricultor alemão do interior de São Paulo. Nas últimas décadas que ela se popularizou e tomou o gosto dos consumidores brasileiros.


Vejam só que maravilha esse artigo que fala sobre ela:


"A licha tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia", estima a nutricionista Raquel Magalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia. Algo assim.

Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao fi nal de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo", explica por e-mail, com exclusividade a SAÚDE!, o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina.

A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. "Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento", alerta Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, ao ouvir a notícia. "A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função." Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um panetone inteiro, por exemplo. Por falar em se esbaldar, Nishihira não determinou ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis.




Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce... "A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce", enumera Carla Christimann, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura.

Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. "Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral", diz Solange Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.







Então dá-lhe lichia !!!!!


abs