quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Postura de yoga para fazer na gestação

Olá pessoal,
conforme prometido vou começar a publicar alguns exercícios para fazer no primeiro trimestre da gestação (se o obstetra tiver liberado e não houverem contra-indicações !!!). Eu estou no início do segundo trimestre, e esses exercícios são para essa fase também.



Fiz alguns vídeos e vou postando aos poucos, todos de exercícios.

Quando assisti os vídeos pude notar aquelas mudanças corporais típicas: meu quadril que já é largo está mais largo ainda (aff....). Essa foi a mudança mais notável e que me incomoda mais, pq a barriguinha ainda não é tão evidente e dá a impressão que estou exagerando no choppinho rsrsrs. Outra mudança é o aumento das mamas..... incrível como ficam maiores, as mamas e as aréolas e essa é a alteração que acontece primeiro, mesmo no comecinho da gestação...... naqueles dias quando ainda não descobrimos a gravidez muitas vezes elas já sinalizam que algo está diferente com o corpo. Mas acho importante ressaltar que as mudanças podem incomodar, mas não devemos nos preocupar tanto com isso, já que a saúde tanto nossa como do bebê devem ser nosso foco. O corpo vai mudar, vamos engordar, mas vai valer a pena....e se não for exageradamente, tudo volta ao seu devido lugar daqui a alguns meses, não é mesmo?????

Para que o corpo "alargue" abrindo espaço para o crescimento do bebê liberamos um hormônio chamado relaxina, que como o próprio nome diz deixa as articulações mais flexíveis, prontas para sofrerem as modificações que o corpo precisará. Corpo mais flexível também é mais instável e suscetível a lesões, por isso na gravidez é preciso cautela na hora de fazer exercícios. Fazer lentamente, prestando atenção na postura é fundamental.

A pedidos, nesse primeiro post de exercícios vou colocar um vídeo de um exercício de Yoga que eu adoro fazer. É o exercício do guerreiro: trabalha concentração, equilíbrio, postura, pernas e tronco e segundo a filosofia yoguini é uma postura de coragem e atitude. É muito completa. No vídeo abaixo fiz uma sequência incompleta, mais simples, mais segura para as gestantes....mas o video foi feito de forma rápida. Vocês podem ficar mais tempo em cada etapa da sequência. Eu costumo permanecer umas 5 respirações lentas e completas em cada fase, prestando bastante atenção aos músculos que estão sendo trabalhados, reforçando o controle postural, a respiração e a estabilidade do corpo. Vejam abaixo:









Um abraço e até amanhã com mais novidades.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário