quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exercite-se com seu bebê - Parte II

Aqui vamos nós com a segunda parte dos exercícios para as mamães fazerem com seus bebês, para entrar em forma mais rápido e de forma divertida.

Agora vou passar exercícios que você pode fazer sentada ou deitada. Pode ser no tapete da sala, enquanto vê TV ou ouve música, ou mesmo no gramado do parque perto da sua casa...para isso será necessário um tapetinho de ginástica ou um edredon desses de forrar o chão do bebê.

Você precisará só disso e talvez alguns brinquedinhos, mordedores etc, para entreter seu filho quando ele estiver sentado. Se ele ainda não se senta sozinho você pode ter almofadas para servir de apoio.

Vamos lá??

1) Alongamento  da parte lateral do tronco
Posição inicial: sentada com pernas afastadas e pés apontando para cima. deixe o bebê na sua frente com algum brinquedo para distraí-lo. Se ele ainda não tem equilíbrio para se manter sentado sozinho ele pode ficar de costas para você, assim você evita que ele caia para trás.


Movimento: levar o tronco para a lateral esquerda, segurando o pé esquerdo com a mão esquerda, enquanto o braço direito fica estendido, alongando a lateral direita do tronco. Não tire o bumbum do chão, o movimento é da cintura para cima. Tente manter também as coxas contraídas. respire lentamente e permaneça de 20-30 seg na posição. Repita do outro lado


2) Inclinação lateral de tronco
Posição inicial: sentada com as pernas cruzadas como bebê sentado no seu colo. As mãos ficam apoiadas atrás da nuca, mantendo os cotovelos abertos.



Movimento: Incline o tronco para o lado direito, acionando o abdome.  Não tire o bumbum do chão e faça o movimento lentamente. Repita 10 vezes e depois faça para o outro lado.






3) Glúteos, parte lateral (culote)



Posição inicial: deitada de lado, com a perna de baixo flexionada e a de cima estendida. Apoie a cabeça na mão. O bebê fica na sua frente para que você possa interagir com ele.


Movimento: elevar e descer a perna de cima. Faça de 15 - 20 vezes. Depois mude de lado e repita.


4) Aproveite para fazer o alongamento da parte interna das coxas após o exercício acima. É só trazer a perna estendida em direção ao ombro, permanecendo por 20-30 segundos na posição.


5) Abdome

Movimento: deitada, com o bebê na parte baixa do seu abdome e joelhos flexionados. Inspire deitada, depois expire tirando o tronco do chão olhando para o bebê. Aproveite para fazer uma brincadeira de "esconde-esconde". Repita de 10-30 vezes

6) Ponte
Posição inicial: deitada com o bebê na parte baixa do abdome e joelhos flexionados.


Movimento: segurando o bebê pelas mãozinhas tire os glúteos do chão, elevando a pelve. Fique alguns segundos no alto contraindo posteriores de coxa, glúteos e abdome. Na hora de retornar, desça lentamente, vértebra por vértebra da coluna, contraindo o abdome. Esse é um ótimo exercício. Repita de 10-20 vezes. O bebê vai adorar o balanço do sobe-desce !!!


7) Para finalizar alongue suas pernas

Posição: estenda as duas pernas, com joelhos estendidos e coxas firmes. Deixe os dedos dos pés voltados para sua cabeça. O bebê fica sentadinho na parte baixa do seu abdome. Sinta a região posterior das coxas alongar e permaneça na posição por 20-30 minutos.

Movimento: Se quiser você também pode trabalhar o retorno venoso, fazendo movimentos de flexão/extensão do tornozelo.


Espero que as mamães possam aproveitar para entrar em forma rápido curtindo junto com seus bebês !!!!

Agradeço novamente minhas queridas modelos, Pri e Helena que embelezaram meus artigos .......

Abraços a todos

Um comentário:

  1. Amei! Vou fazer junto com meu bebê!
    Abraço.
    http://recordandomomentos-sueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir