segunda-feira, 4 de abril de 2011

COLETA DE LIXO

Olá pessoal,
recebi um email essa semana sobre a coleta de lixo em Barcelona. É incrível e o projeto foi iniciado em 1992, na época das Olpimpíadas de Barcelona.......a população separa o lixo em casa e por toda parte existem compartimentos específicos ligados a uma rede de tubulação subterrânea que puxa o lixo por sucção e encaminha para usinas de triagem e depois reciclagem. 70% da cidade já tem esse sitema, todo por baixo da terra, e daqui a pouco tempo não haverá mais caminhões de lixo pela cidade, que será inteirinha servida por esse sistema. A reportagem faz parte de uma série especial sobre lixo feita pela rede Globo, e mostra que a Prefeitura de lá resolveu investir nesse sistema, dando ao lixo a mesma atenção que dá ao fornecimento de água, luz, saneamento, e etc. É isso que deveria ocorrer aqui em São Paulo e em outras cidades brasileiras.

Nossa cidade é imensa, e muito pouca gente, independente da classe socio-econômica, tem consciência da importância de se tratar o lixo não como algo a ser eliminado, mas sim, como algo a ser cuidado, separado, encaminhado para os locais corretos, e RECICLADO !!!!!

Esse assunto me incomoda muito.......ver gente jogando bituca de cigarro no chão, pensar que milhares de pessoas despejam óleo na tubulação da cozinha...imaginar milhares de garrafas PET sendo comercializadas e quase ninguém se incomodando aonde elas vão parar.

Já passou da hora do nosso país, dos nossos cidadãos e do nosso governo darem mais atenção a esse assunto extremamente inportante. Por isso resolvi postar, para mostrar que há soluções viáveis, caras sim, mas a curto prazo, pq daqui a pouco caro vai ser sair de casa e ter que desviar do lixo no caminho, caro já é, olhar para os dois mais importantes rios da nossa cidade mortos, sem vida.

Cliquem no link e vejam que fantástico: http://www.cidadespossiveis.com/post/606689809/a-ideia-de-um-sistema-subterraneo-de-coleta-de

Enquanto não temos isso acho que vale a iniciativa de cada um de nós de separar o lixo em casa e destinar os recicláveis a locais  confiáveis. Eu faço isso semanalmente, e levo ao Pão de Açucar, que merece nossa admiração pela iniciativa de fornecer esse serviço à população !!!!




UM ABRAÇO A TODOS

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário