Para tentar achar respostas para essas questões um grupo da Noruega resolveu fazer um trabalho científico com esse tema:
De 1999 a 2006, os investigadores recrutaram mulheres de um serviço especializado em atendimento a gestantes. Acompanharam mulheres desse grupo durante a gravidez.
Participaram do estudo 12,679 mulheres primíparas , que eram continentes antes da gestação.
Os dados foram obtidos a partir de questionários respondidos na décima quinta e trigésima semana gestacional e também 6 meses após o parto.
Ganho de peso superior a 50% durante as 15 primeiras semanas até a semana 30 foi fracamente associado com maior incidência de incontinência. E ganho de peso superior a 50% durante toda a gravidez não foi associado com aumento da prevalência de incontinência 6 meses pós-parto.
Para cada quilo de peso perdido a partir do nascimento até 6 meses após o parto nas mulheres que eram incontinentes durante a gravidez, o risco relativo para incontinência diminuiu 2,1%.
Conclusões deste estudo:
- O ganho de peso durante a gravidez não parece ser um fator de risco para aumento da incidência ou prevalência da incontinência durante a gravidez ou pós-parto
- a perda de peso pós-parto pode ser importante para evitar a incontinência e recuperar a continência 6 meses após o parto.
abs
Nenhum comentário:
Postar um comentário