terça-feira, 27 de março de 2012

MULHERES ALFA

Você já deve ter ouvido a expressão "Mulheres Alfa", não é? Pois então o que e quem são elas?


As mulheres Alfa são aquelas mulheres que facilmente vemos hoje em dia, que têm independência emocional e financeira, que cuidam da casa da família e ainda procuram ser felizes na profissão que escolheram.

Muitas vezes leio por aí que as mulheres se deram mal, assumindo milhares de papeis, que antigamente ela cuidavam dos filhos e da casa e ponto....que hoje em dia elas continuam fazendo tudo isso, mas como segunda jornada, já que a primeira é dar conta do trabalho fora de casa.

Vocês concordam com isso?

Eu NÃO concordo. Acho sim que a mulher anda sobrecarregada, que ela assumiu vários papéis e muitas vezes não consegue dar conta de tudo, ficando estressada, irritada....tendo até doenças relacionadas a essas emoções que eram características dos Homens antigamente.......Mas esse é um extremo. Conheço mulheres que conseguem conciliar muito bem as múltiplas tarefas, sem deixar os filhos, a decoração e andamento da casa e o namoro com o marido de lado.

Fácil? Absolutamente não....ninguém falou que ficar independente e auto-confiante seria fácil.....senão seria tarefa para os Homens (rsrsrsrsr). Se estamos nesse barco é porque podemos. Infelizmente essa geração das primeiras mulheres Alfa foi a desbravadora, e como todo mundo que começa alguma coisa, a dificuldade e os obstáculos são maiores.

Daqui algumas gerações, esse papel da mulher será tão natural, que os Homens, naturalmente dividirão as tarefas com elas, pois os salários estarão equiparados....e as mulheres, muito bem preparadas e com ótima formação......Não terá razão para ganhar menos, e isso vai ser natural!!!! Nossos filhos já estão crescendo nesse ambiente.....
E quem ganha com isso? Todo mundo !!! Os filhos terão participação igual dos pais e mães na educação (como já acontece em muitas casas hoje em dia), os relacionamentos serão mais equilibrados e compartilhados e a sociedade terá mais mulheres no comando, dando mais sensatez e sensibilidade à grandes decisões.

Vocês duvidam do poder das mulheres? Eu não.......e, se tivesse que nascer de novo, queria vir mulher, para ajudar a revolucionar o Mundo!!!!

Um grande abraço a todas minhas amigas mulheres que fazem a diferença para um Mundo melhor :)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Promoção - Participe e concorra a um livro !!!

Olá pessoal,
td bem?

estive pensando hoje em temas que seriam legais para abordar aqui no blog, temas que despertassem curiosidade e tirassem dúvidas comuns dos leitores. Já escrevi sobre tanta coisa que estou com repertório fraco rsrsrs

Então pensei me fazer uma promoção, se é que posso dizer assim.......vocês me ajudam e concorrem a um livro meu, sobre exercícios no trabalho.

Vai funcionar assim: Mulheres, apartir de 20 anos devem me mandar dúvidas/perguntas que tenham em relação à saúde, exercícios, comportamento, alimentação, sexualidade, envelhecimento, enfim, dúvidas interessantes que possam ser úteis para vocês e para outras mulheres também. Ah, se os Homens quiserem mandar dúvidas sobre algo que eles querem saber em relação às suas namoradas, mulheres, ficantes e amantes também podem mandar, aliás, acho muito interessante!!!!

A cada 10 perguntas faço um sorteio de um livro e mando pelo correio para o ganhador. Podem confiar que faço tudo direitinho aqui, viu?



Vocês precisam me mandar as perguntas por email (juschulze@gmail.com), com nome completo, ocupação, idade e endereço para que eu possa enviar o livro caso sejam os vencedores. Se puderem ficar seguidores do blog seria legal, pois mantemos contato.

Tomara que vocês participem e me ajudem a deixar o Blog cada vez mais interessante.

Agradeço desde já.....

Abraços e boa semana!!!!


sábado, 24 de março de 2012

Os filhos crescem....o tempo passa.... a vida continua sempre

Quem tem filhos pequenos, crianças e adolescentes passa a perceber algo que quando se é jovem não reparamos: O TEMPO



Como ele passa depressa !!!! Em instantes, aquela criança pequenina que tanto trabalho dava, que nem te deixava ao menos ir ao banheiro sossegada, vira um molequinho/menininha , um rapaz/uma mocinha e depois um adulto. E é muuuito rápido tudo isso.

Muitas vezes ouvia as pessoas me dizerem: aproveite bastante essa fase de criança do seu filho porque o tempo passa muito rápido. Eu não dava muita bola, pois estava atribulada de tanto trabalho, obrigações e responsabilidades que isso me parecia uma pouco história da carochinha.

Agora que meu filho cresceu um pouco eu percebo que aquilo era verdade...sorte que eu o aproveitei e ainda aproveito muito.

Nunca deixem que as responsabilidades, os problemas e as dificuldades sejam maiores que a sua Razão e sua Emoção. Use a razão para pensar no tanto tudo o que você tem é importante e valioso.....e use sua emoção para sentir, sorrir, chorar e curtir tudo o que sua razão sabe que você tem para aproveitar!!!!!

Mario Quintana já sabia disso e nos deixou esse lindo poema:

"O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará."



Bom final de semana a todos

sexta-feira, 16 de março de 2012

Qual exercício fazer na menopausa?

Aqui vão algumas informações tiradas de um estudo publicado recentemente na revista científica J Midlife Health. Fala das evidências científicas sobre os benefícios e recomendações para atividade física na menopausa.

Como há um número significativo de mulheres entrando na menopausa ou já na fase pós menopausa, é muito importante que se saiba como planejar um programa integral de saúde para estas mulheres, incluindo modificações de estilo de vida. E o exercício, como em quase todas as situações relacionadas à melhora da saúde, é uma parte integrante dessa estratégia. Os benefícios são muitos. Os autores do estudo listam como o mais importante a manutenção da massa muscular, que consequentemente promove manutenção também da  massa óssea e força.  
O programa de exercícios ideal para mulheres na menopausa e pós-menopausa deve incluir o exercício de endurance (aeróbicos), exercícios de força (musculação e ginástica localizada, por exemplo) e exercícios de equilíbrio (trabalhados em aulas de ioga, pilates, ou mesmo em sessões específicas de fisioterapia). 
A quantidade ideal é de 2 horas e 30 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, que pode ser fracionada nos dias da semana. Se você faz 5 vezes por semana, 30 minutos cada dia será suficiente. 
Toda mulher deve estar ciente de sua faixa de frequência cardíaca alvo e deve controlar a intensidade do exercício. Se você não tem medidor, use o teste da conversa, ou seja, você deve ser capaz de falar uma frase, sem perder o fôlego enquanto caminha, mas cuidado para não fazer leve demais, pois o exercício deve ser moderado.  
Outros exercícios de técnicas como ioga, tai chi etc., que contenham práticas de respiração e alongamento podem ajudar a reduzir o stress e sintomas relacionados com a menopausa.  
Exercícios para mulheres com osteoporose não devem ser de alto impacto (com saltos e muita corrida, por exemplo), e deve-se evitar atividades em que a queda é provável, evitando fraturas em situações em que o osso já é frágil (osteoporose).  
O papel do exercício para diminuir as ondas de calor, no entanto, continua inconclusivo.  

Concluindo: Exercitar-se no período pós-menopausa é o único aspecto incontestável e benéfico de modificação de estilo de vida e deve ser escolhido por todas !!!!!


Se você está na menopausa ou já passou dela e não faz nenhum exercício, procure primeiro seu médico, para fazer um check-up e verificar sua condição cardíaca, óssea e pulmonar. Depois procure um profissional competente e comece logo a se exercitar, pois nunca é tarde para começar e os benefícios sempre chegam e te fazem sentir melhor.


Um abraço



Para quem quiser saber mais aqui vai a referência do artigo:
J Midlife Health. 2011 Jul ;2(2):51-6. Exercise beyond menopause: Dos and Don'ts.

quinta-feira, 15 de março de 2012

DIETA INFLUENCIA A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Pessoal,
vejam que interessante essa pesquisa publicada no American  Journal of  Epidemiology, relacionando dieta e incontinência urinária. Perder peso traz muitos benefícios para quem está sobrepeso ou obeso, até quando o assunto é incontinência urinária. Quem trabalha nessa área sabe que a obesidade é um dos maiores fatores de risco para que mulheres percam urina, principalmente quando fazem esforços, como tosse, espirro e atividade física, o que chamamos de incontinência urinária de esforço. Se vc perde urina assim e está gordinha, leia a pesquisa abaixo e comece sua dieta já!!!!



O artigo mostrou que a perda de peso, que envolve  modificação da dieta, melhora a incontinência urinária (IU) em mulheres. Infelizmente  pouco se sabe sobre a correlação entre alimentos e IU, mas os autores tentaram correlacionar os tipos de nutrientes com a presença de perda de urina.  

Os autores examinaram a ingestão total de energia,  de carboidratos, proteínas e gorduras  em uma amostra de 2.060 mulheres na área de Boston, através da base de dados populacional feita por um inquérito comunitário de Saúde entre 2002 e 2005. Os dados foram coletados através de entrevistas face a face nos domicílios, onde foram aplicados questionários de frequência alimentar. Foi feita análise estatística para correlacionar a presença de IU moderada a grave com os hábitos alimentares; 597 mulheres apresentavam perda de urina.  

Aquelas que apresentavam maior ingestão total de energia  tinham associação com IU, e além disso, nessas mulheres, a IU tinha maior gravidade. Não foram observadas associações com a ingestão de carboidratos, proteínas ou gorduras totais e IU.  
No entanto, a relação entre a ingestão de gordura saturada foi positivamente associada com IU.  Os resultados sugerem que mudanças na dieta, particularmente em relação a diminuição na ingestão de gordura saturada e na diminuição do total de calorias diárias poderia explicar alguns dos benefícios que a  perda de peso pode trazer para mulheres com IU.

Fonte: Am J Epidemiol. 2010 15 de maio; 171 (10) :1116-25. Epub 2010 Apr 25.
Macronutrientes na dieta e ingestão de energia e incontinência urinária em mulheres.
Maserejian NN, Giovannucci EL, McVary KT, McGrother C, McKinlay JB.



Abs

segunda-feira, 12 de março de 2012

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Olá pessoal,
tudo bem com vcs? nesse post vou continuar aquela série sobre as realidades da maternidade/paternidade.
Já falei um pouco sobre a fase bebê e criança pequenina. Hoje  quero escrever sobre a fase em que eles já estão crescidinhos, a fase da escola, até a pré-adolescência/adolescência.......que por sinal é a fase em que estou passando agora. Para mim, é mais difícil que a fase dos pequerruchos. A partir de agora é preciso lidar com o desapego, é preciso estar cada vez mais atento, dando limites e liberdade com responsabilidade.....não é uma tarefa nada fácil, mas tem que ser feita......


Vamos por partes:

A Fase pré-escolar e  da Educação infantil

- Seu filho já não é mais um bebê, já está mais crescidinho, mas mesmo assim vc continuará tendo que protejê-lo, fornecendo educação, limites, estímulos e tudo que ele necessitar. Um primeiro desafio é escolher a escola que ele vai estudar. -De preferência devemos escolher uma que tenha uma filosofia parecida com os valores que temos em casa. Se sua família é mais despojada, sem muitas regras, uma escola conservadora não é uma boa, assim como o inverso. A proximidade de casa é um ponto importante, mas nem sempre a escola mais perto é a que "combina" mais com seu filho. E nem sempre a escola que é boa para um dos filhos será também para o segundo ou terceiro filho. Mais uma vez, você vai ter que ter trabalho....imagina ter que levar cada filho para uma escola? e a logística????? É, faz parte, quem tem filho tem que estar disposto a ter trabalho, a participar, não tem outra saída, senão você paga a conta mais para frente, sem dúvida uma hora ela chega........
-Oferecer atividades extras que estimulem outras capacidades é importante, mas sem sobrecarregar os coitadinhos........ conversar, brincar, jogar, rir, abraçar, brigar, nortear.... quanta coisa....e às vezes só conseguimos fazer isso a noite, depois de chegar de um dia pauleira.....mas faça, arrume um tempinho....ouça o que o seu filho tem para te contar, fique amiga (o) das mães e pais dos amigos dele, chame a turminha dele para brincar na sua casa....CRIE VÍNCULOS e faça seu filho gostar da casa e da família dele!!!!

- Quanto à vida escolar..... eu não faço lição com meu filho !!!!...já tenho muitas coisas para resolver, e esse é um problema dele......no máximo ajudo com alguma dúvida. Não controlo provas, lições, nem nada....acho que desde cedo eles devem criar uma organização, aprender a cumprir com seus pequenos compromissos. Se não fizerem o transtorno será deles. E essas frustrações são aprendizado importantíssimo. Não faça a lição para o seu filho....ele é capaz e você tem que falar isso para ele......dessa maneira estamos dando confiança e segurança para ele. Se  a mochila não estiver perfeita, toda arrumadinha do jeito que você gosta não tem problema, a mochila é dele e ele deve aprender a organizá-la. Logico que algumas crianças tem mais dificuldade, daí os pais precisam ajudar, mas não fazendo por eles, mas sim, mostrando alternativas para eles próprios fazerem. Muitas vezes fazer pelo filho é mais fácil...fica tudo arrumado e não dá mais trabalho.....mas ele não aprende e vai depender de você por muito tempo....a longo prazo dá mais trabalho, pense nisso........

Pré adolescência e adolescência:
Essa fase é para mim a mais complicada......é aqui que começamos a trabalhar o desapego. Você vai começar a ser deixada (o) para segundo plano. A sua opinião não será mais a primeira, muito menos a mais importante....ai que difícil!!!! Sua criança está deixando de ser criança....ela cada vez mais tem vontades próprias. E isso não é muito bom????? Comece a treinar a ser cada vez mais desnecessária (o).....e se isso acontecer é porque você está fazendo um bom trabalho.

Já imaginou sua filha menstruando e seu filho se masturbando? Não? mas tem que imaginar, e de preferência falar uma pouco antes com ele sobre esses assuntos. Normalmente entre 11 e 12 anos isso vai acontecer e o ideal é que você tenha papos abertos com ele. Na nossa época era difícil isso acontecer, nossos pais não tinham preparo para isso. Mas nós temos e nossos filhos se beneficiam disso. Como é bom já ter uma ideia do que vai acontecer com o corpo da gente, não é? São tantas transformações físicas e comportamentais que muitas vezes o adolescente pode se sentir esquisito e ficar mais chato ainda rsrsrsrs converse com seu filho.....eu, pessoalmente acredito muito no diálogo e na liberdade de expressão dentro dos relacionamentos. Além disso esse papo tem que ver com saúde, com prevenção de doenças e uma gravidez indesejada. Hoje as escolas também trabalham isso, que bom!!!!




Na adolescência, quando teu filho te renegar, vc vai ter que aceitar e saber que isso faz parte, que ele quer encontrar seu próprio mundo, acreditando nas suas próprias vontades, lógico que sempre te respeitando......isso você deve exigir !!! Ele vai fazer coisas que você não concorda, colocar roupas estranhas, ouvir músicas esquisitas, que vc não suporta, mas vai deixar que ele ouça, afinal quem tem que gostar é ele, não é? Nunca coloque suas expectativas frustradas ou seus planos perfeitos no seu filho. Suas expectativas e planos devem ser feitos para VOCÊ. Para ele dê somente segurança para tomar decisões equilibradas, que estejam de acordo com os desejos DELE. E exija respeito....você é amiga (o) dele, mas é pai/mãe,  diferente dos amigos da escola...então ele te deve respeito e satisfação


Não quero aqui dizer que minha maneira de educar ou de encarar a educação de um filho é a receita perfeita, correta, só quero, como sempre aqui no blog, compartilhar minhas experiências e minha maneira de ver o mundo....pode ser que daqui uns anos eu mesma discorde de tudo o que eu escrevi, mas agora é isso que eu acho. Quanto menos preconceito e mais respeito tivermos, mais fácil será o mundo para nossos filhos.......

Boa semana a todos!!!!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Crianças Estressadas

Continuando na linha sobre os prazeres, dificuldades e sobre a REALIDADE da maternidade resolvi falar um pouquinho hoje sobre um assunto que sempre me incomodou, contra o qual eu sempre lutei e que a cada dia percebo que está mais comum: O excesso de atividades das crianças de hoje em dia.

Recebi um texto muito interessante via Facebook, que falava justamente disso e tive vontade de escrever, com minhas palavras sobre o que eu acho disso....tenho certeza que muitas pessoas concordam comigo, como também tenho certeza que a maioria discorda rsrsrrssr mas como sempre, o que vale é o debate e a busca pela reflexão.

