sábado, 28 de janeiro de 2012

A REALIDADE SOBRE SER MÃE

Olá pessoal,

Estou numa fase "baby boom". Várias amigas tendo bebê, muitas grávidas no consultório.....eu adoro!!!! Por isso estive pensando em escrever alguns posts sobre o tema, que sempre aparece como comercial de margarina, estilo happy family, só alegria........eu sou fã da maternidade.....mas cada vez mais sou fã da maternidade consciente, pois ficar grávida e parir é bico, agora participar e educar ativamente é outra história.
Quando tratamos desse assunto é sempre imprescindível colocarmos junto dele algumas palavras, que vem de brinde, digamos assim, e duas muito importantes são: RESPONSABILIDADE e ABDICAÇÃO. E vou escrever aqui uma série de textos sobre as fases da maternidade, com seus prós e contras. Lembrem-se, vou colocar os meus pontos de vista.....e sempre respeito os outros....aliás é a diversidade e a liberdade de expressão que tornam os assuntos mais ricos.

Vamos começar falando da gestação, do parto, da amamentação, dos primeiros meses...........

Quando uma mulher decide que quer ser mãe e essa vontade se torna realidade, sua vida sofre muitas modificações. Se vc quer ser mãe, precisa saber que em cada fase do desenvolvimento de seu filho vc será responsável por muuuitas tarefas.:

- A gravidez: Pode ser deliciosa, mas pode ser trabalhosa também. Nas revistas vemos sempre a gestação como uma fase maravilhosa, sublime e perfeita. A partir daqui você já vai ter que começar a abdicar e a pensar "em dupla". Você não deve mais tomar bebidas alcóolicas e fumar, deve se alimentar de modo saudável e fracionado....nada de lanchinho ou fast food para pular o almoço.....você não poderá passar qualquer cosmético, nem exagerar nos exercícios. Não podemos esquecer que algumas mulheres podem sentir enjôos, podem ficar inchadas, com dores nas costas......outras precisam fazer repouso, sem poder sair da cama. Algumas mulheres simplesmente não gostam da forma como o corpo fica, tudo bem, direito delas.... São situações chatas, nada sublimes, e são bastante comuns. É preciso pensar nisso antes.....tomara que a gravidez seja daquelas que passam maravilhosamente bem......a minha foi assim, maravilhosa, tenho até saudades.......mas se não for, que vc consiga ter paciência e auto-controle para passar pelas dificuldades...porque pelo menos sabemos que não é para sempre...em nove meses, ou menos, passa rsrsrsr

- O parto: eu sou a favor do parto normal, mas como falei acima, respeito outras opiniões (apesar de achar a minha melhor rsrsrs). O sonho de consumo é aquele parto perfeitinho, no tempo certo, a bolsa estourando, o trabalho de parto curto, com o bebê chegando facilmente....mas nem sempre é assim.......muitas vezes a mãe passa pelas contrações e todo o trabalho de parto e no final precisa fazer uma cesárea......daí elas pensam....ai, porque eu não fiz logo a cesárea com hora marcada? EU acredito que o trabalho de parto é sempre importante, é aquela história de um ciclo que se completa, da estimulação hormonal, da preparação do corpo.....se ele existe tem um porque, a natureza é sábia.....então tente pesquisar, ler, conversar bastante a respeito......não tome decisões para a SUA praticidade, muito menos pela conveniência do seu médico....a decisão é sua....e mais uma vez, vc deve colocar o seu filho em primeiro plano....se ele estiver saudável, se não corre riscos, deixe ele passar pelo trabalho de parto, mesmo que para isso vc tenha que sentir algumas dores....passa tão rápido...a gente até esquece. E hj em dia, com analgesia isso é bem mais tolerável.

- A amamentação: pode ser que seja fácil, tomara!!!! Mas pode ser que dê trabalho. Nos primeiros dias você e seu bebê vão ter que se adaptar. A pega, a sucção, o bico, enfim, várias situações podem atrapalhar a amamentação. E tudo aquilo que a gente lê, tipo amamentar é maravilhoso, é a melhor sensação do mundo...pode parecer uma loucura, e vc vai se sentir a pior mãe do mundo....não consigo alimentar meu filho???? Como ???? Mais uma vez é preciso paciência, orientação e calma. Muitas mães param de amamentar pois não conseguem passar por essa fase difícil. Mas para quem consegue passar daí sim vem aquela sensação plena. Eu amava amamentar!!!! E existem muitos estudos mostrando os vários benefícios, todos já estão carecas de saber. Mas veja bem, se vc não conseguiu não se sinta a pior das mães, converse com o seu pediatra e resolva com outras alternativas, conheço muitas crianças que mamaram pouco no peito e são mega saudáveis.

- Os primeiros meses: logo que seu bebê chegar em casa é você quem vai ser a responsável pela alimentação, pela higiene, pela transmissão de carinho, afeto e segurança do seu filho, ele ainda será totalmente indefeso e incapaz de realizar qualquer tarefa sozinho; você vai ter que desistir de algumas festas, baladas e trabalhos porque vc tem que cuidar do seu bebê. No comecinho ele vai mamar de 3 em 3 horas....é um intervalo tão curto que se você somar trocas de fralda, arrotos, chorinhos etc...seu dia passa só nessa função...... Lógico que existem super maridos, daqueles que valem por 10 babás....mas tem aqueles que não conseguem assumir essa função de cuidar de bebês. Cuidado para não transferir sua raiva, ansiedade e aflição para o seu marido. Tem coisas, principalmente nesse comecinho, que ele não pode fazer. Se vc tem licença-maternidade e ele precisa acordar cedinho para trabalhar, será que é justo ele ter que acordar de madrugada? Sei lá, cada um tem sua maneira de viver, mas eu não incomodava meu marido, afinal, o peito era meu, não é rsrsrs. Quando vc casou vc já sabia o perfil do seu marido, então preste bem atenção, e não queira que ele vire uma "Super Nanny" de uma hora para outra........
Quando seu bebê começar a engatinhar e andar já não estará mamando..UFAAA...você vai ter mais tempo livre!!!! Nem pense nessa possibilidade.....eu, pessoalmente acho que essa fase dá até mais trabalho....ele vai mexer em tudo, subir onde não deve, colocar os dedinhos em todo lugar...... E nessa fase toda a atenção é necessária, pois pode ser perigoso. Sentar num restaurante, bater papo sossegada???? Pode esquecer por um bom tempo !!!!


Então pessoal......não me achem pessimista, por favor......essa é somente uma visão REALISTA. Para ser mãe é preciso estar preparada !!!! E no final, na minha opinião, É MARAVILHOSO!!!! Meu filho é uma das melhores partes da minha vida. Ele me deu trabalho, e ainda dá (não muito para ser justa com ele rsrsr), mas eu gosto e encaro de modo tranquilo todo o trabalho. Não imagino que pudesse ter passado por essa vida sem ele e sem toda a responsabilidade que ele me exige.........



Um abraço a todas as mamães, as futuras e as que pensam no caso!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário