domingo, 9 de outubro de 2011

Obesidade na Adolescência e tão prejudicial quanto o fumo!!!


Não é nenhuma novidade que os hábitos de vida vem piorando nas últimas décadas. Menos exercícios e mais alimentos industrializados são a realidade de milhares de pessoas. Infelizmente esses hábitos vão sendo transferidos de pais para filhos, e vemos atualmente um grande número de crianças e adolescentes com excesso de peso e até mesmo obesidade. 

Eu me preocupo muito com essas questões e acho que até sou um pouco chata em minha casa, mas ainda prefiro ser chata e oferecer um bom exemplo do que ser "legal" e deixar uma herança de hábitos ruins para meu filho.

Zapeando pela internet encontrei esse estudo, publicado pela BBC, vejam só:


 

 

Obesidade na adolescência é tão prejudicial quanto fumo, diz estudo

Um estudo realizado na Suécia indica que ser obeso na adolescência aumenta o risco de morte prematura tanto quanto fumar.
A pesquisa do Instituto Karolinska, divulgada nesta quarta-feira na publicação científica British Medical Journal, usou dados de 45.920 homens que foram submetidos a exames médicos obrigatórios ao se alistarem no serviço militar, quando tinham idades entre 16 e 19 anos.
Seus índices de massa corpórea (IMC) e seus hábitos de fumar foram anotados, e eles foram acompanhados por, em média, 38 anos. Neste período, 2.897 deles morreram.
Os cientistas concluíram que o número de mortes prematuras na idade adulta dos jovens com peso normal que fumavam mais do que dez cigarros por dia foi o mesmo de não-fumantes obesos.
Saúde pública
Os pesquisadores dizem que jovens obesos fumantes correm mais riscos - na pesquisa, eles mostraram ter cinco vezes mais chances de morrer prematuramente na idade adulta do que não-fumantes com peso normal.
Além disso, o estudo mostrou que adolescentes obesos têm o dobro das chances de morte prematura do que jovens com peso normal.
O risco aumenta em 30% em adolescentes com excesso de peso, mas não obesos.
Segundo os estudiosos, a incidência de mortes foi menor entre os homens com peso normal e maior entre os que eram obesos na adolescência.
Eles descobriram ainda que os participantes com peso abaixo do normal não apresentavam risco alterado de morte prematura, independentemente de fumarem ou não. Já aqueles que tinham o peso muito abaixo do normal tinham as mesmas chances de sofrer morte prematura do que os que tinham excesso de peso.
Martin Neovius, coordenador da pesquisa, afirmou ainda que os jovens que fumam até dez cigarros por dia têm até 30% mais chances de ter morte prematura.
"As descobertas indicam que o excesso de peso, a obesidade e o fumo entre os adolescentes continuam sendo alvos importantes de iniciativas de saúde pública", afirmou o médico.

Então pessoal, está na cara que os maus hábitos vão trazer problemas no futuro. Aqueles que já são pais devem se preocupar em dar exemplo, em promover um ambiente saudável em casa, afinal educação é um conjunto de ações, pautadas no exemplo que nós mesmos damos e que fazem muita diferença na atitude que nossos filhos terão na vida!!!!

Que tal 2 mudanças básicas para começar?
  • Menos fast food e mais alimentos processados em casa. 

  • Menos TV e mais atividades recreativas fora de casa, nos parques etc...pensem nisso !!!
Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário