O primeiro obstáculo é o preconceito e a timidez em ralação ao assunto SEXO. é incrível imaginar que as pessoas não gostem de tratar de um assunto tão natural e tão presente na vida de todos. Ainda bem que tantos tema-tabu vem sendo melhor aceitos e trabalhados atualmente!!!!
Pesquisa recente feita pela Dra. Carmita Abdo da Faculdade de Medicina da USP, mostrou algumas particularidades da população brasileira:
- 8,2% das mulheres tem queixas a respeito de problemas com o desejo sexual;
- 26,6% não tem orgasmo e tem dificuldades na excitação
- 17,8% apresentam dispareunia (dor durante as relações sexuais)
Lá na Unifesp, estudamos bastante o assoalho pélvico e suas patologias. E fizemos um estudo sobre o papel da incontinência urinária na satisfação sexual de mulheres brasileiras de meia idade. Utilizamos um questionário específico para sexualidade, elaborado pela Dra. Carmita. Foram comparados 2 grupos, um com incontinência e outro sem.
O questionário avalia todas as fases do ciclo sexual, incluindo os domínios: desejo sexual, momentos preliminares, excitação, conforto e satisfação sexual. A resposta sexual é avaliada de forma geral, calculando-se o escore total das respostas e depois em cada domínio separadamente.
Comparando os dois grupos percebemos que: a satisfação sexual geral é pior nas mulheres incontinentes que nas continentes (as continentes tinham resultado 58% melhor), mostrando que a incontinência afeta negativamente suas vidas. Todas as fases da resposta sexual apresentaram escores desfavoráveis nas incontinentes, principalmente no domínio que representa a capacidade de ter orgasmo e a satisfação. Verificamos também que conforme essas mulheres incontinentes envelhecem a satisfação sexual tende a piorar.
O trabalho foi feito pelo nosso grupo, com autoria da fisioterapeuta Mariana Rhein e vai ser apresentado na International Continece Society em Glasgow, em agosto desse ano!!! Quero aqui parabenizá-la publicamente pelo empenho :)
Coloquei essa informação aqui no Blog não só para mostrar o trabalho do nosso grupo, mas principalmente porque acredito que as pessoas que tem dificuldades com a sexualidade devam procurar ajuda. Ter uma vida sexual ativa, plena e prazerosa é muito importante, faz parte da saúde e do bem-estar de todas as pessoas.
Fica aqui então o alerta: se você não tem uma vida sexual feliz e satisfatória procure ajuda de algum profissional capacitado!!!
Mais para frente vou postar algo sobre as formas de tratar esses problemas.......
Um abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário