sábado, 1 de outubro de 2011

CASA

Olá a todos,
acabei de ler um post no FB da minha amiga Deinha e resolvi compartilhar aqui, porque adorei e estava pensando nesse assunto mesmo esses dias.

As vezes lemos revistas de decoração, suplementos de arquitetura e vemos aquelas casas MARAVILHOSAS, sem nada fora do lugar, impecáveis....dá uma vontade de ter uma igual, não dá? Então, eu adoro essas revistas, para tirar ideias, ver o trabalho incrível dos profissionais e etc.......

Mas eu não consigo para mim.......minha casa tem móveis antigos misturados com novos, tem brinquedos do meu filho na mesa de centro da sala, tem violão encostado na parede, tem objetos que eu tenho e que depois de muitos anos ainda não sei bem onde vou colocar e fico trocando, sem nunca achar que ficou perfeito rsrsrsr
Mas sabe de uma coisa, não vai ficar perfeito, porque eu não quero casa de revista....quero casa com história: com a mesa restaurada que foi do casamento dos meus pais, as mini-louças que minha bisavó brincava enfeitando minha cristaleira, o quadro lindo que ganhei da avó do meu marido, o vaso da outra avó, a cadeira que minha sogra deu de 'herança" para o meu filho...tudo misturado mesmo.....no final fica muito legal...eu chego em casa e acho uma delícia, adoro o cheirinho da minha casa, adoro a simplicidade e o aconchego.

A ideia de escrever o post foi porque li o texto abaixo no FB da minha amiga, vale a pena:


CASA ARRUMADA

Carlos Drummond de Andrade

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação

e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas…
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida…

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso,

pelo abuso das refeições fartas,

que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra

e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma

pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…
E reconhecer nela o seu lugar.
É isso aí pessoal.........
Vocês não acham também que menos é mais e que a simplicidade é a atitude mais elegante que alguém pode ter ? Porque o que vale é o que somos, é a nossa história, e não o que temos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário