quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

VOLTA ÁS AULAS - ORGANIZE SUA AGENDA E CUIDE DE VOCÊ

 Infelizmente , ou felizmente, as férias estão acabando. Infelizmente pois nas férias escolares as crianças têm menos obrigações, acordam mais tarde, não fazem um monte de cursos extra curriculares, e , consequentemente, mesmo que não estejam viajando, os pais acabam ficando mais tranquilos quanto a horários. Por outro lado, para quem trabalha, as vezes as férias são um problema. Onde deixar os filhos? O que fazer para que eles mantenham uma rotina mais saudável, sem passar horas em frente à TV ou jogando games? Não é nada fácil. Eu me desdobro para diminuir a carga de trabalho e tentar promover passeios, atividades culturais, esportivas etc. e confesso que adoro o período de férias...durmo uma horinha a mais e consigo organizar muita coisa para o ritmo corrido que vem pela frente.

Todo mundo acaba organizando a agenda de atividades nessa época, conciliando trabalho, horários de escola e atividade dos filhos. As vezes os pais acabam se matriculando numa academia para tentar usar o mesmo horário em que a criança faz suas atividades para fazer um esporte. Infelizmente não é tão fácil conciliar os horários da família toda, de modo que todos consigam fazer o que gostam ao mesmo tempo.

A realidade é que depois de alguns meses, ou semanas, muita gente desiste da atividade e volta para o sedentarismo, com muitas desculpas até que justificáveis: Falta de tempo, dores no corpo, cansaço, e assim por diante..........

Mas por que será que isso é tão freqüente? O que estaremos fazendo de errado?

- Em primeiro lugar é preciso ESCOLHER CERTO. Não faça uma atividade só porque o horário se encaixa. Para escolher uma atividade que te faça bem lembre-se que só a assiduidade a longo prazo é que vai te trazer benefícios. E convenhamos, só dá para fazer algo por muito tempo, sem parar, se esse algo te der o mínimo de prazer e recompensa, não é? Se você acha um saco correr, se te dá dor no joelho e vc não vê a hora de acabar, procure outro esporte;

- se vc está muito acima do peso, nem pense em corrida ou caminhada logo de cara. Vc poderá sobrecarregar os joelhos, pés e tornozelos, o que pode causar dor e servir de desculpa para que vc interrompa. Procure primeiramente algo sem impacto, como natação, hidroginástica, musculação ou ginástica no solo;

- se vc é extrovertido, animado, vá para uma academia fazer algo em grupo, socializar. Para essas pessoas as aulas de dança de salão também podem ser uma ótima opção;

- se vc está estressado, é ansioso demais, vc tem algumas opções distintas: para extravasar a energia de sobra, corra, faça transport, bike ou lutas....mas se vc está cansado de ser agitado demais, se o estresse está te rendendo problemas físicos e mentais, procure tentar uma atividade para te acalmar, tipo tai chi, ioga.....no começo pode ser entediante, mas se vc começar com vontade, tentando aproveitar o que elas oferecem, você pode se beneficiar muito, e com certeza, driblar a ansiedade.


Portanto, para esse começo de rotina deixo essas dicas: escolha algo que te dá o mínimo de prazer, dentro dos horários e dias que não atrapalhem sua rotina. Mas separe alguns horários para isso. Você não é menos importante que sua agenda, seus  estudos, clientes e seus negócios, aliás, VOCÊ deve ser sempre o mais importante de todos. Quem está bem consigo mesmo será sempre melhor para os que estão a sua volta!!!!

Para finalizar em grande estilo um poema do Fernando Pessoa, que fala disso, que fala do EU, ou melhor, de cada um de vocês que lêem o meu blog :)

"Eu, eu mesmo...
Eu, cheio de todos os cansaços
Quantos o mundo pode dar. –
Eu...
Afinal tudo, porque tudo é eu,
E até as estrelas, ao que parece,
Me saíram da algibeira para deslumbrar crianças...
Que crianças não sei...
Eu...
Imperfeito? Incógnito? Divino?
Não sei...
Eu...
Tive um passado? Sem dúvida...
Tenho um presente? Sem dúvida...
Terei um futuro? Sem dúvida...
A vida que pare de aqui a pouco...
Mas eu, eu...
Eu sou eu,
Eu fico eu,
Eu..."

Bom começo de rotina a todos !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário