quinta-feira, 15 de março de 2012

DIETA INFLUENCIA A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Pessoal,
vejam que interessante essa pesquisa publicada no American  Journal of  Epidemiology, relacionando dieta e incontinência urinária. Perder peso traz muitos benefícios para quem está sobrepeso ou obeso, até quando o assunto é incontinência urinária. Quem trabalha nessa área sabe que a obesidade é um dos maiores fatores de risco para que mulheres percam urina, principalmente quando fazem esforços, como tosse, espirro e atividade física, o que chamamos de incontinência urinária de esforço. Se vc perde urina assim e está gordinha, leia a pesquisa abaixo e comece sua dieta já!!!!



O artigo mostrou que a perda de peso, que envolve  modificação da dieta, melhora a incontinência urinária (IU) em mulheres. Infelizmente  pouco se sabe sobre a correlação entre alimentos e IU, mas os autores tentaram correlacionar os tipos de nutrientes com a presença de perda de urina.  

Os autores examinaram a ingestão total de energia,  de carboidratos, proteínas e gorduras  em uma amostra de 2.060 mulheres na área de Boston, através da base de dados populacional feita por um inquérito comunitário de Saúde entre 2002 e 2005. Os dados foram coletados através de entrevistas face a face nos domicílios, onde foram aplicados questionários de frequência alimentar. Foi feita análise estatística para correlacionar a presença de IU moderada a grave com os hábitos alimentares; 597 mulheres apresentavam perda de urina.  

Aquelas que apresentavam maior ingestão total de energia  tinham associação com IU, e além disso, nessas mulheres, a IU tinha maior gravidade. Não foram observadas associações com a ingestão de carboidratos, proteínas ou gorduras totais e IU.  
No entanto, a relação entre a ingestão de gordura saturada foi positivamente associada com IU.  Os resultados sugerem que mudanças na dieta, particularmente em relação a diminuição na ingestão de gordura saturada e na diminuição do total de calorias diárias poderia explicar alguns dos benefícios que a  perda de peso pode trazer para mulheres com IU.

Fonte: Am J Epidemiol. 2010 15 de maio; 171 (10) :1116-25. Epub 2010 Apr 25.
Macronutrientes na dieta e ingestão de energia e incontinência urinária em mulheres.
Maserejian NN, Giovannucci EL, McVary KT, McGrother C, McKinlay JB.



Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário