sábado, 14 de maio de 2011

Sexualidade nas Mulheres Brasileiras - a incontinência urinária pode afetar?

Sexualidade até uns tempos atrás era um assunto pouco estudado. Recentemente os estudiosos de algumas áreas como psicologia, psiquiatria, ginecologia e urologia vem pesquisando esse tema tão importante que pode afetar a qualidade de vida de tantas pessoas.

O primeiro obstáculo é o preconceito e a timidez em ralação ao assunto SEXO. é incrível imaginar que as pessoas não gostem de tratar de um assunto tão natural e tão presente na vida de todos. Ainda bem que tantos tema-tabu vem sendo melhor aceitos e trabalhados atualmente!!!!

Pesquisa recente feita pela Dra. Carmita Abdo da Faculdade de Medicina da USP, mostrou algumas particularidades da população brasileira:
  • 8,2% das mulheres tem queixas a respeito de problemas com o desejo sexual;
  • 26,6% não tem orgasmo e tem dificuldades na excitação
  • 17,8% apresentam dispareunia (dor durante as relações sexuais)

Lá na Unifesp, estudamos bastante o assoalho pélvico e suas patologias. E fizemos um estudo sobre o papel da incontinência urinária na satisfação sexual de mulheres brasileiras de meia idade. Utilizamos um questionário específico para sexualidade, elaborado pela Dra. Carmita. Foram comparados 2 grupos, um com incontinência e outro sem.
O questionário avalia todas as fases do ciclo sexual, incluindo os domínios:  desejo sexual, momentos preliminares, excitação,  conforto e satisfação sexual. A resposta sexual é avaliada de forma geral, calculando-se o escore total das respostas e depois em cada domínio separadamente.


Comparando os dois grupos percebemos que: a satisfação sexual geral é pior nas mulheres incontinentes que nas continentes (as continentes tinham resultado 58% melhor), mostrando que a incontinência afeta negativamente suas vidas. Todas as fases da resposta sexual apresentaram escores desfavoráveis ​​nas incontinentes, principalmente no domínio que representa a capacidade de ter orgasmo e a satisfação. Verificamos também que conforme essas mulheres incontinentes envelhecem a satisfação sexual tende a piorar.


O trabalho foi feito pelo nosso grupo, com autoria da fisioterapeuta Mariana Rhein e vai ser apresentado na International Continece Society em Glasgow, em agosto desse ano!!! Quero aqui parabenizá-la publicamente pelo empenho :)


Coloquei essa informação aqui no Blog não só para mostrar o trabalho do nosso grupo, mas principalmente porque acredito que as pessoas que tem dificuldades com a sexualidade devam procurar ajuda. Ter uma vida sexual ativa, plena e prazerosa é muito importante, faz parte da saúde e do bem-estar de todas as pessoas.


Fica aqui então o alerta: se você não tem uma vida sexual feliz e satisfatória procure ajuda de algum profissional capacitado!!!

Mais para frente vou postar algo sobre as formas de tratar esses problemas.......

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário