quarta-feira, 18 de maio de 2011

SACOLAS PLÁSTICAS - CHEGA!!!

Pessoal,
td bem com vocês?
Hoje decidi falar um pouco de um assunto que está super em alta!!! A proibição das sacolas plásticas nos supermercados. Acabei de assistir ao jornal e ouvi também no rádio quando estava no trânsito, várias pessoas criticando essa medida. A alegação delas era de que não teriam mais sacolinhas para colocar no lixo da cozinha e do banheiro e também que as pessoas que não tem carro, que fazem comprar a pé e usam condução não teriam como levar as compras para casa, já que caixas de papelão são muito volumosas.


Vou falar aqui sinceramente: SOU TOTALMENTE A FAVOR DA PROIBIÇÃO !!!! As pessoas são muito egoístas e só pensam no próprio umbigo. Existem alternativas para o saco de lixo e também para carregar as compras. Eu mesma, carrego 3 sacolas no meu carro sempre, e há mais de 2 anos as uso para fazer compras, não necessitando assim das sacolas plásticas. Se eu quiser usar no lixo da cozinha, por exemplo, uso aquelas em que vem as verduras a granel, que continuarão liberadas, inclusive.
Para quem não tem carro existem sacolas dobráveis, de nylon, que ficam pequenininhas e podem ser levadas na bolsa e quando desdobradas viram sacola, para carregar (muito mais resistentes que as de plástico do supermercado diga-se de passagem!!!!).
Outra alternativa para os reclamões que adoram falar que são vítimas de preconceito: o velho e bom carrinho de feira que nossas avós usavam. Até para a coluna eles são melhores :) Tem os antigos e até uns mais modernosos e fashion conforme as fotos abaixo:














Vasculhei na internet e encontrei uma solução para colocar no lixo. São sacolas feitas com jornal !!! vejam abaixo que legal:




Confira o passo a passo:
saco-passos.jpg
1. Faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca, e assim terá um quadrado;
2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo;
3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda;
4. Vire a dobradura e, novamente, dobre a ponta da direita até a lateral esquerda;
5. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro;
6. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação;
7. Abra a parte de cima e você verá o saquinho pronto!
8. Agora é só encaixar dentro do seu cesto de lixo e abandonar de vez o saco plástico.

Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br





Portanto galera, não tem desculpa e chega de Blá, blá, blá !!! Já estamos atrasados em relação ao resto do mundo. Na Europa o uso de sacolas retornáveis já existe faz muuuuito tempo. Vamos acordar, deixar de ser egoistas e pensar um pouquinho no nosso Planeta!!!! Ele nos dá tanta coisa, e o que devolvemos é só destruição e descaso....precisamos mudar, e URGENTE :)

um "Eco abraço"

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário