quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DIA 11 - YOGA

Hoje, especialmente, estou muito cansada da correria de entrega de trabalhos, festas, confraternizações e tudo mais que o mês de dezembro nos contempla. O lado bom é que encontramos amigos, nos abraçamos, reforçamos os votos de coisas boas....mas o corpo cansa....pelo menos eu fico cansada, dormindo menos, pensando muito em tudo que se tem para resolver......enfim...para hoje pensei numa dica para tentar amenizar esse estresse todo: a YOGA.

Eu adoro, e pratico algumas posturas com certa regularidade. Não faço tanto quanto gostaria, mas faço um pouco. Acho que todo mundo deveria experimentar um dia. Se não gostar de uma aula em um determinado lugar, não deixe de fazer outra, com outro professor, porque muitas vezes cada um tem um perfil, um jeito de dar aula, e isso pode agradar uns e outros não.........quem é mais agitado precisa procurar algum tipo de yoga mais forte, com ásanas (posturas dos exercícios) mais intensos. Para quem nunca fez tente a Hatha Yoga.

Normalmente as aulas contém os pranayamas e todos os exercícios são associados à respiração, justamente para proporcionar auto-controle.  Pranayamas são exercícios de respiração com o objetivo de controlar energia (prana), criando um corpo saudável, aquietando a mente, e assim, trazendo o  equilíbrio das emoções.

"Enquanto a respiração (prana) for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogi conseguirá a estabilidade. Por conseguinte, deve-se controlar a respiração. Hatha yoga pradipika II. 2."




Os ÁSANAS são os exercícios, cuja finalidade principal  é sempre de natureza mental, facilitando a concentração e o controle da mente . Mas eles geram muitos benefícios para o corpo também!!! Quando praticados com habilidade e assiduidade os ásanas proporcionam mudanças físicas e mentais que levam a um enorme bem-estar e equilíbrio.
"Os ásanas mexem com músculos, articulações e órgãos que raramente se movimentam. Disto resultam agradáveis sensações ao alcance daqueles que se dedicam à prática."


No final das aulas normalmente são feitos alguns minutos de meditação ou relaxamento, em posturas que proporcionam o relaxamento total do corpo e aquietação da mente. Para os yogis esses exercícios são fundamentais para absorver os beneficios das posturas trabalhadas durante a aula. Eu acredito muito nisso pois todo corpo e mente precisam de descanso para que possam recompor sua energia e organização.


Vou mostrar aqui uma seqüência de exercícios que eu adoro, a SAUDAÇÃO AO SOL.....
" Entre os hindus, a saudação ao sol é uma reverência ao astro-rei que nasce. Exercício de exótica beleza plástica, constitui preparo para os demais ásanas, em virtude de movimentar as várias seções da coluna, as pernas, os braços e os músculos abdominais."



e aqui vai um link que achei no youtube de uma apresentação com a seqüência:
http://youtu.be/5Ou_lzFzR2Y


"Faça yoga para ser melhor para os outros, e não melhor que os outros"

Um comentário:

  1. amei tudo , pois me ajudou muito a ter mas paz e tranquilidade para li dar com os problemas do dia a dia e ser mais feliz

    ResponderExcluir