domingo, 24 de novembro de 2013

Terceiro Trimestre de Gestação

Olá pessoal,
faz um tempo que ando em falta com o blog. Já entrei no último trimestre de gestação, então vou aproveitar para postar assuntos relacionados a esse período.

Para começar vou dar uma resumida nos principais acontecimentos desse período, depois, vamos aos poucos colocando exercícios em forma de fotos explicativas e vídeos para vocês acompanharem.

 
barrigão de 7 meses

Terceiro trimestre

 
No último trimestre de gestação o bebê está crescendo como um todo e há a finalização do desenvolvimento de alguns órgãos. Veja algumas mudanças muito comuns:
            - A compressão da bexiga pelo útero pode fazer com que a grávida tenha que urinar mais vezes ao dia e durante a noite.
            - O aumento de peso é maior nessa fase e a grávida deve tomar cuidado para não engordar demais. O aumento de peso deve ser proporcional ao peso da mulher antes de engravidar, ou seja, as mulheres que estavam acima do peso devem engordar menos que aquelas que estavam abaixo ou nos índices normais. Aquela história de que a grávida deve comer por dois é ultrapassada. Controlar o ganho de peso é muito importante tanto para a mãe como para o bebê!!! 
            - O inchaço nas pernas, mãos e rosto é muito comum. Algumas grávidas chegam a apresentar a síndrome do túnel do carpo, que é uma alteração na sensibilidade das mãos causada pelo edema, que comprime os nervos da região do punho. O exercício leve bem orientado, o uso de meias elásticas, a drenagem linfática e uma dieta com pouco sal  são as melhores indicações para aliviar esses incômodos.
            - A posição deitada de barriga para cima deve ser evitada por períodos prolongados porque nela o útero comprime a veia cava e dificulta que o sangue retorne do corpo para o coração, o que pode causar tonturas, calafrios e até desmaio. Caso a grávida sinta-se mal nessa posição, o ideal é deitar imediatamente virada para o lado esquerdo até melhorar, já que essa posição vai facilitar a circulação.
           - No final da gestação a grávida apresenta dificuldade para dormir que pode ser acompanhada  de falta de ar. Isso pode ser aliviado com o uso de travesseiros para elevar o tronco ao deitar-se, conforme a figura abaixo:
travesseiros atrás do tronco e embaixo das pernas para elevá-las
 
Outra boa posição para dormir é de lado. Para ficar mais confortável a grávida pode também usar travesseiros e almofadas para melhorar o conforto. Veja algumas opções abaixo:
 
De lado com apoio na cervical e na barriga

De lado com apoio cervical, barriga e entre as pernas
 
 
                     - os desconfortos com a digestão podem voltar nessa fase, com mais tendência à azia. Procure comer em menor quantidade, mais vezes ao dia, alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e com pouca gordura, açúcar e sal.
 
Por enquanto é só, mas aguardem novidades nos próximos dias. Qualquer dúvida em especial me mandem por email que eu coloco aqui no Blog!!!
 
abraços