terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DIA 15 - TREINAMENTO FUNCIONAL


Bom dia pessoal!!!
Para hoje vou postar sobre TREINAMENTO FUNCIONAL. Com certeza vcs já ouviram falar, está na moda. Como toda modalidade tem seus prós e contras. Selecionei um artigo muito bom sobre o assunto que o prof. Davi Cáceres escreveu para o site www.mulhersaudavel.com.br. Fala de uma maneira interessante sobre o assunto. Vejam abaixo:

   

Treinamento Funcional
O que é isso?

    O que vem a tua mente quando você ouve as seguintes palavras - treinamento e funcional? Por treinamento talvez venha a tua mente a prática disciplinada de alguma atividade que visa o aperfeiçoamento de área específica, que pode ser física, intelectual ou até mesmo relacional. E funcional? Hum... talvez aqui a dificuldade aumente. Funcional está relacionado à função, e esta por sua vez, refere-se a execução de uma determinada tarefa para o qual algo foi criado. Por exemplo: qual a função básica de uma faca? Cortar é sua função básica. Então, como sei se uma faca é funcional? Se ela cumpre a sua tarefa com máxima eficiência, ou seja, cortar um pão, uma carne, um legume com o mínimo de força, sem deteriorar o alimento, nem mesmo estragar o utensílio. Pense em uma faca plástica cortando um pedaço de carne. Pensou? Cumpre a sua função, mas não é funcional. 


    Esse conceito de funcionalidade foi incorporado pelo treinamento desportivo e ao longo dos anos educadores físicos tem se desdobrado para trazer o treinamento físico mais próximo a realidade da modalidade do aluno/atleta. A idéia básica por trás desta metodologia é "treinar movimentos e não músculos" como diz Michael Boyle um dos maiores propagadores deste tipo de treinamento.

    Nesta visão a função do músculo é gerar movimento. Então o educador físico deve desenvolver um treinamento que aprimore a geração de força, velocidade, potência, flexibilidade, estabilidade, por exemplo, durante o movimento esportivo. Essa metodologia tira o indivíduo de dentro da sala de musculação, onde segundo os defensores do treinamento funcional se treina o músculo, e coloca o indivíduo em um ambiente com múltiplas possibilidades de exercícios.

    O treinamento funcional se desenvolve em cima de pelo menos três princípios fundamentais:
  
    1.    Aprender os exercícios básicos;
    2.    Iniciar os exercícios apenas com o peso corporal;
    3.    Progredir do simples para o complexo.

    Vamos tentar exemplificar esses princípios. Um dos movimentos mais básicos para os membros inferiores que se utiliza no treinamento funcional é o agachamento. O agachamento deve ser realizado da seguinte maneira:

    1.    Em pé, afaste os pés na largura dos ombros;
    2.    Eleve os braços até a altura dos ombros deixando-os paralelos ao solo;
    3.    Desça como se fosse sentar em uma cadeira de tal modo que a coxa fique paralela ao solo;
    4.    Retorne a posição inicial.

    Esse movimento é básico, não precisa de peso extra e é de simples execução. Contudo, pode se aumentar a dificuldade executando com uma perna somente, agachando com duas e subindo com uma, e como sempre ocorre no treinamento funcional, buscando superfícies instáveis para execução dos movimentos como, por exemplo, a cama-elástica, pranchas de instabilidade e outros materiais. A partir de movimentos mais estáticos, estáveis e simples, se busca exercícios mais dinâmicos, instáveis e complexos.

    O educador físico que utiliza o treinamento funcional tem em mente o movimento que será executado pelo aluno e não necessariamente o músculo. É o caso do tenista que tem grande movimento de rotação do tronco durante um jogo. Se pensarmos como um treinador, que usa a metodologia tradicional faríamos abdominais no solo. Mas o treinador funcional fará movimentos de rotação do tronco em diferentes posturas, com e sem pesos, com e sem estabilidade, de pé e sentado, e assim por diante.

    Por ser algo novo já vemos um grande crescimento deste tipo de metodologia dentro das academias e estúdios de personal. Entretanto, com a divulgação vemos os também os excessos. Se você nunca realizou um treino funcional, vale a pena tentar, seus benefícios são muitos. Mas, no próximo artigo, falarei de alguns riscos do treinamento funcional e de que maneira podemos fazer uma boa utilização dos métodos tradicional e funcional. A você uma BOA PRÁTICA!

 
PROF. DAVÍ F. M. CÁCERES
EDUCADOR FÍSICO /PERSONAL TRAINER (CREF: 041916-G/SP)
ESPECIALISTA EM CONDICIONAMENTO FÍSICO E REABILITAÇÃO CARDÍACA - INCOR HCFMUSP
davifmc@osite.com.br
 
 
É isso aí...até amanhã pessoal !!!
abs
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário