quinta-feira, 15 de abril de 2010

CARTILHA PARA GESTANTES


Pessoal,
não podia deixar de compartilhar com vocês essa informação tão valiosa.
Recebi um e-mail do pessoal do programa Bem-Vindo, do qual sou colaboradora, e que faz um trabalho muito bonito a respeito de orientações sobre pré-natal.
Na mesma linha, uma enfermeira do Hospital Universitário da USP desenvolveu uma cartilha para informar gestantes sobre vários aspectos do pré e pós parto. O trabalho é muito bem feito e merece ser divulgado.
Segue abaixo o release para quem tiver interesse em procurar e ler todo o material.
Eu deixo os meus parabéns aos autores desse belo trabalho. Eu sei que não é nada fácil completar uma pesquisa dessas.........


Enfermeira transforma dúvidas em cartilha educativa para futuras mães. Uma pesquisa realizada pela enfermeira obstetra Luciana Magnoni Reberte, da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), com oito gestantes e quatro acompanhantes em atendimento no Hospital Universitário da USP (HU-USP) serviu de base para a elaboração da cartilha educativa Celebrando a Vida. Essa cartilha venceu a oitava edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde. O material selecionado durante o estudo revela que as gestantes chegam ao parto com dúvidas e, muitas vezes, inseguras em relação ao corpo, à saúde do bebê, à amamentação, às etapas da gestação, ao trabalho de parto, o nascimento, ao período após o parto, entre outros. Esses dados foram obtidos por meio de encontros semanais, no Ambulatório do HU, num total de nove sessões. O principal objetivo era promover o bem-estar das gestantes e seus acompanhantes por meio de atividade educativa em grupo. Segundo Luciana, no decorrer das atividades surgiram diversos questionamentos. “Percebemos que as mulheres recebem pouca orientação sobre as mudanças que vão ocorrer em suas vidas. Essas dúvidas me estimularam a escrever a cartilha. Nem todas as gestantes têm acesso à informação e possuem alta escolaridade. E mesmo aquelas que têm esse perfil possuem muitas dúvidas. Daí a importância de se fornecer um material com conteúdo explicativo e gratuito”, esclarece a enfermeira. A pesquisa fez parte da dissertação de mestrado elaborada por Luciana Magnoni Reberte, com orientação da professora Luiza Akiko Komura Hoga, da EE-USP. O estudo foi patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cartilha pode ser acessada gratuitamente no site http://www.teses.usp.br.

Boa Leitura!!!!
Abs
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário