sexta-feira, 16 de março de 2012

Qual exercício fazer na menopausa?

Aqui vão algumas informações tiradas de um estudo publicado recentemente na revista científica J Midlife Health. Fala das evidências científicas sobre os benefícios e recomendações para atividade física na menopausa.

Como há um número significativo de mulheres entrando na menopausa ou já na fase pós menopausa, é muito importante que se saiba como planejar um programa integral de saúde para estas mulheres, incluindo modificações de estilo de vida. E o exercício, como em quase todas as situações relacionadas à melhora da saúde, é uma parte integrante dessa estratégia. Os benefícios são muitos. Os autores do estudo listam como o mais importante a manutenção da massa muscular, que consequentemente promove manutenção também da  massa óssea e força.  
O programa de exercícios ideal para mulheres na menopausa e pós-menopausa deve incluir o exercício de endurance (aeróbicos), exercícios de força (musculação e ginástica localizada, por exemplo) e exercícios de equilíbrio (trabalhados em aulas de ioga, pilates, ou mesmo em sessões específicas de fisioterapia). 
A quantidade ideal é de 2 horas e 30 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, que pode ser fracionada nos dias da semana. Se você faz 5 vezes por semana, 30 minutos cada dia será suficiente. 
Toda mulher deve estar ciente de sua faixa de frequência cardíaca alvo e deve controlar a intensidade do exercício. Se você não tem medidor, use o teste da conversa, ou seja, você deve ser capaz de falar uma frase, sem perder o fôlego enquanto caminha, mas cuidado para não fazer leve demais, pois o exercício deve ser moderado.  
Outros exercícios de técnicas como ioga, tai chi etc., que contenham práticas de respiração e alongamento podem ajudar a reduzir o stress e sintomas relacionados com a menopausa.  
Exercícios para mulheres com osteoporose não devem ser de alto impacto (com saltos e muita corrida, por exemplo), e deve-se evitar atividades em que a queda é provável, evitando fraturas em situações em que o osso já é frágil (osteoporose).  
O papel do exercício para diminuir as ondas de calor, no entanto, continua inconclusivo.  

Concluindo: Exercitar-se no período pós-menopausa é o único aspecto incontestável e benéfico de modificação de estilo de vida e deve ser escolhido por todas !!!!!


Se você está na menopausa ou já passou dela e não faz nenhum exercício, procure primeiro seu médico, para fazer um check-up e verificar sua condição cardíaca, óssea e pulmonar. Depois procure um profissional competente e comece logo a se exercitar, pois nunca é tarde para começar e os benefícios sempre chegam e te fazem sentir melhor.


Um abraço



Para quem quiser saber mais aqui vai a referência do artigo:
J Midlife Health. 2011 Jul ;2(2):51-6. Exercise beyond menopause: Dos and Don'ts.

Um comentário:

  1. Para contribuir e complementar, passo o link para os artigos:
    "Você já ouvir falar em Yoga Terapia Hormonal?": http://www.mulhersaudavel.com.br/index.php?id=31&setor=4
    "Elas se renovam com Yoga Terapia Hormonal": http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2012/01/elas-se-renovam-com-o-yoga-terapia.html

    ResponderExcluir