Para começar vamos montar um cenário realístico sobre algumas das exigências básicas para uma criança de hoje. Vejam o que elas PRECISAM saber, senão estarão, coitadinhas, condenadas a serem excluídas desse mundo maravilhosamente competitivo e enlouquecedor:

- falar inglês e português logo no jardim da infância. Tão logo seja possível o ideal seria matriculá-la numa escola de Mandarim, afinal a China está dominando o Mundo e seu filho não pode ficar para trás, senão o vizinho ou o coleguinha de sala chega primeiro......;
- nadar os 4 estilos perfeitamente, pois somente ser capaz de nadar bem e não se afogar não é nenhum pouco suficiente;
- se for menino precisa também fazer, futebol, judô, tênis, pois são esportes fundamentais, já que fazem com que ele aprenda a se defender, trabalhar em equipe, além de já desde cedo incentivar a competição;
- se for menina TEM que fazer balé, ginástica olímpica ou outra atividade mais graciosa, senão as amiguinhas que fazem vão deixar sua filha para escanteio. E olha que as meninas tem o dom de fazer panelinhas e eliminar as que não se enquadram com uma facilidade incrível, então é melhor fazer com que sua filha entre no padrão para evitar constrangimentos;
- não esqueça de matricular seu filho no Kumon, na robótica, nos cursos preparatórios para as Olimpíadas de matemática, pois isso fará com que ele tenha um raciocínio rápido, deixando-o apto a entrar nas melhores faculdades.
- Se sobrar um tempinho, pelo menos uma vez por semana ainda dá para aprender guitarra, piano ou violão, afinal a música desenvolve o cérebro

Somando a todas essas atividades o período em que a criança fica na escola, não sobra muito tempo para conversar, brincar e não fazer nada, não é? Mas para que deixar tempo livre? Cabeça vazia oficina do Diabo, não é??

CLARO QUE NÃO !!!!!! Onde fica o prazer, a alegria de poder brincar, a alegria de viver um pouco no Mundo do Faz de Conta, que só uma criança é capaz de viver?
Estamos tornando nossas crianças uns robozinhos, umas máquinas que estão sendo preparadas para enfrentar um Mundo Competitivo e Cruel. É isso que você quer para o seu filho?

Pense bem quantas vezes por semana você consegue buscar seu filho na escola, para ver a carinha dele saindo da sala, para ver se ele está feliz, para conversar um pouquinho com ele? Eu sei que muitas vezes isso é difícil porque temos que trabalhar para dar tudo que ele precisa. Não é fácil.

Mas será que tudo que ele precisa vem do seu esforço no trabalho? Vem do quanto você consegue ganhar para pagar a melhor escola e os melhores cursos? A atenção, o diálogo, o bate-papo descontraído, as risadas, isso tudo vale MUITO e é de graça, veja só!!!!
Não é a escola que vai formar seu filho, é você!!! A melhor escola do mundo vai dar muita informação para o seu filho, mas a Educação, os valores, quem vai dar é você!!!! E a melhor escola do mundo para o meu filho, pode ser a pior do mundo para o seu, pois não existe receita de bolo, cada criança é única e isso precisa ser levado em conta quando se faz uma agenda de atividades para ela.

As crianças tem uma capacidade enorme de aprendizado e isso deve ser estimulado sim. Não estou querendo dizer que a criança deva ficar o tempo inteiro brincando, nem que você precise estar o tempo todo à disposição dela. É preciso bom-senso. Nem tanta brincadeira nem tanta atividade formal. Faça um equilíbrio e tente achar uma maneira, dentro das suas possibilidades, para interagir com seu filho. Se você não pode buscá-lo na escola todo dia, não tem problema, tente levá-lo de manhã, ou marque um dia da semana para buscá-lo e depois saiam juntos para almoçar, para bater papo.  Senão tente participar de alguma atividade num clube, vão juntos assistir cinema, futebol, enfim, qualquer momento de descontração e cumplicidade........

Procure prestar atenção quais atividades são realmente essenciais para o seu filho, quais ele tem mais habilidade, quais ele faz com prazer. Converse com ele e não espere para ele o que VOCÊ acha que é o melhor. O melhor é criar seu filho com segurança, confiança e amor, pois com esses 3 ingredientes ele conseguirá construir um futuro brilhante, seja como primeiro colocado da melhor faculdade (se ele quiser) ou como mais um numa faculdade mais ou menos, mas com VONTADE, com alegria, com Naturalidade, pois na verdade é isso que importa.

Um abraço