quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tecnologia - Bom ou Ruim?

Bom dia a todos!!! 

Ando devagar com os posts pois tenho alguns trabalhos para finalizar e, como a maior parte das pessoas, o tempo é escasso.


Estive pensando muito justamente sobre essa falta de tempo esses dias, então resolvi postar um desabafo/reflexão a respeito do uso da tecnologia que acaba por "roubar" muito do nosso tempo.

Não quero aqui criticar o uso de smartphones, internet, sites de relacionamento etc., porque eu uso, inclusive esse blog só existe por causa dessa avalanche tecnológica, que tanto colabora para a troca de informações e conhecimentos. O que seria de mim sem o google para fazer pesquisas a jato? Acho que hoje ninguém vive sem o Google, não é?

A questão é: quanto tempo perdemos por dia para tratar de assuntos do facebook? quanta paisagem ou quantos detalhes deixamos de olhar/escutar/sentir à nossa volta porque estamos totalmente ligados no Iphone ou no Blackberry?

Nesses dias que estou com muitas tarefas para fazer e projetos para finalizar percebi que não é que eu não tenho tempo, mas sim que uso meu tempo errado, que fico  conectada demais o tempo todo. Ficamos conectados quase que 24 horas por dia, é isso mesmo: 24 horas por dia!!!!! porque quando chega email de noite, se o celular está perto da cama e  apita a gente acaba despertando, não é?

Essa conexão em excesso não faz bem, pois não descansamos a mente nenhum pouco. Tem gente que fala no celular na aula de ioga, no cinema, na reunião da escola, no meio de um bate papo super legal com amigos. Não vou dizer que sou muito diferente, pelo contrário, confesso que estou cada vez mais viciada nesses apetrechos, mas consciente que preciso me policiar para encontrar os limites saudáveis.

Acabei de ler no FB de uma amiga, que através da rede social ela conseguiu se aproximar de pessoas que estavam distantes, mas que ao mesmo tempo ela se afasta das que estão próximas.....é verdade, essa revolução da comunicação é incrível, mas ao mesmo tempo é "alienadora".

Então meus queridos, como tudo na vida, LIMITE é a chave. Vamos usar sim a internet, o facebook, o twitter etc. para disseminar ideias boas, para criticar coisas ruins e colocar o povo para pensar......mas vamos também impor limites para nós mesmos em relação à quantidade e à maneira como vamos usar essas ferramentas.

Que tal deixar o celular longe da mesa durante as refeições? que tal deixá-lo na bolsa durante aquele bate papo com os amigos queridos? que tal reparar mais no ambiente à nossa volta ao inves de tantos SMSs?

É isso aí gente, para pensar :)

abs

Juliana











Nenhum comentário:

Postar um comentário