segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aos professores

Semana passada foi comemorado o Dia do Professor. Aproveito o espaço aqui para deixar minha homenagem àqueles professores que escolheram essa profissão por amor, por dom e que apesar das dificuldades trabalham com vontade e dedicação.

Será que todos que ensinam alguma coisa, seja matemática, literatura, música, educação física ou mesmo disciplinas universitárias sabem o quanto são importantes? Seja bom ou ruim, o professor é referência: quem não lembra do professor mais chato que já teve? Com certeza ele te fez não gostar, ou até mesmo "odiar" certa matéria, não é? Por outro lado tenho certeza que vc também já teve um professor muito bacana, que ensinava por amor, com convicção de que aquilo que ele fazia era importante, e com certeza, por mais que vc não gostasse da matéria dele, ficaram boas lembranças e a admiração.

Não tem como negar que o professor tem influencia na vida de todos nós, seja ela positiva ou negativa. Eu acredito que o conhecimento depende de cada um de nós, pois não adianta ter o melhor professor do mundo se você não se esforça e não tem interesse em aprender. Mas se você tem interesse e cruza com um professor especial, daqueles professores por vocação, daí sim isso pode fazer diferença na sua vida.

E é a esses professores especiais, que ganham pouco, mas que continuam trabalhando com dedicação, com respeito aos alunos que eu presto minha homenagem. Vocês são incríveis e fazem toda a diferença nesse mundo. Para mim, aliás, vocês são a esperança de melhora desse nosso mundo que anda tão louco. É só com Educação, com Conhecimento, com o Desenvolvimento do Pensamento Crítico que vamos conseguir alguma Transformação nesse nosso mundo.

Presto minha homenagem também àqueles que não são professores formais, mas que conseguem transformar trabalhando voluntariamente, ensinando nas horas vagas, acreditando sempre que todos podem aprender.

Antigamente o professor era muito respeitado,  reconhecido e valorizado. Hoje, parece que isso está um pouco perdido. É preciso que se resgate esse sentimento. Pode ser que as novas tecnologias mudem um pouco a forma de ensino-aprendizagem, não adianta negar, mas que o papel do professor não deve mudar, isso não deve. A educação deve ser oferecida com amor, deve ser vivida com prazer e participação, para que faça sentido e se mostre importante.

Parabéns a todos os professores....os da escola, os que dão aulas em casa, os que trabalham em academias, em comunidades, em teatros, enfim a todos aqueles que ainda acreditam que a Educação é a chave para uma Nação justa e realmente desenvolvida.


" As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"
 ............................................................................................

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves


Boa semana a todos!!!!!

Um comentário: