segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Voltando à forma depois do parto


Oi pessoal,
conforme prometido, aqui vai um post sobre a volta à forma após a gestação e o parto (período chamado de puerpério).

Falar sobre esse assunto não é fácil, pois não existe receita de bolo, daquelas que saem em revistas de saúde, beleza e bem-estar, do tipo perca X quilos e volte à antiga forma em X dias....Não caia nessa!!!

Logicamente cada caso é um caso. Tudo vai depender da sua genética, de como foi e quanto vc engordou na gravidez, se você está amamentando ou não, se você detona ou não nas refeições e do tipo de alimento que vc consome. Enfim, são diversas variáveis que vão influenciar à volta do corpo aos tempos pré-gestação.

Vou falar aqui da minha experiência, que provavelmente pode ser parecida com a de muitas outras mulheres. De qualquer modo sempre recomendo que aquelas que querem voltar à forma com mais facilidade, procurem profissionais habilitados nas áreas da saúde, como educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas para que estes elaborem planos adequados e individualizados. Caso vc não tenha tempo nem $$$, procure seguir as velhas e boas dicas que aparecem em revistas, livros e mesmo sites de confiança. Aqui vão as minhas. Neste post especificamente vou falar do puerpério imediato (período logo após o parto):

Como falei para vcs, meu parto foi normal: ponto a favor da volta à forma, principalmente da barriguinha, já que não há cicatriz cirúrgica na região, então não há edema, dor nem processo inflamatório. A única cicatriz que eu tive foi da episiotomia, que já tratei aqui no blog anteriormente, que é aquele corte que se faz no períneo para facilitar a saída do bebê do canal de parto. Nos primeiros dias é incômodo e uma compressa de gelo por 20 minutos 3x/dia ajuda muito, além das medicações que seu obstetra vai prescrever na maternidade mesmo!!!! Recomendo nas primeiras 72 horas, sempre com uma toalha higienizada protegendo a pele do gelo e de possível contaminação. Fique 20 minutos com a compressa para fazer efeito (tanto analgésico como anti-inflamatório).

Essa dica do gelo é ótima também para fazer na cicatriz da cesárea, com os mesmo efeitos que citei acima.

Já dá para trabalhar o abdome?????

Já dá sim :-) lógico que diferente da maneira que trabalhamos na academia. Você já pode começar a recrutar novamente essa musculatura que ficou estirando durante 9 meses. É como se vc reprogramasse seu cérebro para ativar o abdome. E vc vai fazer isso deitada mesmo, sem se movimentar. Como? Veja:
Inspire profundamente, tentando inflar seu abdome (com cesárea é mais difícil pq dói) no limite da sua dor. Cuidado para não fazer o movimento com a lombar, só o abdome mexe. Depois solte o ar pela boca murchando a barriga, como se quisesse levar o umbigo para dentro, ou como se estivesse apertando uma cinta na região da cintura. Faça isso de 5  - 10 vezes, algumas vezes por dia. Eu fazia sempre que estava amamentando.
                  


E o assoalho pélvico???

Se vc seguiu as dicas do blog na gestação sabe como acionar os músculos do assoalho pélvico!!!! E já pode começar a trabalha-los no pós-parto imediato, principalmente se vc teve episódios de escape de urina na gestação, pois nesse caso tem maior probabilidade de desenvolver incontinência no futuro. Se vc tem habilidade pode inclusive acioná-los ao mesmo tempo que faz o exercício abdominal acima, durante as mamadas.




Estou com as pernas inchadas......

Isso é muito comum......mais um motivo para vc se movimentar o máximo que puder e que sua dor permitir. Além disso procure fazer movimentos de flexão/extensão de tornozelo quando estiver deitada, auxiliando o retorno venoso. Pode também contrair as coxas por 5 segundos com as pernas esticadas, contraindo toda a musculatura das pernas de 5 - 10 vezes. Esses movimentos previnem também trombose, que aumenta o risco de ocorrência no período pós-parto. Se vc notar que o inchaço está exagerado e vc apresentar dores nas pernas fale rapidamente com seu médico.



Dica controversa:

Há muita controvérsia em relação ao uso de cintas abdominais no pós-parto. Primeiro porque com elas vc acaba perdendo o controle voluntário da musculatura e segundo, pq elas poderiam aumentar a pressão no abdome desfavorecendo a biomecânica. Eu particulamrmente gosto, não para o tempo todo, mas para um período do dia durante o primeiro mês. Fiz isso e achei que foi bastante benéfico.



é isso aí!!! mais para frente falo mais dicas ......

abs






Nenhum comentário:

Postar um comentário