terça-feira, 27 de abril de 2010

POSTURA


Existem muitas formas de terapia e muitas técnicas diferentes para tratar ou “corrigir” a postura de quem deseja melhorar a aparência ou aliviar dores.
Existem técnicas que procuram enquadrar o indivíduo num padrão de normalidade, corrigindo desvios posturais, que fogem da postura “perfeita”, ou seja, totalmente alinhada.
Por definição: “Postura é um composto das posições das diferentes articulações do corpo num dado momento. A postura correta é a posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação”

Portanto, o tratamento postural visa reequilibrar a ação muscular proporcionando uma atitude corporal que não sobrecarregue as articulações e estruturas musculoesqueléticas evitando lesões.

É muito importante entender que a postura representa muito mais do que a posição adotada pelo corpo. É lógico que o realinhamento deve ser um dos principais objetivos de um tratamento postural, mas não se deve esquecer que a postura é também a maneira como nos posicionamos frente às pessoas e frente às situações.

Uma pessoa tímida tende a manter o olhar mais baixo, o que faz com que a cabeça fique mais anteriorizada e os ombros rodados, o que também pode evidenciar um aumento da cifose torácica, mais conhecida como “corcunda”.
Por outro lado, uma pessoa que tem a característica de “enfrentar o mundo de frente” tende a manter o olhar mais elevado, com diminuição da curva torácica, tendendo a ter as costas mais retas, ou retificadas, como falam os fisioterapeutas.

Essas características não são regras, lógico que cada pessoa assume uma postura diferente não só pelas características emocionais, mas também por fatores genéticos, anatômicos e até por hábitos da rotina.

O fato é que a postura é uma somatória de fatores intrínsecos e extrínsecos que moldam uma “fôrma” do indivíduo. E essa fôrma é a maneira pela qual nos posicionamos frente ao mundo, é a maneira como as pessoas nos enxergam e que sempre contam um pouco da nossa história.

O tratamento postural deve levar em conta esses aspectos. Além daquela avaliação física minuciosa, com testes especiais, análise de exames e histórico do paciente, o fisioterapeuta deve, no decorrer do tratamento, entender a linguagem daquele corpo, quais os fatores que fizeram com que aquela pessoa adotasse aquela postura, e assim, elaborar um plano terapêutico mais completo e mais humano, respeitando as individualidades e a história pessoal de cada paciente.

Com certeza os pacientes que forem tratados com todo esse cuidado serão muito beneficiados tanto na saúde e bem-estar como também na estética, que é consequência da auto-confiança conquistada por quem se cuida e se conhece.

PARA AQUELES QUE DESEJAM MELHORAR A POSTURA, BOA SORTE!!!
ABS
JULIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário