sexta-feira, 27 de maio de 2011

TREINAMENTO DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO NO PÓS-PARTO


Olá pessoal,

hoje vou postar um artigo que escrevi para o site mulhersaudavel, sobre treino dos músculos do assoalho pélvico no pós-parto, principalmente nas gestantes que ficam com incontinência urinária. Espero que gostem: 


A incontinência urinária pós-parto é uma ocorrência relativamente comum, atingindo de 3- 36% das gestantes, segundo dados de pesquisas recentes. Independente da perda urinária ocorrer durante a gestação ou logo após o parto, o problema geralmente soluciona-se 3 meses após o parto, quando ocorrem mudanças hormonais e o reestabelecimento de possíveis lesões teciduais ocorridas no parto. Quando os sintomas persistem por mais de 3 meses, o problema pode ser mais grave, levando a paciente a persistir com o incômodo por mais tempo, sendo necessário buscar uma avaliação e tratamento especializado.



POR QUE OCORRE?
A incontinência pós-parto ocorre em decorrência de traumas e lesões vasculares, nervosas, musculares e de tecido conjuntivo. Alguns fatores predispõem a ocorrência desse problema, como tipo e número de partos, tamanho do bebê, uso de fórceps, tempo de trabalho de parto e condição muscular do assoalho pélvico.

TREINO MUSCULAR COM O TRATAMENTO
O treinamento da musculatura do assoalho pélvico é a primeira linha de tratamento preconizada para incontinência urinária. Isso é feito ensinando a paciente a contrair corretamente essa musculatura, com ou sem o auxílio de biofeedback, eletroterapia e cones vaginais. Primeiramente é necessário reestabelecer a função dos músculos quando há aumento de pressão abdominal (como em tosses, espirros, mudanças de posição e atividade sexual, por ex.). Depois é preciso fortalecer esses músculos, reabilitando-os.

Lateralização do assoalho pélvico

PREVENÇÃO

Alguns estudos mostram que mulheres que fazem exercícios de assoalho pélvico pré-natais apresentam menor incidência de casos de incontinência do que aquelas que não  exercitam esses músculos. A consciência corporal, as orientações e o preparo que essas mulheres recebem nas sessões de fisioterapia durante a gestação, provavelmente são importantes para promover os benefícios. Isso vale também para o treino pós-natal. Estudos mostram que as pacientes com incontinência persistente após 3 meses do parto que treinaram o assoalho pélvico tiveram melhores resultados do que aquelas que não trataram, ou que treinaram sozinhas em casa, sem auxílio de um profissional da área.

O TRATAMENTO

Como qualquer treino muscular, a maneira como os exercícios serão executados é de fundamental importância para o sucesso do treinamento. Deve-se respeitar uma freqüência regular, com intensidade e dose adequadas de treinamento. De nada adianta contrair inadequadamente os músculos, nem tampouco exercitá-los numa intensidade inadequada e com frequência irregular.

Como sempre, procurar um profissional especializado e atualizado é fundamental para o sucesso do tratamento.


ABS

JULIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário