segunda-feira, 5 de março de 2012

Crianças Estressadas

Continuando na linha sobre os prazeres, dificuldades e sobre a REALIDADE da maternidade resolvi falar um pouquinho hoje sobre um assunto que sempre me incomodou, contra o qual eu sempre lutei e que a cada dia percebo que está mais comum: O excesso de atividades das crianças de hoje em dia.

Recebi um texto muito interessante via Facebook, que falava justamente disso e tive vontade de escrever, com minhas palavras sobre o que eu acho disso....tenho certeza que muitas pessoas concordam comigo, como também tenho certeza que a maioria discorda rsrsrrssr mas como sempre, o que vale é o debate e a busca pela reflexão.

Para começar vamos montar um cenário realístico sobre algumas das exigências básicas para uma criança de hoje. Vejam o que elas PRECISAM saber, senão estarão, coitadinhas, condenadas a serem excluídas desse mundo maravilhosamente competitivo e enlouquecedor:

- falar inglês e português logo no jardim da infância. Tão logo seja possível o ideal seria matriculá-la numa escola de Mandarim, afinal a China está dominando o Mundo e seu filho não pode ficar para trás, senão o vizinho ou o coleguinha de sala chega primeiro......;
- nadar os 4 estilos perfeitamente, pois somente ser capaz de nadar bem e não se afogar não é nenhum pouco suficiente;
- se for menino precisa também fazer, futebol, judô, tênis, pois são esportes fundamentais, já que fazem com que ele aprenda a se defender, trabalhar em equipe, além de já desde cedo incentivar a competição;
- se for menina TEM que fazer balé, ginástica olímpica ou outra atividade mais graciosa, senão as amiguinhas que fazem vão deixar sua filha para escanteio. E olha que as meninas tem o dom de fazer panelinhas e eliminar as que não se enquadram com uma facilidade incrível, então é melhor fazer com que sua filha entre no padrão para evitar constrangimentos;
- não esqueça de matricular seu filho no Kumon, na robótica, nos cursos preparatórios para as Olimpíadas de matemática, pois isso fará com que ele tenha um raciocínio rápido, deixando-o apto a entrar nas melhores faculdades.
- Se sobrar um tempinho, pelo menos uma vez por semana ainda dá para aprender guitarra, piano ou violão, afinal a música desenvolve o cérebro

Somando a todas essas atividades o período em que a criança fica na escola, não sobra muito tempo para conversar, brincar e não fazer nada, não é? Mas para que deixar tempo livre? Cabeça vazia oficina do Diabo, não é??

CLARO QUE NÃO !!!!!! Onde fica o prazer, a alegria de poder brincar, a alegria de viver um pouco no Mundo do Faz de Conta, que só uma criança é capaz de viver?
Estamos tornando nossas crianças uns robozinhos, umas máquinas que estão sendo preparadas para enfrentar um Mundo Competitivo e Cruel. É isso que você quer para o seu filho?

Pense bem quantas vezes por semana você consegue buscar seu filho na escola, para ver a carinha dele saindo da sala, para ver se ele está feliz, para conversar um pouquinho com ele? Eu sei que muitas vezes isso é difícil porque temos que trabalhar para dar tudo que ele precisa. Não é fácil.

Mas será que tudo que ele precisa vem do seu esforço no trabalho? Vem do quanto você consegue ganhar para pagar a melhor escola e os melhores cursos? A atenção, o diálogo, o bate-papo descontraído, as risadas, isso tudo vale MUITO e é de graça, veja só!!!!
Não é a escola que vai formar seu filho, é você!!! A melhor escola do mundo vai dar muita informação para o seu filho, mas a Educação, os valores, quem vai dar é você!!!! E a melhor escola do mundo para o meu filho, pode ser a pior do mundo para o seu, pois não existe receita de bolo, cada criança é única e isso precisa ser levado em conta quando se faz uma agenda de atividades para ela.

As crianças tem uma capacidade enorme de aprendizado e isso deve ser estimulado sim. Não estou querendo dizer que a criança deva ficar o tempo inteiro brincando, nem que você precise estar o tempo todo à disposição dela. É preciso bom-senso. Nem tanta brincadeira nem tanta atividade formal. Faça um equilíbrio e tente achar uma maneira, dentro das suas possibilidades, para interagir com seu filho. Se você não pode buscá-lo na escola todo dia, não tem problema, tente levá-lo de manhã, ou marque um dia da semana para buscá-lo e depois saiam juntos para almoçar, para bater papo.  Senão tente participar de alguma atividade num clube, vão juntos assistir cinema, futebol, enfim, qualquer momento de descontração e cumplicidade........

Procure prestar atenção quais atividades são realmente essenciais para o seu filho, quais ele tem mais habilidade, quais ele faz com prazer. Converse com ele e não espere para ele o que VOCÊ acha que é o melhor. O melhor é criar seu filho com segurança, confiança e amor, pois com esses 3 ingredientes ele conseguirá construir um futuro brilhante, seja como primeiro colocado da melhor faculdade (se ele quiser) ou como mais um numa faculdade mais ou menos, mas com VONTADE, com alegria, com Naturalidade, pois na verdade é isso que importa.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário