quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alívio e prevenção de desconfortos comuns na gestação.


Com todas as mudanças que a gravidez provoca no organismo materno, não é de se estranhar que algumas mulheres passem por desconfortos típicos desse período. É  importante que a futura mãe lembre que todas essas mudanças e incômodos são por uma boa causa, e que existem maneiras simples e práticas de prevenir ou mesmo aliviar certos incômodos. Nesse capítulo vamos falar um pouco de alguns deles.

DOR NAS COSTAS:

POR QUE OCORRE? A dor nas costas é muito comum durante a gestação, principalmente na região lombar. Estudos mostram que aproximadamente 50% das gestantes apresentam esse tipo de dor. Isso acontece porque na gestação o corpo é deslocado para frente e a curvatura lombar (chamada lordose) fica aumentada na maioria das mulheres. Normalmente, essa região possui ligamentos fortes, que sustentam essa articulação, mas na gestação esses ligamentos estão frouxos e não dão conta do recado. Em algumas grávidas essa dor irradia para uma ou ambas as nádegas, dificilmente descendo até as pernas. A dor aumenta com o andar e melhora com o repouso. Muitas vezes a musculatura das costas também fica tensa, o que intensifica ainda mais a dor.
COMO PREVENIR? A primeira medida para evitar a dor nas costas é prestar atenção na postura, evitando carregar peso de maneira incorreta e ficar muito tempo na mesma posição.

Quando for pegar objetos no chão, dobre os joelhos e traga o objeto perto do peito antes de se levantar. Não faça o movimento com a coluna.
                                                                       
CERTO                             ERRADO


Quando for ficar muito tempo em pé para fazer serviços de casa ou no trabalho, use um apoio para pernas, alternando-as de tempos em tempos, e quando for varrer ou limpar a casa, mantenha a coluna alinhada, não flexionando-a demais. Veja nas figuras:


Quando for levantar da cama pela manhã, vire-se primeiro de lado, apóie-se nos braços e use-os para levantar o tronco. Só depois você deve levantar.

Quando fizer compras ou estiver carregando malas e sacolas, distribua o peso, dividindo os pacotes para os dois braços, próximos ao corpo.


COMO ALIVIAR? Um recurso barato e prático para alívio das dores é a bolsa de água quente. Coloque-a na região dolorida por 20 minutos, protegendo a pele com uma toalha. Se não tiver a bolsa, deixe a ducha quente do banho correr por alguns minutos na região dolorida.
Depois deite de barriga para cim, com as costas bem apoiadas no chão e abrace os joelhos, relaxando a coluna lombar. Fique nessa posição por pelo menos 30 segundos, retornando lentamente. Ou também sente-se como borboleta, colocando uma sola do pé encostada na outra, e devagar desça o corpo em direção aos pés, relaxando a coluna:


INCHAÇO E VARIZES:

POR QUE OCORRE?:  Principalmente no terceiro trimestre é muito comum que as grávidas apresentem pernas, tornozelos e pés inchados, porque os hormônios acabam provocando retenção de líquidos.  Se houver propensão genética e história de varizes na família, elas também podem aparecer na gravidez. Não que a gravidez seja a causadora do problema, mas sim, ela agrava um problema pré-existente.

COMO PREVENIR ? Infelizmente algumas gestantes têm tendência a inchar ou ter varizes, mas o controle da alimentação, evitando excesso de sal e ganho de peso exagerado ajuda muito a evitar o problema. Outra medida importante é o uso de meias elásticas de compressão, que devem ser colocadas pela manhã, antes da gestante levantar da cama para fazer suas atividades. Não se deve também ficar muito tempo em pé sem mexer as pernas, porque isso dificulta o retorno venoso e facilita o aparecimento do edema.

COMO ALIVIAR? Sessões de drenagem linfática com fisioterapeutas habilitados são m uito benéficas porque auxiliam o organismo a livrar-se do excesso de líquido. Alguns exercícios e posturas também auxiliam
muito porque mexem a musculatura, bombeando o sangue. Veja abaixo:
Quando os pés incharem ou ocorrer dores nas pernas, procure deitar-se com as pernas elevadas por alguns minutos, movimentando os pés para cima e para baixo alternadamente para ajudar a “bombear” o sangue.


Depois, ainda deitada, traga uma perna de cada vez em direção ao peito, alongando a parte posterior da coxa segurando por 30 segundos essa postura. Repita com a outra perna.


DIFICULDADE PARA DORMIR E FALTA DE AR:
POR QUE OCORRE?: Com o decorrer da gestação, o útero cresce e dificulta o trabalho do diafragma, que é o músculo da respiração. Além disso a fisiologia respiratória fica alterada, o que faz com que a grávida sinta falta de ar em determinadas posturas, como quando está deitada ou quando faz pequenos esforços, como subir um lance de escadas, por exemplo.

O QUE FAZER PARA PREVENIR OU ALIVIAR ?  Para conseguir dormir bem, sem dores nem falta de ar o ideal é que a grávida utilize almofadas e travesseiros para se acomodar na cama. Se for deitar de barriga para cima deve colocar travesseiros atrás do corpo de modo que fique com  o tronco elevado. Se for deitar de lado, o ideal é que coloque um travesseiro entre os joelhos e outro embaixo da barriga para apoiá-la, além de colocar um travesseiro confortável embaixo do pescoço e cabeça para a coluna ficar bem alinhada. A postura de lado é a que proporciona maior conforto.


Existe um exercício respiratório que você pode fazer durante toda a gestação, sem contra-indicações. Ele é benéfico pois trabalha consciência corporal e capacidade respiratória.
Posição inicial: Sentada numa cadeira com os pés apoiados no chão, ou mesmo sentada no chão de pernas cruzadas com os braços esticados à frente do corpo, e palmas das mãos unidas.
Movimento: inspire pelo nariz contando até 3 ao mesmo tempo que afasta os braços até a lateral do corpo. Fique com os pulmões cheios por um instante e depois solte o ar pela boca também em 3 tempos, levando os braços novamente para a posição inicial.


INCONTINÊNCIA URINÁRIA

POR QUE OCORRE? No último trimestre de gestação ou no período pós-parto algumas grávidas apresentam perda involuntária de urinária devido à frouxidão dos músculos da região perineal, que não conseguem contrair adequadamente, causando escapes de urina.
O QUE FAZER PARA PREVENIR OU ALIVIAR: primeiramente é preciso descartar a presença de infecção urinária, que é um problema freqüente durante a gestação e que muitas vezes causa perda de urina. Para evitar infecção é preciso tomar bastante água durante o dia. Quanto à parte muscular, todas as grávidas devem fazer exercícios para os músculos do períneo, chamados de músculos do assoalho pélvico. Essa prática previne problemas de incontinência, além de auxiliar na recuperação funcional desses músculos após o parto. Veja como é simples fazer esses exercícios:
Deite de barriga para cima, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Aperte os músculos da região da vagina e do ânus como se precisasse conter a saída de gases. Segure essa musculatura contraída por 5 segundos e depois solte. Descanse por 10 segundos. Faça 10 vezes, de manhã e a noite.
Você também pode fazer esse exercício sentada numa cadeira, com os pés no chão e as costas apoiadas.




Faço um agradecimento especial à Tatiana, que quando grávida foi minha modelo para várias fotos que utilizo em meus artigos. Além de grávida linda é uma amiga querida e excelente fisioterapeuta!!!


 Obs: esse artigo eu escrevi há um tempo, para a cartilha do programa Bemvindo de auxílio às gestantes no pré-natal. Para quem quiser saber mais sobre esse programa fantástico acesse: www.bemvindo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário