terça-feira, 15 de junho de 2010

JALECO PARA QUE?


Pessoal,
faz tempo que eu tenho vontade de escrever algo sobre uma atitude que me incomoda muito. Na verdade isso é um protesto, ou melhor, um desabafo.

Bom, todos sabem que os profissionais da saúde vestem jalecos, aqueles aventais brancos, que servem para identificá-los, como um "uniforme". Muitos jalecos tem o nome do profissional bordado no bolso e o emblema da instituição com nome da especialidade. Isso é muito bom porque facilita a identificação por parte dos pacientes.
Outra função do jaleco é a proteção e higiene, ou seja, a roupa que ele veste por baixo fica "protegida" enquanto o profissioanl atende os pacientes, e ao mesmo tempo, protege o paciente, que não entra em contato com a roupa "suja" da rua que o profissional está vestindo. Isso num ambiente hospitalar é fundamental.

O que acontece e eu gostaria de entender o por que, é que grande parte dos profissionais sai do consultório ou hospital para tomar um cafezinho na padaria, ou almoçar num restaurante sem tirar o jaleco!!! Como pode?? Por que usar jaleco em restaurante? é para promover uma socialização de microorganismos????? Não tem cabimento.

A única explicação é a sensação de "importância", ou o status que o jaleco proporciona aos profissionais da saúde. São ou "doutores".........

Jaleco é para ser usado no consultório ou no Hospital.....o Status vem da competência e não da vestimenta.........

Pensem nisso!!!!

Um abraço a todos

Um comentário:

  1. Concordo com vc, querida!
    Muito bom o post.
    Bjks e um otimo final de semana

    ResponderExcluir