terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Fantasma da Menopausa. Será que ele existe mesmo?

Faz tempo que tenho vontade de escrever sobre o tema MENOPAUSA, que faz parte de uma área em que atuo muito, a Saúde da Mulher. Daí minha tia Rosana me pediu e resolvi colocar no papel, ou melhor, no blog.

Quando falamos em Menopausa logo pensamos em aspectos negativos: mal-estar, perda de vitalidade, envelhecimento e etc.

Então a menopausa nos chega com essa imagem negativa, como se ela fosse sinônimo de envelhecimento e perda da juventude e as mulheres sofrem por antecipação, como se o fim estivesse próximo e elas estivessem fadadas a sofrer e perder toda sua viçosidade e energia.

A boa notícia é que as coisas não são tão ruins assim como se diz por aí. O primeiro passo é entender o processo e aceitar que essa é uma fase da vida, assim como foi a adolescência e a juventude.

O QUE ACONTECE COM O CORPO?
Por volta dos 45 até os 60 anos a mulher entra no climatério, que é a fase que precede a menopausa. Nesse período os ovários vão parando de produzir estrógeno e progesterona gradualmente e a mulher vai parando de ovular, ou seja, não pode mais se reproduzir.
A mulher percebe que está chegando nessa fase quando as menstruações vão ficando irregulares, mais espaçadas, até que num determinado momento elas cessam.
Em algumas mulheres essa fase passa despercebida, sem grandes sintomas, mas em outras podem haver alguns incômodos, como:

  • ondas de calor e sudorese noturna (que tendem a diminuir com o passar dos anos)
  • irritabilidade, depressão
  • secura vaginal e dor durante as relações sexuais
  • diminuição da libido
  • aumento de peso
POR QUE?

Essas alterações no corpo da mulher acontecem principalmente pela diminuição do estrógeno. A falta desse hormônio provoca piora no aspecto da pele, aumento de peso, deixa a mulher mais suscetível a problemas cardíacos pelo aumento do colesterol e dificulta a fixação do cálcio nos ossos, favorecendo a osteoporose.

O QUE FAZER?
Tendo em vista que a menopausa é uma fase da vida da mulher, podemos concluir que é um processo natural e não há como interferir. Será????? Mas todo mundo já sabe que a população está envelhecendo e vivendo cada vez mais, e que, acima de tudo não queremos envelhecer mal, sem qualidade. Quando presentes. os sintomas e reflexos da menopausa são ruins, atrapalham a qualidade de vida, então devemos tentar minimizá-los, para vivermos bem e felizes, respeitando as limitações, claro.

COMO TRATAR?
Se o que causa a menopausa e seus sintomas é a diminuição da taxa hormonal, logicamente o primeiro tratamento proposto será a reposição, que precisa ser bem indicada e individualizada. Para isso nada como encontrar um bom ginecologista, que saiba avaliá-la e indicar o melhor tratamento. Existem várias formas de fazer a reposição. Via comprimidos, injeções, adesivos, cremes vaginais, enfim, várias possibilidades para tentar individualizar ao máximo a indicação.

FORA OS HORMÔNIOS O QUE FAZER ?
Algumas pessoas tem contra-indicações para o uso da terapia hormonal. Mas isso não significa que elas não terão tratamento.
Algumas medidas são importantes e ajudam a minimizar os desconfortos:
  • evitar o aumento de peso diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos, doces e sódio. Dê preferência a alimentos naturais, ricos em fibras, cálcio e nutrientes. Se for o caso consulte um nutricionista para adequar a sua dieta a essa fase. Aliás, acho essa ideia ótima!!!!
  • Se é sedentária inclua urgentemente uma atividade física na sua vida!!!! Dê preferência àquelas com impacto leve (caminhada, por exemplo) ou carga (musculação e pilates, por exemplo), porque além de fazerem vc manter ou perder peso, ainda são importantes para a manutenção da massa óssea.
  • se você fuma, pense seriamente em parar....e não vou listar aqui os porquês senão vou precisar de 2 páginas do Blog :)
  • não há comprovação científica de que terapias alternativas ajudem a melhorar os sintomas da menopausa, mas eu, pessoalmente, acho que se elas te fizerem bem, te proporcinarem bem-estar, melhora do humor e da auto-confiança você DEVE fazer e nenhuma pesquisa precisa comprovar o porque. Nem tudo na vida precisa ser cientificamente comprovado, não é?
  • outra dica que eu acho que vale muito experimentar para quem nunca fez: PSICOTERAPIA. Os hormônios e atitudes podem melhorar muito a qualidade de vida, mas a cabeça da gente é peça-chave e precisa ser trabalhada. Aceitar que o corpo mudou, que não é mais tão lindo e durinho como na juventude e aprender a enxergar os benefícios da maturidade são exercícios importantíssimos para que se viva bem.
Cada mulher, com sua história, seu corpo, seu jeito, sua personalidade é sempre BELA. Quando nova a beleza é fácil de se ver, é a beleza da pele, do cabelo, do brilho. Quando mãe  a beleza muda, a mulher é bela pela maternidade, pela entrega, cumplicidade e carinho. Quando mulher madura a pele não brilha tanto, as rugas aparecem, mas tem tanta beleza na auto-confiança, na tolerância e na paciência.......que a pele nem precisa mais tanto brilhar, não é?
E quando chega a velhice? Os cabelos não tem mais cor, a pele está fininha, a energia não é a mesma.....mas sempre há beleza. Há beleza na experiência, na história, na delicadeza e no amor que foi dado por toda a vida e que agora merece ser retribuído.  É belo quem tem uma vida com histórias para contar...é belo aquele que passou por vários obstáculos, caiu, quebrou, mas que se levantou e enfrentou a vida.


Cuide do seu corpo, da sua mente e da sua beleza, em todas as formas que ela pode existir....... A menopausa vai passar e você não vai nem perceber!!!!

Abraços
Juliana

Um comentário:

  1. Belo texto com palavras de carinho para todas as mulherem que passaram e estáo passando por mais essa fase!
    Sua dedicacão pelo que faz é também muito importante pra nós mulheres...parabéns!

    Obrigada, Tia Rô

    ResponderExcluir