domingo, 31 de março de 2013

A Mulher de Hoje

Hoje é o último dia do mês de março, o último dia do mês da Mulher. Li tantas reportagens e artigos sobre a Mulher esse mês que acabei fazendo um resumo geral na minha cabeça, refletindo muito sobre nossa condição.      

O assunto mais falado é a sobrecarga de funções. A mulher começou a trabalhar, a ganhar independência  e está sobrecarregada, pois além de trabalhar fora e muitas vezes prover o sustento familiar, ainda faz as outras tarefas de sempre: cuidar da casa, dos filhos, do marido, do supermercado, do papagaio, do cachorro etc, etc., etc.


Será que a mulher se estrepou por ter assumido mais responsabilidades? Ouço muita gente falando isso, que a mulher estava numa situação confortável, e que agora, com a independência, ela passou a somente ter mais problemas e preocupações para resolver.

Eu DEFINITIVAMENTE não concordo. A mulher não somente acumulou tarefas......ela acumulou conhecimento, liberdade de escolha, respeito, admiração e realização pessoal. Lógico que com tudo isso vem junto um pacote de responsabilidades e problemas, como toda transformação. As primeiras gerações das mudanças são sempre as que mais sofrem, pois são as desbravadoras, as que encaram o problema de frente, e que, consequentemente tem mais obstáculos no caminho.



Concordo que as mulheres ainda estão em desvantagem, mas acredito que esse panorama tende a melhorar gradativamente, e também acho que mude dependendo da mudança de atitude das próprias mulheres (mais uma vez!!)

Acho que cabe a nós, mulheres, tentar recuperar o equilíbrio nas tarefas, e, sutilmente, mostrar aos nossos Homens que eles também podem participar de atividades antigamente exclusivas do sexo feminino, como a educação dos filhos, a organização da casa, da alimentação etc. Muitos homens atuais, modernos e inteligentes já estão modificando o comportamento, e isso, com certeza só tende a melhorar.

Ao invés de reclamar do marido que não ajuda, tente conversar e inserí-lo na rotina da casa....mesmo que no início seja para poucas coisas, com o tempo tudo muda, e lembre-se, você vai estar dando exemplo para uma nova geração que vem aí, e que cada vez mais será diferente.



Nunca a independência da Mulher poderá ter sido ruim, desvantajosa. Hoje, a mulher independente escolhe com quem viver, como viver. Compartilha a educação com o marido, que não é o seu senhor, mas sim seu Companheiro...isso sim vale a pena, mesmo que com dificuldades.




Deixo aqui meus parabéns e minha admiração a todas as mulheres, que com muito trabalho e dedicação tentam equilibrar tantas tarefas brilhantemente!!!!

E para fechar uma bela letra do Gilberto Gil, mostrando a força do Feminino:


Super-Homem, a Canção

Gilberto Gil

Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver
Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher


Um abraço,
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário