quinta-feira, 5 de novembro de 2009

COMO TRATAR O AVC PRECOCEMENTE


ESSE TEXTO FOI TIRADO DO BLOG DO LUIS FERNANDO CORREIA, QUE FALA NA RÁDIO CBN SOBRE SAÚDE. É MUITO IMPORTANTE, POIS TRATA DO TRATAMENTO PRECOCE DO AVC, MAIS CONHECIDO COMO DERRAME..........VALE A PENA PRESTAR ATENÇAO, PRINCIPALMENTE NOS TÓPICOS QUE TRATAM DE COMO RECONHECER QUANDO UM INDIVÍDUO ESTÁ TENDO OS SINTOMAS DO AVC.

O cérebro humano quando atingido por um acidente vascular pode ser salvo se receber tratamento adequado e a tempo. Os acidentes vasculares cerebrais são causados quando uma artéria se rompe, sangrando dentro do cérebro ou quando fica obstruída por um coágulo, impedindo o sangue de alimentar as células.
Existe um tratamento para desobstruir as artérias: trata-se da injeção de uma substancia capaz de dissolver esses coágulos. O ativador tissular do plasminogênio, chamado de rTPA, atua sobre o coagulo e pode restaurar o fluxo natural de sangue.
Infelizmente, poucos pacientes recebem esse tratamento.
Mesmo nos Estados Unidos, segundo um trabalho realizado pela Cleveland Clinic de Ohio, somente 2 % das vítimas de Acidentes vasculares cerebrais recebem o tratamento com o rTPA.
No Brasil mesmo nas grandes capitais poucos hospitais conseguiram se organizar para receber os pacientes e conseguir iniciar o tratamento de pronto.
A principal causa para essa pequena utilização está no fato de que o tratamento só é efetivo se for administrado nas primeiras três horas após o início dos sintomas.
Além dessa razão existem contra-indicações ao método que devem ser respeitadas pela equipe que está atendendo à vítima do derrame (como é chamado o acidente vascular cerebral pela população).
Um paciente tratado a tempo pode ficar sem déficits neurológicos ou ter as conseqüências do acidente vascular bastante diminuídas.
Duas frentes de trabalho se apresentam: A população deve conhecer os sintomas de um acidente vascular cerebral e saber que o tempo é crucial para o desfecho dessa situação.
Por outro lado as estruturas de saúde devem estar preparadas e equipadas do ponto de vista tecnológico e de pessoal especializado para prestar o atendimento imediato que essa emergência médica demanda.

Quais são os sinais que devem ser observados?

- Perda súbita da força ou dos movimentos em um dos membros ou face, geralmente atingindo um dos lados do corpo.
- Perda da visão de um dos olhos de forma súbita.
- Dificuldade de equilíbrio do corpo para caminhar ou mesmo se manter de pé.
- Dor de cabeça súbita e muito intensa inesperada.

Uma observação importante: todos esses sinais podem ocorrer de forma fugaz com recuperação espontânea, mas mesmo assim a avaliação especializada é indispensável.


UM ABRAÇO A TODOS E DIVULGUEM ESSAS INFORMAÇÕES!!!


ABRAÇOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário