segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LANCHEIRA DE FILHO - O QUE COLOCAR???

Olá pessoal,
fiquei pensando esses dias num post diferente, mas ao mesmo tempo útil, prático, com dicas boas para o dia-a-dia. Não sou nutricionista, mas adoro ler e entender sobre alimentação e lógico que também saborear comidinhas saudáveis. E procuro inserir essa prática na minha casa. Gosto de preparar jantares saudáveis e sempre que dá falo um pouquinho disso com meu filho, meu marido, e até com minha funcionária.


Hoje em dia é tão fácil estar bem informado sobre esses assuntos...só não leva vida saudável quem não quer, não é mesmo?

Grande parte das crianças fica muitas horas do dia na escola. Então é importante que durante o período que estão lá tenham também uma alimentação equilibrada. Felizmente as lanchonetes estão cada vez mais conscientes e acabam não oferecendo frituras e refrigerantes. Na minha época eu me lembro de comer coxinha e tomar uma mistura que chamávamos de "farmácia", que eram todos os sabores de refri de máquina misturados num mesmo copo (uiiiii)...e eu adorava rsrsrrsrs

Resolvi colocar aqui dicas para fazer uma lancheira saudável para os filhos. E é importante que além de saudável ela também seja saborosa, apetitosa, senão seu filho vai "roubar" o lanche mais gostoso do amiguinho, não é?

Acho que devemos sempre pensar em colocar algum ingrediente de cada grupo alimentar, e aqui vão algumas opções para podermos variar durante os 5 dias da semana, e lógico, dependendo do gosto da criança:

1) Carboidratos:
-cookies de aveia (com passas, banana e canela, maçã e canela),
-bisnaguinha integral com peito de peru e queijo branco, ou com geléia (tem uma francesa, que é sem açúcar e é deliciosa, de vários sabores: laranja, morango, frutas vermelhas, abricot...)
-biscoito integral (daqueles de pacotinho, que já vem na medida certa)
-bolinho de cenoura, laranja, maçã, banana ( se for feito em casa, melhor ainda, porque dá para diminuir a quanbtidade de açúcar e gordura!!!) as crianças adoram e tem vitaminas

2) Frutas ou legumes:
Sempre coloco fruta na lancheira, mas precisa ser fruta prática, de preferência já lavada e picada, bem acondicionada, e não daquelas que amolecem. Ótimas opções são:
-uva sem caroço (tem da verdinha e da vermelhinha)
-morango (só compro orgânico, pq normalmente essa fruta tem muuuuito agrotóxico)
-maçã (aquela fuji, azedinha e pequenina, que pode ser levada inteira, costuma fazer mais sucesso entre as crianças)
-banana
-kiwi  e melão firmes picadinhos
-cenoura descascada e cortada em tiras, ou as baby carrots que já vem prontas
-tomatinho cereja
- pepino japonês cortado em tiras com casca

3) Bebida
- sucos: eu costumo escolher essa opção, pq é a que meu filho mais gosta. Mando os prontos mesmo, pela praticidade, mas procuro verificar os rótulos e só compro os que não contém açúcar nem conservantes.
-água de coco: também ótima opção. Nos dias que as crianças fazem educação física ou algum esporte extra na escola ajuda a hidratar;
- achocolatados: são boa opção, mas cuidado com o excesso de açúcar que os prontos contém. Quando eu mando, procuro preparar em casa mesmo e mando uma garrafinha térmica, sem adicionar açúcar
-iogurtes

É isso aí pessoal. Os bons hábitos começam em casa. Num mundo cheio de guloseimas e atrativos comestíveis é importante nos preocuparmos com a saúde desde a infância. Para que nossos filhos não sejam obesos temos que dar exemplo e colaborar para que eles tenham acesso, entendam a importância e gostem da alimentação saudável, que pode sim ser muito saborosa!!!!

Boa semana a todos :)

Um comentário:

  1. Artigo muito bom e oportuno!
    Serve para os mais crescidinhos também!... Pode ser uma lancheirinha para levar para o serviço??
    Por que não, não é mesmo??

    ResponderExcluir