sábado, 27 de abril de 2013

Imagem corporal afeta a sexualidade




Quando se fala de sexualidade existe muito tabu. Será que problemas de sexualidade são relacionados somente a fatores físicos, orgânicos, hormonais? Será que a idade pode influenciar? Há muitos estudos a respeito desse tema, e muitas respostas. Quando temos muitas respostas, com certeza não há uma conclusão clara. Como a sexualidade é um tema que envolve múltiplos aspectos, inclusive sociais e emocionais, o assunto será sempre complexo. O interessante é que o tema vem sendo cada vez mais estudado. Li um artigo que me interessou e que resolvi compartilhar. ele fala da interferência da imagem corporal na satisfação sexual. Vejam que interessante:


Objetivo do estudo

Avaliar as múltiplas variáveis relacionadas à ​​imagem corporal, para melhor entender quais os aspectos da imagem corporal que possam  influenciar os vários domínios de satisfação sexual, incluindo a comunicação sexual, compatibilidade, o contentamento, o interesse pessoal, e preocupação com o relacionamento.

Como foi feito o estudo?

Foram entrevistadas 154 mulheres da comunidade com idade entre 18 e 49 anos sexualmente ativas. Elas responderam a pesquisa pela internet, com questões relacionadas à função sexual, aos 5 domínios de satisfação sexual, e variáveis sobre ​​imagem corporal.

As variáveis de ​​imagem corporal incluíram: a atratividade sexual, preocupação com o peso, uma escala para auto avaliação da condição física, uma  escala para avaliar as distrações cognitivas durante  a Atividade Sexual e o índice de massa corporal. A pontuação total da Escala de Satisfação Sexual para Mulheres foi a principal medida.

salvadordali
Quais os Resultados?

De acordo com as expectativas dos autores, as correlações indicam relações positivas significativas entre o funcionamento sexual, satisfação sexual, e todas as variáveis de ​​imagem corporal. A análise de regressão múltipla revelou como fator preditivo para alta satisfação sexual a elevada auto-estima em relação ao próprio corpo e a baixa freqüência de pensamentos perturbadores baseados em aparência durante a atividade sexual.

Conclusão

Vários aspectos da imagem do corpo, incluindo a preocupação com o peso, condição física, atração sexual, e os pensamentos sobre o corpo durante a atividade sexual influenciam a satisfação sexual em mulheres. Os resultados sugerem que as mulheres que experimentam baixa satisfação sexual podem se beneficiar de tratamentos que tratem estes aspectos específicos da imagem corporal.



Minha Opinião:

Vejam como esse tema da sexualidade é complexo. A maneira como a pessoa se enxerga, a história que ela carrega em relação à sexualidade, a auto-percepção, os fatores físicos e o próprio relacionamento vão influenciar as respostas. É importante que os profissionais da saúde saibam dessas informações, e que sempre questionem seus pacientes se estão com essa parte da vida bem resolvida. Muitos estão em situações insatisfatórias e não falam, não procuram ajuda, porque simplesmente acham que tem que ser assim, o que é um equívoco.
Existem tratamentos, e como vemos, são tratamentos integrados, que contemplam tanto os aspectos físicos e orgânicos como os aspectos emocionais e sociais.

Ter prazer é bom, é saudável e deve ser experimentado por todos, de forma equilibrada e consciente.
 Para quem se interessar em ler o artigo na íntegra é só acessar:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2874628/

Um abraço!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário