terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Prostatectomia X Qualidade de Vida X Sexualidade



Ao receber o diagnóstico de câncer de próstata muitos pacientes ficam apreensivos sobre a melhor forma de tratamento a ser escolhida. Radioterapia, prostatectomia radical, cirurgia por robótica...enfim, são algumas opções e muitas dúvidas. Muitos pacientes ficam com medo de desenvolver incontinência urinária e disfunção erétil após a cirurgia. Esses são realmente os fatores que mais incomodam os pacientes no pós-operatório.

Um estudo recente publicado no Journal of Sexual Medicine avaliou a qualidade de vida e satisfação sexual como fatores para se levar em consideração na hora de decidir sobre o tratamento do câncer de próstata.

Foi avaliada a satisfação sexual que os pacientes apresentavam no período pré-operatório e 5 anos após a cirurgia, comparando-as.  Avaliou-se 285 homens submetidos à prostatectomia radical. De todos os pacientes, 52% tinham  nível alto ou razoável de satisfação sexual antes da cirurgia, enquanto 48% relataram um nível baixo de satisfação.
O grupo com alta satisfação relatou melhor função sexual  que o grupo com baixa satisfação no momento pré-operatório.
51% do grupo com alta satisfação informou que o nível de satisfação sexual logo após a cirurgia foi ruim ou muito ruim, e que não retornaram ao nível pré-operatório, após 5 anos. Cerca de 20% do grupo com baixa satisfação recuperou a satisfação sexual atingindo níveis superiores ao período pré-operatório após a cirurgia. O grupo de alta satisfação apresentou mais incômodo em comparação com o período pré - operatório durante  todo o acompanhamento pós-operatório. Por outro lado, o grupo com baixa satisfação manteve o nível de incomodo semelhante ao apresentado no período pré - operatório.

Isso mostra que a sexualidade antes da cirurgia deve ser questionada, pois quanto melhor ela for, mais os pacientes sentirão os possíveis efeitos no pós-cirúrgico.

As atitudes dos pacientes em relação a suas vidas sexuais são um fator fundamental a ser levado em conta na escolha de tratamento para câncer de próstata. Uma melhor compreensão das mudanças na saúde sexual depois de prostatectomia  é muito importante, pois vai permitir que os médicos possam fornecer informações clinicamente relevantes que auxiliem os pacientes a elejer a cirurgia que fará com que se sintam mais confortáveis.



fonte: http://www.urotoday.com/UroToday/Prostate-Cancer/the-relationships-between-preoperative-sexual-desire-and-quality-of-life-following-radical-prostatectomy-a-5-year-follow-up-study-abstract.html

Um comentário:

  1. Podemos concluir então que a prostatectomia radical piora a satisfação sexual dos pacientes que tinham vida sexual ativa antes da operação? Sim pois o maior índice de insatisfação foi detectado no grupo que estava muito satisfeito com sua vida sexual antes da operação. Os médicos não informam seus pacientes o suficiente, minimizam as sequelas e ampliam seus resultados positivos. O procedimento padrão ouro é 1º Câncer, 2º Incontinência, 3º Disfunção erétil.

    ResponderExcluir