Na realidade essa prática é antiga, as mães africanas já usavam e na Europa é comum de se ver. Essa faixa que fica envolvida ao redor da mãe ou do pai para que o bebê fique aconchegante no colo é chamada de “SLING”, e já existe um verbo para nomear essa prática: slingar !!!
Há vantagens físicas de carregar o bebê no Sling:
• Ele imita a posição natural dos braços maternos ao carregar o bebê. Ele segue a linha natural da coluna do bebê e não a pressiona diretamente em nenhum ponto.
• Transportar o bebê dessa maneira, e melhor ainda, na posição vertical, previne regurgitação e reduz a formação das cólicas, favorecendo a digestão.
O Sling não é usado só para bebês de colo, também pode ser usado quando a criança começa a sentar, auxiliando o novo movimento.
O sling promove o contato entre a criança e o carregador:
A criança transportada no sling sente os movimentos e o calor da pessoa que a leva. Ela participa o tempo todo, ouvindo sons e conversas, sentindo os movimentos, a respiração e os batimentos cardíacos. Esses estímulos proporcionam segurança, já que remetem ao período intra-uterino.
Essas sensações colaboram para o desenvolvimento de crianças mais calmas, tranqüilas e auto-confiantes. As mães que usam contam que as crianças dormem melhor.
O balanço promovido pelo transporte no sling é um estímulo muito rico para o equilíbrio e para as sensações que participam do desenvolvimento psicomotor.
Portanto, diferente do que a maioria das pessoas pensa, colo demais não é demais!!!! Quanto mais contato, mais carinho e participação, melhor será o desenvolvimento da criança. Crianças amadas serão crianças com elevada auto-estima e com certeza adultos bem resolvidos.
Para mais informações alguns links interessantes:
www.babyslings.com.br
http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=1165
Juliana Schulze Burti
Ju, usei com a Sofi e foi otimo! So que agora ela ja tem mais de 10kg e acaba com a minha coluna... Bj
ResponderExcluir