quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como evitar a pressão alta

Pessoal, tirei um artigo do Blog do Luis Fernando Correia, da CBN, com uma dica bem legal para evitar hipertensão...quem quiser ler, segue na íntegra:

Pressão alta. O que você pode fazer para evitar


"A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, é uma das doenças crônicas mais comuns na sociedade. Se não evitada ou tratada adequadamente pode levar a complicações importantes como infartos do coração e insuficiência renal.
Uma pesquisa publicada hoje na revista Journal of American Medical Association aponta que 6 fatores comportamentais podem ser responsáveis por 78% de diminuição na aparecimento da pressão alta para mulheres.
Os dados vem de um estudo que acompanhou por mais de 14 anos um grupo com 80 mil mulheres de 27 a 44 anos de idade. Todas participantes eram saudáveis quando entravam no estudo o que permitiu a identificação das doenças a medida em que apareciam.
O aparecimento da hipertensão depende de fatores de risco modificáveis e outros como raça, sexo, história familiar de hipertensão e uso de contraceptivos orais.
A lista de fatores modificáveis inclui: Índice de massa corporal, não seguir as recomendações dietéticas para evitar a hipertensão, o uso freqüente de analgésicos, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e não consumir a quantidade recomendada de ácido Fólico por dia.
O fator mais importante dentre esses foi o Índice de Massa Corporal, o controle do peso responde pela metade dos casos de pressão alta na sociedade.
Mulheres obesas, ou seja, com IMC acima de 25 tem 48% mais chance de ter hipertensão.
Os outros fatores respondem por aumentos menores do risco. Para cada fator evitado menor o risco de se apresentar a hipertensão.
Se todos os 6 fatores puderem ser controlados, o que acontecia com cerca de 0,3% do grupo estudado, o risco pode ser diminuído em 78%.
Além de controlar o peso as mulheres que desejam evitar a pressão alta devem:
Evitar o uso de analgésicos frequentemente, ou seja, mais de uma vez por semana. Isso pode diminuir em 17% o risco.
Não seguir as recomendações de uma dieta saudável para o coração, com pouco sal e consumir muitas frutas e vegetais, pode cortar em 14% o risco (essa parte eu não entendi, deve estar escrito errado, acho que deve ser SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES.....vou verificar e posto mais tarde......se alguém descobrir antes avisa, ok???)
Fazer 30 minutos de exercícios vigorosos todos os dias pode evitar 14% dos casos de hipertensão.
O consumo de mais de um drinque por dia é responsável por 10% do risco de pressão alta.
Por último as mulheres devem consumir pelo menos 400 mg de ácido fólico todos os dias e diminuir seu risco em 4%.
Apesar de difícil, quanto mais fatores de risco forem controlados, menos casos de hipertensão.
O estudo mostra que esses fatores dependem de decisão pessoal mas também podem ser influenciados por políticas públicas.
A existência de áreas que favoreçam a prática de exercícios, legislação que controle o processamento de alimentos, como o uso de gorduras trans, por exemplo, podem ajudar.
Isso aponta para uma combinação entre ações públicas e privadas. As doenças cardiovasculares consomem uma parte substancial dos recursos gastos em saúde e cortam anos de vida das pessoas. Se cuide."

fonte: http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/luisfernandocorreia/

Abs a todos
Juliana

2 comentários:

  1. Acabei de entrar no site do Journal e pelo que li, quem tem dieta rica em sal etc é quem tem maior risco...eles usam uma tabela com score para tipo de alimentação......

    ResponderExcluir