quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OSTEOPOROSE: PREVINA-SE O QUANTO ANTES

Oi pessoal,
segue abaixo entrevista que eu dei para um site e saúde, que traz vários artigos interessantes. No final segue o link para quem quiser acessar:




Osteoporose: uma doença silenciosa


Crédito da imagem: Ambro / Freedigitalphotos
Considerada uma doença complexa e de difícil tratamento, a osteoporose atinge principalmente as mulheres e apresenta alto risco para a faixa dos 40 aos 50 anos de idade.

A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, que tem como conseqüência ossos mais porosos e enfraquecidos. Com isso, o indivíduo fica mais suscetível a fraturas e pode se machucar mais facilmente. Porém, o maior inimigo não são as possíveis lesões ou a deterioração do tecido ósseo, mas sim o silêncio da doença.

"A osteoporose vai evoluindo gradualmente de forma assintomática, e a pessoa só descobre que tem após uma fratura, sendo as mais comuns nas vértebras, punho e quadril", destaca Juliana Schulze.

Por isso, para a especialista em fisiologia do exercício, o melhor tratamento é a prevenção diária, já que a identificação da doença silenciosa só ocorre após uma fratura.

Juliana afirma a prevenção deve começar o quanto antes. Portanto, a partir da infância os pais já podem começar a incentivar seus filhos a ter hábitos de vida saudáveis, que incluem alimentação equilibrada, rica em fontes de cálcio e vitaminas, e a prática regular de exercícios.

Entre os 20 e os 35 anos de idade ocorre o "pico da massa óssea", que é a maior capacidade que o tecido tem de armazenar minerais. "Nessa fase é muito importante que o indivíduo promova a formação de ossos fortes", explica a especialista. E para uma formação de sucesso não existem segredos: "Para isso devemos atuar em 3 frentes: dieta rica em alimentos, fontes de cálcio e vitamina D; exposição ao sol para ativação da vitamina D, o que é fundamental para o cálcio fixar-se ao osso; e exercícios físicos regulares, com carga (musculação, por exemplo) e impacto (caminhada é excelente), já que essas duas situações criam tensão no osso e estimulam sua renovação", diz Juliana

Por volta dos 40 aos 50 anos de idade a instalação da osteoporose se torna mais comum. Juliana explica que isso acontece principalmente nas mulheres em período pós-menopausa que sofrem queda nos níveis de um hormônio chamado estrógeno, o que provoca uma menor atividade das células responsáveis pela formação de tecido ósseo. Nessa fase os cuidados diários devem permanecer, mas já essencial realizar o exame Densitometria Óssea, que é capaz de identificar a presença da osteoporose através do cálculo da densidade óssea. Além disso, é essencial que as mulheres mantenham um nível normal de estrogênio, evitando uma aceleração na velocidade da perda óssea. "Isso pode ser feito com acompanhamento médico e através da terapia de reposição hormonal", conclui a fisioterapeuta.


Fonte: Juliana Schulze Texto: Cartola – Agência de Conteúdo

http://www.panvelfidelidade.com.br/fidelidade/Dicas.do 

Abraços a todos !!!

Juliana

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PILATES

Pessoal,
fazia tempo que eu não escrevia.....final de ano é uma correria danada, mas estou aqui novamente para compartilhar novidades.
Esse final de semana terminei meu curso de formação no método Pilates. Eu tinha experiência com exercícios de solo, que inclusive uso muito no meu método de ginástica feminina, mas não tinha conhecimento do Pilates em estúdio, usando os aparelhos desenvolvidos com muita inteligência pelo Joseph Pilates. Inicialmente o Sr. Pilates objetivou reabilitar os enfermos da Segunda Guerra e mais tarde utilizou seus conhecimentos para tratar as lesões dos bailarinos em Nova Iorque, fazendo o maior sucesso.



Esses aparelhos apresentam molas de diferentes graus de resistência, para facilitar ou dificultar os movimentos, dependendo da habilidade do praticante e do objetivo do terapeuta. São feitos de modo que conseguimos realizar uma variedade enorme de exercícios de forma muito gostosa e eficaz.
O Pilates preconiza exercícios lentos, com consciência, controle, fluidez e precisão, utilizando sempre a respiração e acionando sempre os músculos abdominais, paravertebrais, glúteos e o assoalho pélvico (os mesmos princípios que uso no meu método). Após as práticas é possível sentir no corpo os efeitos do trabalho.
Eu, que adoro exercícios bem feitos estou muito animada em incrementar meu trabalho de reabilitação com o Pilates nos aparelhos!!!!
Um grande abraço a todos e fica aqui a dica: quer melhorar seu condicionamento e ao mesmo tempo ter um corpo harminioso, flexível, resistente e forte, sem exageros? Pratique Pilates !!!
Mas como sempre: com bons profissionais, porque se for mal feito vai causar lesões, com certeza!!!!!

Juliana