Essa é uma pergunta que muitas grávidas fazem quando seus/suas obstetras recomendam a fisioterapia.
Na verdade, a maioria nem recomenda......infelizmente.
Mas afinal, que raios um fisioterapeuta tem para fazer com uma grávida?
E eu digo a vocês, com bastante experiência: Tem muito a fazer!!!!
Atender grávidas é uma das partes mais deliciosas da minha profissão. É participar de um momento tão especial, muitas vezes desejado, algumas vezes turbulento. Tem grávida que ama a barriga, se sente linda, poderosa. Mas tem aquelas que se sentem feias, desajeitadas, pouco atraentes.
Não existe regra, mas o bem-estar físico e emocional deve ser colocado sempre em primeiro plano.
A gravidez sempre será um momento de expectativa, de dúvidas, e claro, que também desconfortos.
E a Fisioterapia pode ajudar em todo esse processo. Vou falar um pouco sobre cada um deles:
Consciência corporal
Durante as sessões trabalhamos posturas e exercícios que promovem o auto-conhecimento. Perceber o corpo, conectar-se a ele, sentindo as transformações são fatos muito positivos que devem sempre ser estimulados
Treinamento do assoalho pélvico
O assoalho pélvico (conjunto de estruturas ligamentares e musculares localizados na base da pelve) é sobrecarregado durante a gestação, seja pelo crescimento do bebê e do útero, seja pelo aumento de peso. Trabalhar essa região preparando-a para o parto é de extrema importância. Na fisioterapia utilizamos técnicas para trabalhar essa região, como exercícios, aparelhos e massagens.
Há uma ideia errada de que o parto normal é um vilão para o assoalho pélvico. A via de parto não está necessariamente ligada a problemas do assoalho pélvico. A grávida que conhece seu corpo, que está preparada para participar ativamente do trabalho de parto, que trabalhou seu períneo durante a gestação e que conhece posturas e atitudes adequadas para tomar durante o trabalho de parto e parto terá menos chances de lesão. E a fisioterapia ajuda muito nesse aspecto.
Ansiedade
Quanto menos conhecimento, maior a ansiedade. A grávida que faz fisioterapia tem a oportunidade de conversar e tirar dúvidas durante suas sessões. Ter esse conhecimento traz segurança, evitando ansiedade desnecessária, o que sempre ajuda a levar não só a gestação, como o parto de forma mais tranquila.
Bem-estar físico
A fisioterapia pode manter a gestante com menos desconfortos, aliviando dores comuns a esse período (como dores nas costas, por exemplo), diminuindo o inchaço (com a drenagem linfática) e mantendo-a ativa, o que ajuda a evitar excesso de peso. A literatura tem muitos estudos mostrando os benefícios das mães manterem-se fisicamente ativas.
Essas são algumas das vantagens!!! espero que tenham gostado......e que compartilhem essas informações para as gravidas que conhecem.....
um grande abraço