sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O primeiro trimestre!!! Enjoada de enjoar.......

E aqui vamos nós para a primeira postagem do diário da gravidez. Como é o primeiro, vamos falar do início da gestação, do primeiro trimestre.
Esse é um período mais instável, quando a mulher vivencia a alegria (ou susto) de receber a notícia que um bebezinho vai crescer dentro dela, e que  muitas dúvidas aparecem.

A primeira pergunta é: e agora, o que vou fazer? a primeira iniciativa é ligar para seu obstetra de confiança ou pedir indicações para pessoas conhecidas, que tenham tido filho recentemente e que gostaram do atendimento recebido. Foi o que eu fiz!!! Apesar de já ter um filho e de trabalhar na área, eu fiquei ansiosa e cheia de dúvidas, como qualquer futura mamãe.

Na primeira consulta o obstetra vai te dar inúmeras informações, vai te acalmar e pedir muitos exames, entre eles o primeiro ultrassom!!!! Nesse US você vai conseguir ouvir o coração do seu bebê....... apesar de saber que tem uma vida lá dentro, você não sente quase nenhuma diferença, pois seu corpo não sofreu mudanças ainda, é como se não estivesse grávida....mas quando ouvir o coração, aí com certeza você vai se emocionar, não tem como ser diferente!!!!

Nesse período vale não abusar nos exercícios. tente manter uma rotina mais tranquila, ativa sim, mas sem exageros. Nesses exames iniciais é que seu obstetra te dará essas informações. è no primeiro trimestre que acontecem muitos abortos, então não custa nada manerar, não é?

Eu já estou no final desse período e vou compartilhar aqui um sintoma bem comum e que me incomodou muito.....os enjôos e vômitos. Não é nada fácil, eu admito. Na primeira gestação não sofri absolutamente com nada e até achava que algumas gestantes exageravam ao reclamar desse sintoma, mas paguei minha lingua. Da quarta à décima quarta semana eu não podia sentir cheiro algum, temperos, comida sendo preparada, desodorantes, perfumes e produtos de limpeza incomodavam insuportavelmente.


A alimentação foi muito difícil, pois a náusea tira toda a vontade de comer....nem água, que eu sou muito acostumada a tomar bastante eu não conseguia. O que me ajudava eram algumas coisas, mesmo assim, confesso que só um pouco:
  • comer a cada hora, ou no máximo a cada 2 horas, em pouca quantidade e de preferência frutas cítricas
  • mascar um chiclete americano de gengibre, próprio para náuseas (www.sea-band.com/gingergum): 
  • me falaram da pulseira anti-enjôo, mas para mim nãoi funcionou
  • tomava Dramim, que é usado há muito tempo, sem efeitos para o bebê. Para mim, ainda bem, não dava sono e me ajudava a poder trabalhar
  • e quando o negócio apertava, o maior alívio era vomitar mesmo, por incrível que pareça
  

Mas agora, com quase 16 semanas, tudo está ótimo!!! os enjôos passaram e vou começar a curtir de verdade a gestação. Mamães enjoadas, eu sei que vocês devem estar pensando que esse mal estar não vai passar nunca...eu também pensei muito isso....mas passa!!!!! E eu sempre acho que tudo tem um porque nessa nossa natureza perfeita.....com os enjôos acabamos evitando as porcarias, as gorduras, os alimentos pesados, será que não pode ser bom?????

até o próximo post.........

Um comentário:

  1. Ahhhh prof por isso a sra estava com uma balinha de gengibre neh !!!!!hehe Parabenssssss

    ResponderExcluir