segunda-feira, 20 de julho de 2009

Perda de peso pós-gravidez

Mulheres que não perdem peso após a gestação tem maior tendência à obesidade

É sabido que dieta e exercícios físicos contribuem para a manutenção do peso ideal na população normal, mas em mulheres no período pós-parto as estratégias devem ser as mesmas???? Isso é o que foi estudado em recente revisão sistemática da conceituada Base de Dados Cochrane.
O objetivo da revisão foi verificar os efeitos da dieta, dos exercícios e das duas intervenções combinadas no que se refere à redução de peso pós-parto, além de verificar o impacto dessas medidas na capacidade cardiorrespiratória, na composição corporal materna e na performance na amamentação.

Foram avaliados 6 estudos envolvendo 245 mulheres. Mulheres que se exercitaram não perderam significativamente mais peso que mulheres que tinham um acompanhamento usual. Mulheres que fizeram dieta ou que fizeram dieta + exercícios perderam significativamente mais peso do que mulheres com acompanhamento usual. Não houve diferença na quantidade de peso perdido entre as que fizeram dieta e as que fizeram dieta + exercícios. As intervenções (dieta e exercícios) não afetaram a performance de amamentação.

Conclusões dos autores: as evidências preliminares dessa revisão sugerem que dieta+exercícios conjuntamente parecem ser mais efetivos do que somente dieta para auxiliar as mulheres a perder peso no período pós-parto, porque dessa maneira ocorre uma melhora no condicionamento cardiorrespiratório, além de manutenção da massa magra, enquanto que dieta isoladamente pode diminuir a massa magra, o que não é desejável. Os autores sugerem novas pesquisa, com amostras maiores, para confirmar tais resultados!!!!

Minhas conclusões: exercício é benéfico e DEVE ser introduzido na rotina da mulher que deu à luz, pois além dos benefícios físicos e estéticos, há o componente emocional. Só não deve se houver alguma contra-indicação médica, claro........Se a mulher faz exercício, ela tem um momento para cuidar de si mesma, ou, se o exercício for em grupo, para conversar com outras mamães de primeira viagem, trocando dúvidas e experiências, o que pode melhorar a autoconfiança......quanto à dieta, acho que deve ser bem orientada, pois apesar de querer emagrecer, a mamãe deve lembrar que no período de amamentação o corpo PRECISA de energia e de alguns nutrientes essenciais, portanto sempre recomendo procurar um nutricionista para orientar a perda saudável de peso !!!!!

Abs Juliana

referência:

Autor(es): Amorim AR; Linne YM; Lourenco PM
Fonte: Cochrane Database Syst Rev; (3): CD005627, 2007.
Artigo [MEDLINE PMID: 17636810 ] Idioma: Inglês
Tipo de publicação: Artigo de Revista; Metanálise; Revisão

4 comentários:

  1. Finalmente alguém traz informação científica séria para o grande público!!

    Parabéns pelo trabalho Juliana! Aguardo ansiosamente pelas novidades do seu blog!!

    Beijos

    Marina

    ResponderExcluir
  2. É por isso que eu vou pra aula de hisdroginástrica!! Parabéns pelo brogue, mana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante saber disso para nos mulheres que estamos pensando em ter filhos. Vou seguir suas dicas e continuarei buscando informacoes no seu "brogue" kakaka Serio mesmo, muito bom saber disso.
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Bom.... pra mim acho que só faltam duas coisa: a dieta e os exercicios!!! O peso continua por aqui!!!! kkkkk
    bejus

    ResponderExcluir