sexta-feira, 2 de julho de 2010

ENURESE (XIXI NA CAMA)


Muitas pessoas me procuram perguntando sobre enurese, reclamando que os filhos já estão grandes e ainda fazem xixi na cama. Todos querem saber se é normal, se dá para tratar, e como tratar.
Por isso resolvi escrever sobre o assunto.




O QUE É:

A enurese é a perda involuntária de urina durante o sono em crianças acima de 5 anos de vida, atingindo 15% a 20% dessa população.

A enurese noturna monossintomática é a mais comum. Nesse tipo a criança não perde urina, nem tem urgência ou micções interrompidas durante o dia, só a noite.
A enurese primária é aquela em que a criança nunca passou um período maior que 6 meses sem urinar na cama.

CAUSAS:


Durante a noite deve ocorrer redução na produção de urina, para que a capacidade total da bexiga não seja ultrapassada e a inibição do músculo da bexiga possa acontecer.
Quando a bexiga fica muito cheia, atingindo sua capacidade, a criança deve acordar e o reflexo de micção deve ser inibido, para dar tempo de ela se levantar e chegar ao banheiro.

Crianças com enurese têm mais dificuldade em despertar que crianças sem enurese.

Existe também um componente hereditário como causa da enurese. Quando o pai e a mãe tiveram enurese, a chance do filho também apresentar é grande, aproximadamente 70%. Se só um dos pais apresentava, o risco é menor, por volta de 40%.




Algumas outras situações podem colaborar para a existência da enurese: constipação intestinal, poliúria provocada pelo diabetes, ou mesmo alguma disfunção neurológica.

Fatores psicológicos também podem estar associados, como separação dos pais, abuso sexual, entre outros traumas. Nesse caso, se a criança não perdia urina a noite e de repente passou a perder fala-se de enurese secundária.

DIAGNÒSTICO:

Além de uma anamnese muito bem feita, com todos os dados pessoais e médicos é importante que a criança faça um diário miccional.
Nele os pais junto com a criança descreverão os hábitos miccionais e de ingesta hídrica e de alimentos para que se possam fazer mudanças comportamentais. Em alguns casos a simples mudança de hábitos traz enormes benefícios

Na primeira consulta o urologista faz um exame físico detectando possíveis anormalidades anatômicas e neurológicas.
Deve ser pedido também exame de urina tipo I, para afastar a presença de infecção urinária e/ou presença de diabetes.
Quando há dúvidas o médico ainda pode solicitar outros exames, como avaliação de fluxo urinário ou ultra-sonografia de vias urinárias.

TRATAMENTO

O tratamento da enurese noturna na criança é recomendado normalmente a partir dos 7 anos de idade, quando se espera que já tenha havido maturação.
Ele envolve vários fatores:

Mudanças comportamentais

Baseando-se na história e no diário miccional são feitas mudanças nos hábitos da criança. Não é indicado que as crianças fiquem muitas horas sem urinar durante o dia. Deve-se orientá-la a urinar de 3 em 3 horas durante o dia (com horário marcado). Durante o dia é importante que ela beba líquidos e coma alimentos com fibras, para melhorar a evacuação.
Durante a noite é melhor evitrar ingesta elevada de líquidos.

Fisioterapia

O fisioterapeuta trabalhará com exercícios para conscientização e fortalecimento do assoalho pélvico, juntamente com as orientações comportamentais citadas acima.
Durante as sessões são usadas figuras explicativas, além do biofeedback, que proporciona à criança o entendimento da musculatura do assoalho pélvico, que tem papel importante no auxílio à inibição do reflexo miccional.

Participação familiar

O envolvimento da criança e dos pais no tratamento é fundamental. Algumas vezes o tratamento pode demorar. É necessário que os pais tenham paciência e colaborem em incentivar a criança às mudanças de hábitos propostas, e que não a façam sentir-se culpada quando molha a cama.
No caso da enurese secundária, onde as perdas noturnas não aconteciam, e começam a ocorrer após algum evento como separação, mudança de escola e etc., muitas vezes é preciso procurar ajuda de um psicólogo habilitado.

Alarmes

Aproximadamente 40% das crianças que usam o alarme apresentam melhora. O tratamento deve ser feito por 2 meses e necessita da participação dos pais.
As crianças que tem dificuldade de despertar são as que apresentam menos sucesso nesse tipo de tratamento.

Medicamentos

Medicamentos antidiuréticos (desmopressina), usados à noite , por via oral ou intra nasal.
Drogas Anticolinérgicas, usadas nos casos de hiperatividade da bexiga e quando o tratamento conservador ou com antidiuréticos não foi eficaz.

Um comentário:

  1. Oi Juliana meu nome é Edilene estou no 7 semestre de fisioterapia da FTC de Feira de Santana. Gostaria de escrever meu TCC sobre fisioterapia Uroginecologica se você puder me de umas dicas sobre temas. Obrigado.

    ResponderExcluir