terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tira dúvidas sobre exercícios, saúde e alimentação

Quem nunca teve alguma dúvida quanto à prática de exercícios ou sobre a alimentação correta? Este post traz algumas respostas para perguntas que recebo freqüentemente:

ALIMENTAÇÃO

Posso beber água ao me exercitar?

Você deve hidratar-se antes, durante e depois dos exercícios. Mas vá devagar, se for caminhar, por exemplo, leve uma garrafinha de água com você e tome durante o percurso, gradativamente. Lembre-se de beber também durante o dia, enquanto trabalha, quando chegar em casa. Tente tomar oito copos por dia. Você sentirá seu corpo funcionando melhor.

Quanto tempo após as refeições eu devo esperar para começar os exercícios?

Quando seu organismo recebe alimentos, ele desvia seus esforços para a digestão, o que demanda grande fluxo sangüíneo. Se você fizer exercícios neste período, você estará dificultando a digestão, pois os exercícios exigem muito sangue para os músculos. Por isso, espere cerca de duas horas para fazer exercícios, dependendo da quantidade de alimentos ingeridos e da intensidade do exercício.

Se eu quiser emagrecer, o melhor é tomar remédios?

Categoricamente: NUNCA. Essas fórmulas que inibem o apetite trazem anfetaminas em sua composição. Estas substâncias estimulam o sistema nervoso, aumentando a pressão arterial e a freqüência cardíaca, causando dependência e podendo trazer danos irreversíveis ao cérebro.
Se você está querendo emagrecer, não há melhor forma do que seguir uma dieta alimentar equilibrada, com pouca gordura, açúcar e sal, somada a um acréscimo no gasto energético através de exercícios...... Se você mudar seus hábitos terá uma vida mais longa, mais saudável, com muito mais energia: PODE APOSTAR!!!

Se eu pular uma refeição eu emagreço mais rápido?

Nunca faça isso!!! Pular refeições só atrapalha seu processo de emagrecimento. Pense que seu corpo é muito inteligente. Se você não o abastece, ele fará reservas, pois não é bobo e não pode ficar sem energia para suas funções. Traduzindo; quem pula refeição “manda” um recado para que o corpo acumule mais gordura, que é a forma de armazenamento de energia. Portanto, se você é adepta do jejum, esqueça.....Comece a alimentar-se de 3 em 3 horas, fazendo cinco refeições por dia, com nutrientes variados, quantidade moderada e qualidade. Dica: entre café-da-manhã e almoço e entre almoço a jantar faça um pequeno lanche (fruta, barra de cereais, suco, iogurte), isso faz com que você aumente seu metabolismo, direcionando mais energia para a digestão.

EXERCÍCIOS:


Mulheres grávidas podem exercitar-se?

Se elas já eram praticantes antes da gravidez podem continuar a praticar (com consentimento medico), só que é preciso reavaliar a intensidade do treinamento. Se eram sedentárias, o ideal é ter cautela e passar pelo ginecologista, que dará o aval para a prática. Há profissionais especializados em atividade física na gestação, que trabalham com muita cautela, respeitando os limites de cada gestante. É fundamental praticar qualquer atividade com um profissional qualificado.


Que tipo de exercício emagrece mais?

Lembre-se que para emagrecer e “queimar” gorduras é necessário praticar uma atividade aeróbia, de intensidade leve a moderada, por no mínimo 30 minutos ininterruptos. Alguns exemplos são: caminhada, bicicleta, transport, corrida, natação e dança.

Lembre-se:
Para emagrecer você deve ficar entre 60-75% de sua Freqüência Cardíaca Máxima (FCM) que é expressa pela fórmula FMC = 220 - Idade


Para que serve a musculação?

Ela serve para tonificar (tirar a flacidez e definir) ou aumentar o tamanho (hipertrofiar) dos músculos. Isso vai depender da sobrecarga que você irá impor aos seus músculos nas sessões de musculação. Por isso é bom sempre ter o acompanhamento de um professor competente que saiba adequar seus objetivos às suas condições físicas, evitando lesões.

SAÚDE:

Como posso calcular meu "peso ideal"?

É muito simples. Basta que você conheça seu peso (em quilos) e a sua altura (em metros). Com esses dados você poderá calcular seu índice de Massa Corporal, o IMC, que é expresso pela fórmula:

IMC = peso dividido pela altura ao quadrado

Depois do cálculo, compare o resultado com a tabela:

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso entre 18,5 a 24,9 = normal
entre 25 e 29,9 = acima
entre 30 e 35 = obesa
acima de 35 = com obesidade grave

Exemplo:
Se uma pessoa pesa 70kg e mede 1,50m terá IMC = 70 : 1,50 X 1,50 = 31,1 Esta pessoa já é considerada obesa e deve começar a mudar seus hábitos.


Exercício é bom para osteoporose?

A osteoporose é a desmineralização dos ossos. Geralmente ocorre em mulheres na fase da menopausa, quando apresentam menores quantidades do hormônio estrógeno. Exercício regular (como a caminhada, por exemplo) + alimentação rica em cálcio e vitamina D + banhos de sol regulares nos horários adequados são a melhor maneira de prevenir a osteoporose. Se você já apresenta osteoporose não desanime, porque um tratamento adequado pode estabilizar a desmineralização dos ossos. Atualmente existem medicamentos eficazes para esse seu problema. Procure um bom reumatologista.

Porque tenho cãimbras?

Câimbras são contrações musculares involuntárias, prolongadas, dolorosas, de início e término repentinos, de um músculo isolado ou um grupo de músculos que realizam a mesma função. Embora existam inúmeras causas conhecidas (endócrinas, neurológicas e vasculares, certos medicamentos) uma grande parcela dos casos são idiopáticos (de causa desconhecida). Grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser as principais causas. O sódio é um mineral importante na iniciação dos estímulos nervosos que promovem contração muscular. Por isso, um déficit desse elemento pode tornar os músculos mais predispostos às câimbras. Se isso ocorrer, qualquer tensão seguida de um movimento pode fazer o músculo se contrair de maneira involuntária.

Quem têm problemas cardíacos pode fazer exercícios?


Pode, mas deve tomar mais cuidado e observar as modalidades e a intensidade corretas. As pessoas cardíacas não devem fazer exercícios com muita sobrecarga. O ideal é praticar atividades aeróbicas (natação, caminhada, bicicleta), controlando a freqüência cardíaca sob os cuidados de um profissional competente.


MAIS DÚVIDAS???? É SÓ PERGUNTAR.....

ABS

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário